Bebê Roncar é Normal?

Bebê roncar é normal? Esta é uma das perguntas que eventualmente os pais poderão fazer quando têm bebês pequenos.

Na verdade, a resposta a essa pergunta é que não é normal o bebê roncar. Geralmente, o ronco do bebê é sinal de que se passa algo de errado.

Isto é facilmente justificado porque o roncar surge por causa da passagem do ar pelas vias aéreas estar a ser afectada. Nomeadamente, isso acontece quando as vias aéreas estreitam, e é precisamente esse estreitamento que provoca o ruído do ronco.

Durante períodos de gripe e constipação o roncar do bebê pode ser normal, devido à acumulação de secreções nas vias respiratórias. Nestes casos, a menos que existam complicações de maior o roncar não deverá ser preocupante.

Contudo, podem haver outras causas para o ronco do bebê, e isso pode mesmo significar alguns problemas de saúde.

Nomeadamente, o roncar do bebé pode ser eventualmente provocado por problemas como:

  • Refluxo gastroesofágico;
  • Apneia do sono, que é um problema relacionado com a paragem da respiração enquanto o bebé está a dormir;
  • Rinite alérgica;
  • Aumento do tamanho das amígdalas e das adenóides, que se encontram no interior do nariz;
  • Laringomalácia, que é um problema congénito que existe na laringe, e é especialmente frequente se o bebé roncar desde a altura em que nasceu.

Este roncar do bebé traz ainda outros problemas, como o facto de o bebê gastar mais energia do que aquilo que normalmente deveria gastar, devido a um maior esforço do seu organismo durante o processo de respiração.

Igualmente, poderão surgir alguns problemas ao nível da alimentação. Portanto, um dos sinais poderá ser o bebé apresentar alguma perda de peso ou algum retardo no desenvolvimento do seu sistema nervoso, que se pode notar igualmente pelo surgimento de dificuldades ao nível motor.

O facto de o bebé necessitar de respirar pela boca durante o período do problema faz com que exista um desconforto muito maior do mesmo, podendo mesmo provocar dores na garganta.

Como o ar não é filtrado ao nível nasal, é mais frequente também que surjam infecções na garganta derivadas deste problema.

E mesmo fora as infecções na garganta, a exposição da boca e dos dentes ao ar poderá causar problemas ao nível da dentição e de toda a estrutura óssea da boca.

A longo prazo a dentição pode mesmo ficar bastante desgastada e ser necessário o uso de aparelhos de correcção da dentição.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:54 horas por: Diogo