Benefícios do uso de Óculos de Sol

Todos sabemos que o sol é prejudicial para a pele e por isso usamos protetor solar para protegê-la. Mas muitas vezes, os nossos olhos são esquecidos, apesar desta parte vital do nosso corpo também sofrer bastante quando é exposta diretamente ao sol.

A sensibilidade à luz solar intensa é frequente, principalmente em crianças e em pessoas com os olhos claros. Esta sensibilidade acontece porque os nossos olhos não estão preparados para serem diretamente expostos ao sol.

Para evitar problemas oculares derivados do excesso de exposição à luz solar, é fundamental recorrer à utilização de alguma forma de proteção, como os óculos de sol.

Em seguida, vamos listar os benefícios do uso de óculos de sol e também esclarecer todas as dúvidas sobre os critérios que devem ser observados ao escolher este tipo de artigo.

Benefícios do uso de óculos de sol

Os principais benefícios da utilização de óculos de sol são:

  • Eliminação da sensibilidade à luz solar;
  • Proteção contra o desenvolvimento de doenças oculares que podem produzir consequências graves, como as cataratas;
  • Evitar o aparecimento de rugas na zona dos olhos – a utilização de óculos de sol permite que não tenhamos que franzir o rosto de forma constante, como forma de autodefesa.

Como escolher óculos de sol

O mercado dos óculos de sol apresenta um grande número de possibilidades, o que pode dificultar o processo de escolha. Ao comprar uns óculos de sol, é necessário levar em consideração diversas opções: os materiais, as cores e os tratamentos de lentes.

Siga as seguintes dicas para aproveitar ao máximo os benefícios do uso de óculos de sol:

  • Em primeiro lugar, as lentes têm de ter proteção UVA, UVB e UVC, por isso procure óculos que tenham boas lentes. Usar óculos de sol com lentes que não protegem de forma adequada, é pior do que não usar qualquer tipo de proteção ocular;
  • Procure um modelo que se ajuste bem ao seu rosto. Quanto mais justo ao rosto, os óculos estiverem, melhor conseguirão bloquear os raios UV;
  • Se conduzir de forma frequente, as lentes polarizadas são uma excelente opção, pois vão eliminar a maioria dos reflexos dos outros carros;
  • Se trabalhar junto ao mar opte por lentes espelhadas. Este tipo de lentes é a que melhor irá proteger melhor os seus olhos quando está exposto ao reflexo do sol no mar;
  • Se tem falta de vista e já usa óculos, opte por usar óculos de sol graduados, assim sempre que estiver sol só tem de trocar de óculos e conseguirá manter uma boa visão, ao mesmo tempo que mantém os seus olhos protegidos.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *