Bebê com 1 Mês

O bebê com 1 mês é um bebê ainda bastante novo, e que ainda viveu apenas os primeiros 30 dias de vida.

Nesta idade, o bebé ainda não está consciente da maioria das coisas, mas no entanto já consegue ter algumas reacções a estímulos, quer positivos, quer negativos.

Nesta idade o bebé já consegue expressar o seu desconforto por meio do choro, e já é capaz de brincar e pegar em alguns objectos.

Peso do bebê com 1 mês

Com um mês de vida, o peso dos bebés ronda geralmente os seguintes valores:

  • Meninas (média): 4.050 g, 54 cm de altura e 36 cm de perímetro cefálico;
  • Meninos (média): 4.250 g, 55 cm de altura e 37 cm de perímetro cefálico.

A partir destas idades, os bebés engordam geralmente entre 600 e 750 g por mês.

Sono do bebê com 1 mês

Com 1 mês de vida, os bebés tendem a dormir muito tempo durante o dia. Nestas alturas, o bebé passa a maior parte do dia a dormir. É natural no entanto que o sono nestas alturas possa não ser estável, acordando o bebé a meio da noite com algum tipo de desconforto, como fome, por exemplo.

Alimentação do bebê com 1 mês

Com um mês de vida, o bebé deve alimentar-se única e exclusivamente de leite materno, sendo a sua alimentação exclusivamente baseada neste leite. Este leite recomenda-se devido aos benefícios que tem para o bebé, tanto ao nível de nutrição, como ao nível de protecção contra doenças e contra infecções.

Existem alguns casos em que se pode considerar a toma de leite em pó para o bebé, nomeadamente nos casos em que a mãe tenha alguma dificuldade em dar de mamar, por algum motivo. Contudo, este leite em pó deverá sempre ser prescrito pelo médico pediatra.

As fezes do bebé nesta idade tendem a ser de cor amarelada ou acastanhada, e pastosas. As cólicas são um problema frequente nesta idade devido à amamentação, onde o bebé pode engolir ar. Para além disso, o seu sistema digestivo não está ainda totalmente desenvolvido, o que poderá também dar origem a estas referidas cólicas.

Desenvolvimento do bebê com 1 mês

Com um mês de vida, o bebé já consegue tentar levantar a sua cabeça quando se encontra deitado, de barriga para baixo.

Existem alguns objectos que podem servir como estímulo, como por exemplo objectos com luzes ou com brilho. No entanto, nestas idades o bebé valoriza mais estímulos que venham do contacto com outras pessoas ou outros bebés do que propriamente com objectos. Na verdade, mesmo quando toca em objectos, o bebé tende a largá-los pouco tempo depois.

O bebé tende a fixar os olhos nas pessoas, nomeadamente na mãe, como um sinal de ligação. Poderá já existir a emissão de pequenos sons, embora palavras ainda não.

Nesta altura o bebé já conhece bem a sua mãe, e nomeadamente a sua voz, o seu cheiro, e a sua presença.

O bebé já consegue, com 1 mês de vida, agarrar o dedo da mãe, por exemplo. Já consegue igualmente rodar e movimentar a sua cabeça, bem como abrir a boca como resposta a estímulos que lhe sejam feitos na zona do rosto.

Brincadeira para o bebê com 1 mês

Os bebés com um mês de vida conseguem já brincar e responder a alguns estímulos que são feitos com o objectivo de brincar.

Dançar com o bebé, por exemplo, ao som de músicas de tons suaves, é algo que provoca uma reacção positiva na criança.

Cantar músicas, e fazer tudo o que sejam estímulos relacionados com a audição, são também outro tipo de brincadeiras que poderão ter um efeito positivo e suficientemente estimulante.

O bebé, nesta idade, já poderá sair de casa. No entanto, recomenda-se de todo que sejam evitadas as horas de maior calor e de maior exposição solar nestas saídas de casa. Idealmente, o bebé deverá ser levado à rua durante a parte a manhã. Devem evitar-se locais onde hajam demasiadas pessoas ou confusão, pois isso poderá baralhar o bebé e deixá-lo irrequieto e agitado.

As idas à praia serão também possíveis, mas deve ter-se o cuidado de se fazer isso apenas na parte da manhã, e o bebé deverá estar sempre vestido e com protector solar e chapéu na cabeça.

Viagens de carro são também já possíveis nestas idades, mas no entanto não devem ser viagens demasiado prolongadas e de todo não superiores a 3 horas de duração.

Nunca se deve deixar o bebé sozinho ainda, e nas viagens deverão ser feitas ocasionalmente algumas paragens para o bebé poder descansar eventualmente.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:53 horas por: Diogo