Beber chá reduz o risco de desenvolver câncer de próstata

Dois chá por dia reduzem o risco de câncer da próstata, diz estudo realizado por investigadores holandeses da Universidade de Maastricht. De acordo com esta investigação, os homens que ingerem diariamente um mínimo de duas xícaras de qualquer chá têm menos riscos de desenvolver futuramente câncer de próstata.

chá de cavalinha

Os resultados pormenorizados do estudo foram divulgados no jornal “Cancer Causes & Control”, uma publicação destinada exatamente a facultar informação relativamente a esta doença.

Para realizar este estudo, os investigadores compararam 892 homens com câncer de próstata com um grupo de controle constituído por 800 homens que apresentavam um bom estado de saúde geral.

A investigação incidiu na dieta e nos hábitos alimentares dos homens pertencentes a ambos os grupos. Uma das conclusões mais relevantes foi exatamente a relação entre o consumo diário de chá e a menor incidência do câncer da próstata. Os homens que consumiam diariamente, pelo menos duas xícaras de chá demonstraram menos 37% de probabilidade de vir a padecer de câncer de próstata, quando comparados com quem não ingere chá.

Adicionalmente, esta investigação determinou que quase todos os participantes do estudo eram consumidores de café e que dessa forma, pode-se concluir que a ingestão de café não produz um impacto relevante na diminuição do risco de desenvolver câncer.

É importante notar que o estudo não determinou as razões que fazem do chá uma boa forma de ajudar a evitar os tumores da próstata. Contudo, a informação recolhida em estudos realizados no passado, parece demonstrar que os polifenois presentes no chá podem ter um papel ativo na proteção dos órgãos e tecidos contra o desenvolvimento de câncer.

Que tipos de chá tomar

Este estudo não especificou quais são os melhores chás para evitar o desenvolvimento de tumores. A informação mais importante que podemos recolher do estudo, é a frequência do consumo. Para tirar partido dos benefícios terapêuticos do chá, no combate ao câncer da próstata, deve tomar pelo menos duas xícaras por dia.

É verdade que os chá sabem melhor quando a temperatura arrefece, mas quando fazemos da ingestão do chá um hábito frequente, o seu consumo passa a ser agradável durante todo o ano.

Para aproveitar as vantagens que o consumo do chá oferece, também é importante saber preparar um chá da forma certa. Ao preparar um chá, o fogo deve ser desligado quando a água começar a ferver. Depois é só acrescer a dose certa do chá selecionado (depende da quantidade de água e do tipo de chá), abafar durante cinco minutos e coar.

Continua « Suco para o cancro da próstata – Tratamento e prevenção

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *