Dieta Vegetariana: Será uma Boa Escolha? Conheça 5 Benefícios Extraordinários - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Dieta Vegetariana: Será uma Boa Escolha? Conheça 5 Benefícios Extraordinários

Existem diferentes motivos para seguir uma dieta vegetariana, desde considerações filosóficas até escolhas mais conscientes de alimentação e saúde, no entanto, é importante observar alguns fatores sobre esse regime alimentar antes de adotá-lo.

Benefícios Da Dieta Vegetariana

O que é a dieta vegetariana?

Fundamentalmente se define por ser uma dieta baseada no consumo de vegetais que exclui a carne e o peixe como opção de alimentos, no entanto, o vegetarianismo pode ser abordado de várias maneiras.

Apesar de existirem diferentes níveis, de veganos a flexitarianos, a intenção básica é a mesma – reduzir a dependência alimentar de fontes proteicas que provêm diretamente de animais.

Algumas das formas mais comuns de vegetarianismo incluem o seguinte.

Vegano – Um vegano não consome nenhum produto que seja derivado de animais, incluindo a carne, o peixe, os ovos e os produtos lácteos (derivados do leite), também não usam seda, couro, lã, cera, mel de abelha ou gelatina.

Lacto-ovo-vegetariano – É o modo mais comum de vegetarianismo, os praticantes não consomem carne vermelha ou branca, tampouco peixe, porém, é bem aceito o consumo de produtos lácteos e ovos.

Pescetariano – Esta variação é como a abordagem lacto-ovo-vegetariana que inclui o peixe e derivados na sua dieta, seja por exigirem um aumento de ingestão de proteínas e minerais, ou, porque são moralmente menos contrários ao consumo de pescados e frutos do mar.

Flexitariano – O flexitariano segue uma dieta baseada em vegetais sempre que possível, entretanto, ocasionalmente consome carne, com base na situação social e nas opções de alimentos.

O flexitarianismo não é tecnicamente considerado uma vertente vegetariana, mas é bem próxima.

Benefícios Singulares para a saúde

Os Benefícios Fantásticos Da Dieta Vegan

Rica em fibras alimentares, uma dieta baseada em vegetais oferece inúmeros benefícios para a saúde, podendo prevenir doenças crônicas, aumentar a saúde do coração, reduzir o risco de diabetes, auxiliar na perda de peso, entre outros.

Diabetes

As dietas vegetarianas são muito eficazes na prevenção de diabetes pelo seu consumo reduzido de alimentos gordurosos e a ingestão elevada de fibra alimentar.

Saúde do coração

Seguir uma dieta vegetariana ajuda a reduzir o risco de padecer de colesterol alto, pressão alta e outros fatores ocasionados por doenças cardíacas, dado o consumo de alimentos ricos em antioxidantes e a ausência de colesterol que geralmente definem o regime vegetariano.

Doença crônica

Os antioxidantes presentes nas frutas e vegetais garantem um impulso ao sistema imune e previnem doenças crônicas como o câncer que é causado por estresse oxidativo e radicais livres.

Humor

O consumo reduzido de carne está associado ao aumento dos níveis hormonais bem como uma função neurotransmissora ampliada. Esses benefícios melhoram o humor e os sintomas da depressão.

Perda de peso

Seguir uma alimentação pouco gordurosa e concentrada na ingestão de frutas e vegetais o manterá saciado por mais tempo. O consumo elevado de fibra alimentar derruba as escalas calóricas, ajudando a perder peso.

Níveis de colesterol mais saudáveis

As pesquisas mostram que uma dieta vegetariana específica pode reduzir o colesterol quase tão bem como o tratamento com medicação.

Os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), o colesterol “ruim” que causa a obstrução nas artérias coronárias, reduziram quase 30 por cento nos participantes que seguiram esta dieta, apenas um pouco menos que aqueles que usaram lovastatina ao mesmo tempo que uma dieta normal.

A dieta consistiu em amêndoas, proteínas de soja, alimentos ricos em fibras, como aveia e cevada, e uma margarina especial com esteróis vegetais, encontrada em vegetais verdes e óleos vegetais.

Menor risco de desenvolver câncer

As pesquisas mostram que, em geral, os vegetarianos têm um menor risco de desenvolver muitos tipos de câncer, em comparação com os consumidores de carne. No entanto, o mesmo estudo encontrou uma maior incidência de câncer de cólon entre os vegetarianos.

A dieta vegetariana está também associada a um menor risco de fatores de risco cardiovascular. Alguns estudos mostram que quanto mais carne as pessoas consumirem, maior o risco de diabetes tipo 2.

A comida vegetariana tende a conter menores quantidades de gordura, especialmente em gorduras saturadas, e maiores quantidades de fibra, do que a alimentação à base de animais.

A Academy of Nutrition and Dietetics afirma ainda que uma dieta vegan pode beneficiar pessoas de todas as idades e todas as etapas do ciclo de vida, incluindo gravidez, aleitamento, infância, adolescência, idade adulta mais avançada e até mesmo atletas.

Como se tornar vegetariano?

Ser vegetariano é relativamente simples, no entanto, após uma vida a comer carne, a tentação de retornar aos seus antigos hábitos, pode ser um desafio.

Alguns dos melhores conselhos para os vegetarianos aspirantes, incluem o seguinte:

Eduque-se sobre os impactos prejudiciais da indústria da carne sobre o meio ambiente e sobre a vida de incontáveis animais ao redor do mundo.

Para tornar o processo mais fácil, pesquise os inúmeros benefícios da dieta vegetariana e reúna informações sobre a melhor maneira de realizar a transição alimentar.

Comece lentamente, evitando as carnes vermelhas, antes mesmo de cortar o consumo de peixes e aves. Não existe tempo determinado!

Essa redução gradual dará ao seu estilo de vida e ao seu corpo a oportunidade de ajuste. Dessa forma, o seu intento será mais bem-sucedido.

É essencial garantir a obtenção de proteína suficiente para o seu corpo, esse pode ser o maior desafio dessa mudança alimentar.

Esteja consciente de como a sua dieta precisa mudar para manter-se saudável.

Compartilhe com os amigos e familiares, isso ajudará a manter-se responsável e garantir que eles ofereçam opções vegetarianas quando dividam um jantar, ou escolher um restaurante vegetariano quando saírem juntos.

Riscos da dieta vegan

Existem alguns riscos envolvidos na transição para uma dieta vegetariana, destacando-se a deficiência de nutrientes.

A carne e o peixe fornecem um importante suprimento nutricional, tais como proteínas, minerais e gorduras, por isso, certifique-se de substituí-los na sua alimentação, ou experimentará os riscos que essa dieta oferece.

A vitamina B12 e o cálcio são os dois nutrientes que os vegetarianos, em muitos casos, podem apresentar deficiência, portanto, a suplementação pode ser necessária.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade