Fotos Antes e Depois

Os 14 Melhores Benefícios do Chá de Camomila: Saiba o que Diz a Ciência!

O chá de camomila é uma das variedades mais populares de chá no mercado, e tem muitos benefícios e usos para a saúde, incluindo a sua capacidade de proteger a pele, reduzir os níveis de estresse, ajudar a dormir, aliviar os sintomas menstruais, potenciar o sistema imunológico, tratar problemas gastrointestinais e ajudar na manutenção da saúde na diabetes, entre outros.

Chá De Camomila, Conheça Os Seus Melhores Benefícios Apra A Saúde

O que é o chá de camomila?

Se alguma vez foi comprar ervas para chás, o chá de camomila foi provavelmente uma das primeiras variedades que encontrou.

Derivadas de certos membros da família das plantas Asteraceae, as flores desta planta podem ser secas e preparadas para diferentes remédios e cataplasmas naturais e à base de ervas, assim como para a sua forma mais popular – o chá.

Estas plantas vêm em muitas formas diferentes, pelo que o chá de camomila numa parte do mundo pode não ser exatamente o mesmo noutro lugar, mas os componentes fundamentais das plantas deverão ser bastante semelhantes e proporcionarão efeitos semelhantes.

Estudos descobriram que as variedades Alemã (matricaria recutita) e Romana (Chamaemelum nobile) de camomila tendem a ter as concentrações mais fortes de compostos benéficos e nutrientes que podem ser transmitidos aos que bebem este chá popular de forma regular.

Para além do sabor agradável e da acessibilidade do chá de camomila, este tem sido elogiado ao longo dos tempos pelos seus benefícios para a saúde, em grande parte devido à presença de muitos flavonóides, sesquiterpenos e outros poderosos antioxidantes, que podem ter efeitos significativos sobre o corpo humano.

Embora seja principalmente consumido como uma bebida, o chá também pode ser aplicado de forma tópica, em certos casos, para o alívio de vários problemas de pele.

Devido à natureza poderosa dos compostos e produtos químicos encontrados na camomila, é recomendada precaução para mulheres grávidas ou pessoas com um elevado número de medicamentos prescritos, devido a possíveis interações.

Antes de tornar o chá de camomila numa parte regular do seu regime de saúde, é melhor falar com o seu médico.

Benefícios e usos do chá de camomila na Saúde

A maioria das pessoas beneficia muito com o chá de camomila, de modo que iremos apresentar de forma mais aprofundada alguns dos seus benefícios e usos.

O que Procura?
9 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Cúrcuma (Turmérico, açafrão-da-terra...)

Sabia que beber uma xícara de chá de camomila pode oferecer os mesmos benefícios que tomar uma aspirina ou ibuprofeno? É bem verdade!

Para além disso ela ajuda também a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão, não esquecendo as suas propriedades anti-câncer! Saiba mais…

Cuidados com a pele

Devido à natureza anti-inflamatória e fortemente antioxidante do chá de camomila, este não é exclusivamente usado como bebida.

Pode se aplicar chá de camomila morno ou frio de forma tópica no local de irritações ou problemas de pele, como o eczema.

Estudos mostraram que este tipo de aplicação direta pode potenciar significativamente a cura e diminuir a aparência de manchas e rugas no rosto.

Eliminar o estresse oxidativo e aumentar a resposta imune nestas áreas pode fazer maravilhas à sua pele.

Estimulação do sistema imunitário

Se quer fortalecer o seu sistema imunológico para evitar infecções, o chá de camomila é um grande potenciador deste sistema.

Existe uma certa quantidade de composto fenólico no chá de camomila que está especificamente relacionado com a luta contra infecções bacterianas no organismo.

Estudos mostraram que 5-6 copos deste chá ao longo de duas semanas melhoram significativamente a capacidade do corpo combater infecções.

Alívio do desconforto menstrual

A natureza anti-inflamatória e relaxante do chá de camomila torna-o uma escolha popular para as mulheres que lidam com os sintomas da menstruação.

Isso pode incluir inchaço, cólicas, ansiedade, transpiração excessiva, incapacidade para dormir, mudanças de humor e outros.

O chá de camomila pode afetar diretamente muitos destes sintomas, aliviando a mente e o corpo e reduzindo a inflamação que pode estar a causar alguns desconfortos.

Diminuição do estresse, depressão e ansiedade

Um dos usos mais populares de uma chávena de chá de camomila é como tratamento do estresse e da ansiedade.

Após um longo dia de trabalho, a natureza calorosa e calmante desta bebida pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina e melatonina no seu corpo, o que pode eliminar com sucesso o estresse e a preocupação, enquanto abranda também a mente e elimina os sintomas clássicos da ansiedade.

Uma a duas chávenas de chá de camomila por dia podem ser uma ajuda significativa contra os seus sintomas de estresse crônico.

Um estudo publicado em 2012 descobriu que a toma de um suplemento de camomila diariamente aliviou os sintomas de depressão.

Novamente, a gravidez pode ser um momento de muito stress, mas pode haver um risco aumentado de aborto espontâneo.

O que Procura?
Quinoa: Ajuda a emagrecer, Equilibra o sistema nervoso e Previne a osteoporose

Indução do sono

Da mesma forma que o chá de camomila pode aliviar o estresse e a preocupação, também pode ser um auxiliar geral do sono, particularmente para pessoas que têm problemas relacionados com sono inquieto, não repousante ou rejuvenescedor.

