Bebê com 9 Meses

Um bebê com 9 meses de idade é um bebê com algum desenvolvimento já significativo, estando já capacitado de muita coisa que nos meses anteriores um bebê não está.

Nomeadamente, o bebê já deverá por esta altura ser praticamente capaz de andar. Para além disso, consegue já entender aquilo que os pais lhe dizem com alguma clareza, sendo capaz de cumprir e respeitar o que lhe é pedido.

A memória continua a desenvolver-se ainda mais, esta que começa geralmente a desenvolver-se pelos 8 meses de idade.

Quanto à alimentação, por esta altura o beb~e poderá já conseguir fazer algumas refeições sozinho e sem ajuda de ninguém para comer.

Peso do bebê com 9 meses

Com 9 meses de idade, geralmente o peso de um bebê fica a rondar os seguintes valores:

  • Meninas (média): 8.650 g, 68 cm de altura, 44 cm de perímetro cefálico;
  • Meninos (média): 8.900 g, 69 cm de altura, 45 cm de perímetro cefálico.

Nesta altura da vida, os bebés tendem a engordar cerca de 450 g por cada mês de vida.

Alimentação do bebê com 9 meses

Aos nove meses de idade, indicam-se as seguintes recomendações ao nível da alimentação do bebê:

  • O bebê deverá fazer cerca de 5 ou 6 refeições por dia;
  • O biberão deverá começar a ser retirado ao bebé por esta altura, para que ele possa comer sozinho utilizando talheres e copos;
  • Devemos dar ao bebé peixe, de preferência peixe fresco, pelo menos uma vez a cada semana, porque o peixe tem muitas propriedades que são muito boas para o desenvolvimento do bebé e para o seu crescimento;
  • Abacate é uma fruta a considerar introduzir nas refeições, por ser extremamente nutritiva;
  • Deverá procurar servir os alimentos ao bebé separados, sem estarem todos no mesmo prato. Assim o bebé será capaz, de forma mais fácil, de identificar os diferentes alimentos, as suas características, e o sabor que lhes está associado;
  • Deverá evitar o sal, carnes muito gordurosas, fritos, manteiga, bacalhau, e todos os produtos em geral muito ricos em sal e gorduras.

Quanto ao já referido peixe, idealmente deverá ser servidor com legumes ou batata em puré, ou seja pisados ou esmagados com o garfo.

Relativamente a líquidos, o bebê deverá beber água que seja devidamente filtrada, como forma de evitar potenciais contaminações.

A gelatina de fruta, como já aos 8 meses era, continua a ser algo recomendável para ser introduzido nas diferentes refeições do bebê, pois poderá trazer muitos benefícios para a saúde.

Nesta idade é importante que estejamos atentos à falta de apetite do bebê, que muitas vezes pode não ser falta de apetite mas em vez disso dificuldade em comer devido ao crescimento de alguma nova dentição.

O pediatra deverá, no entanto, acompanhar sempre situações em que o bebé demonstre falta de interesse em comer ou coma pouco, pois por vezes podem ser outros problemas que estão a originar essa situação.

Sono do bebê com 9 meses

Aos nove meses de idade o bebé tem um sono já mais sossegado do que em idades mais precoces, dormindo geralmente cerca de 10 a 12 horas em cada dia, que podem ser feitas todas seguidas ou idealmente em duas sestas diferentes e separadas.

É importante que uma das sestas do bebé seja feita de dia, sob pena de à noite o bebé revelar mais dificuldades em conseguir dormir de forma adequada.

Desenvolvimento do bebê com 9 meses

O bebê aos 9 meses de idade tem já desenvolvidas algumas das suas capacidades motoras, pelo menos das mais básicas.

O domínio de objectos através da utilização das duas mãos é já uma realidade, e o bebé consegue já gatinhar no sentido de subir escadas ou atingir objectos.

O bebê será já capaz de apontar para os objectos e para as pessoas, e consegue já bater palmas com alguns dos seus dedos.

A partir desta idade o bebé começa já a ter noção de alguns perigos, e nomeadamente da altura e do barulho.

As relações com os outros estão já muito mais desenvolvidas nesta altura, sendo o bebé já capaz de chamar o pai e a mãe pelo nome, tentando também já andar, piscar os olhos, e imitar a tosse dos outros. Igualmente, o bebé tende a chorar se ouvir outro bebé chorar.

Nesta idade é obrigatório que o bebê já consiga pelo menos gatinhar, sendo que se tal não acontecer devemos procurar um pediatra para avaliar a potencial existência de algum atraso no desenvolvimento do bebé.

A dentição por esta altura é geralmente composta por quatro dentes, dois incisivos centrais inferiores e dois superiores. No entanto, alguns bebés podem já ter os incisivos laterais superiores.

Brincadeira para o bebé de 9 meses

Aos 9 meses de idade o bebê consegue já brincar e divertir-se com muitos objectos, sejam quais forem. Devemos deixar os bebês brincar à vontade com os diferentes objectos com os quais lhes apeteça brincar, salvaguardando no entanto que estes nunca fiquem sozinhos por esta altura.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:53 horas por: Diogo