Beira Litoral

Primeiramente denominada Beira-Mar, na segunda metade do século passado esta região, situada na parte mais central do país, passou a adoptar o nome de Beira Litoral e a sua capital é hoje a cidade de Coimbra. Ocupa uma área de 7.598,48 quilómetros quadrados, de aspecto triangular, e estende-se desde a Barrinha de Esmoriz até ao rio Li, prolongando-se um pouco no interior e para Sul até à serra de Aire Tem como principais vias fluviais os rios Vouga, Mondegoe Lis, e reúne um conjunto harmonioso de características geológicas, orográficas e climatéricas propícias à agricultura.

É também uma zona de grande actividade comercial, tendo como principais atracções o delicioso leitão da Bairrada, acompanhado pelo famoso vinho do mesmo nome. O povoamento da Beira Litoral data da Pré-História e por aqui passaram, entre outros povos, os Romanos, os Visigodos e os Muçulmanos, que nos deixaram inúmeros vestígios de rara beleza.

A cidade de Coimbra desempenhou um importante papel na Reconquista Cristã, sendo durante algum tempo a capital do país. Por outro lado, era de Leiriaque saía a madeira para as caravelas e naus da gesta dos Descobrimentos. Estas duas cidades foram, de facto, os centros onde mais se desenvolveu a cultura e onde as artes medievais portuguesas levaram um verdadeiro impulso, vindo a criar-se em Coimbra a primeira e mais famosa Universidade do país.

Artesanato

A cerâmica constitui uma das formas de artesanato com maior expressão na província da Beira Litoral. É muito conhecida a Sociedade de Cerâmica Antiga de Coimbra, que se mantém, ainda hoje, em laboração, fabricando variados tipos de cerâmica, entre os quais se destacam pratos, tigelas, xícaras e travessas. Mas, como não poderia deixar de ser, é imprescindível referir a porcelana da Vista Alegre, famosa pela sua superior qualidade e beleza, de cunho vincadamente decorativo, mas também com algum carácter utilitário.

O fabrico dos vidros da Marinha Grande, por seu lado, continua ainda a dominar o artesanato do distrito de Leiria, apesar de ser já uma actividade bastante difícil de sustentar.

A tecelagem manual de Almalaguês (Almalaguês / Coimbra), incidindo sobre tapetes e mantas tradicionais, e as rendas de bilros são também trabalhos muito conceituados nesta região.

Tal como no resto do país, o trabalho em cestaria constitui, aqui, um tipo de artesanato bastante comum, com predominância para matérias-primas como o esparto, o junco, o bunho e o vime. Destaque ainda para as miniaturasem madeira, cerâmica ou pano, de barcos moliceiros da pesca à Xávega, que navegam a ria de Aveiro, de carros de vacas ou de casas gandarescas.

Arquitectura Tradicional

Casa Beira Litoral

A Beira Litoral é essencialmente caracterizada pelas casas de xisto com telhados de lousa. De planta rectangular, esta casa possui três andares, com a pedra geralmente à vista e sem cimento. As paredes são feitas em duas camadas: a de fora mais grossa e a de dentro mais fina, havendo entre as duas uma película de terra e cascalho.

Registem-se os blocos rudes com portas e janelas, por vezes caiadas de branco, e uma varanda ou patamar coberto que serve de aposento nas noites quentes de Verão.

Piódão por exemplo, aldeia de xisto considerada Imóvel de Interesse Público, é um exemplar típico deste tipo de arquitectura popular. Aqui, as casas são de três andares, com divisões de madeira de castanho, trabalhado manualmente.

Apenas o andar mais alto da habitação é dividido. O 1º andar é para os animais, por forma a aquecer o andar de cima, onde fica a família, e o rés-do-chão é amplo e serve para arrumar os cereais. As cozinhas são de lareira funda, com um estrado de madeira que serve de banco para toda a família.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:39 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)