Mesmo aqueles que sofrem de apneia do sono e outros distúrbios podem beneficiar dos efeitos do chá de camomila.

Beber uma chávena quente de chá de camomila sem cafeína pode ajudá-lo a adormecer mais rapidamente e a acordar sentindo-se mais repousado.

Controlo da diabetes

Estudos mostraram que o chá de camomila pode até ser útil em pessoas que sofrem de diabetes.

Ao ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a regular a quantidade de insulina no sangue, os poderosos produtos químicos orgânicos contidos no chá de camomila ajudam a eliminar grandes quedas (hipoglicemia) e picos (hiperglicemia) de açúcar no sangue.

Enquanto diabético, é sempre recomendado que fale com o seu médico antes de prosseguir com novos tratamentos à base de plantas.

Câncer

A planta tem propriedades anti-cancro. A apigenina é um dos principais componentes ativos da erva, a qual mostrou inibir o crescimento de células cancerosas e reduzir o fornecimento de sangue aos tumores cancerosos.

Úlceras Orais

Estudos sugerem que a camomila também pode beneficiar os indivíduo com úlceras bucais causadas pela quimioterapia ou radioterapia.

Melhoria dos problemas do estômago

Se sofre de irritação do estômago, desde distúrbios ligeiros a sintomas de Síndrome do Colón Irritável, então o chá de camomila pode ser uma grande ajuda.

O chá de camomila tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a natureza tortuosa do intestino e permitem a passagem de gás e movimentos intestinais mais suaves.

Uma única chávena de chá de camomila pode fazê-lo sentir-se melhor, mas o uso contínuo deste pode também ajudar a prevenir que outros problemas mais graves se desenvolvam no seu intestino.

Cuidados com o cabelo

Para além de todos estes atributos impressionantes do chá de camomila, muitos utilizadores afirmam que melhora ainda a aparência e a força do cabelo.

Enquanto os componentes anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar qualquer irritação no couro cabeludo, os produtos químicos mais fortes podem fortificar os cabelos, eliminar a caspa e, em geral, dar ao seu cabelo um visual melhor e mais sedoso.

Tratamento de reações alérgicas

Embora a camomila seja um alergénio para algumas pessoas, como aqueles que são alérgicos à ambrosia, margarida ou crisântemo, também pode ajudar a modular a resposta imune aos alérgenos no organismo.

O que Procura?
Dióspiro (Caqui): Quem tem Diabetes pode consumir? Aumenta o Colesterol?

Ao funcionar como anti-histamínico, uma chávena de chá de camomila pode diminuir estas reações alérgicas em todo o corpo, evitando sintomas antes de se tornarem graves.

Emagrece

Desintoxica o corpo: A camomila é conhecida pelas suas qualidades de desintoxicação, que ajudam a livrar o corpo de toxinas, resíduos e excesso de água.

Estas qualidades são cruciais não só para emagrecer, como também para lutar contra o inchaço na região do abdômen e barriga.

Produz sucos gástricos: Beber chá de camomila antes das refeições ajuda a estimular a produção de sucos gástricos. Estes sucos promovem a perda de peso e melhoram a digestão em geral.

Age como um diurético: Esta tisana atua como um diurético, ajudando a expulsar a água, líquidos e resíduos do corpo.

Este benefício resulta numa perda de peso e redução do inchaço imediata.

Inibe o apetite: Este chá poderoso também ajuda a reduzir o apetite, dando uma sensação de saciedade e mantendo a tendência de comer em excesso à distância.

Certifique-se de beber um copo antes das refeições para obter melhores resultados.

Como beber

Camomila Seca Para Fazer Chá

O chá pode ser consumido quente ou frio, o que for da sua preferência.

Embora possa adicionar leite, açúcar ou outros edulcorantes, estes devem ser evitados ao máximo se o seu objetivo for emagrecer.

Se realmente necessita de dar algum sabor extra ao chá, considere adicionar um pouco de suco de limão fresco, alguns ramos de alecrim, ou, em último caso, opte pela Stevia.

Conheça As 21 Melhores Dicas de Emagrecimento para Mulheres.

Contra-Indicações

Primeiro, como mencionado anteriormente, as mulheres grávidas não devem consumir chá de camomila, pois o seu consumo aumenta o risco de aborto espontâneo.

A sua ingestão também está proibida se estiver a amamentar.

Em terceiro lugar, muitas pessoas são alérgicas à ambrósia, de modo que um uso regular de camomila, particularmente em aplicações tópicas, pode piorar os sintomas.

Os sintomas de uma reacção alérgica podem incluir: erupção cutânea, inchaço da garganta e falta de ar.

Em casos extremos, pode ocorrer anafilaxia. Se detetar qualquer sintoma anormal, procure atendimento médico imediato.

Outros Riscos e advertências:

O seu consumo pode aumentar os efeitos de medicamentos anticoagulantes, como a varfarina (Coumadin).

A planta contém compostos de diluição naturais que pode exacerbar os efeitos destes medicamentos.

Fale com seu médico antes de fazer alterações importantes no seu regime alimentar ou alimentar.

07. setembro 2017 by Rui

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Se vocês está com má digestão , dor no estômago ou qualquer outro desconforto na barriga chá de camomila é tiro e queda !

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *