Bexiga - Como funciona um Catéter Preservativo - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Bexiga – Como funciona um Catéter Preservativo

Bexiga – Como funciona um Catéter-Preservativo:

O que é?

Um catéter do tipo preservativo é uma forma de esvaziar a bexiga sem introduzir um catéter (tubo de borracha) na uretra. A uretra é o tubo que vai da parte externa do organismo até à bexiga. A bexiga é o local onde a urina é armazenada dentro do organismo.

Um catéter-preservativo é um invólucro de borracha colocado sobre o pénis. Também é designado por catéeter Texas. O catéter permite esvaziar a bexiga sem recorrer ao uso de um urinol, arrastadeira ou sanita. O catéter-preservativo está ligado a um tubo de plástico que conduz a um saco. A urina fica no saco até ser eliminada para dentro da sanita.

Como se coloca o catéter-preservativo?

Reúna todos os objectos necessários para colocar o catéter-preservativo. Ajuste o tamanho do catéter-preservativo (pequeno, médio, grande, extra grande). Suporte do invólucro de velcro ou elástico.  Saco da urina com tubo. Bacia de água morna, sabão, pano absorvente e toalha de rosto. Compressa resistente à água ou toalha de banho.

Coloque a compressa resistente à água ou a toalha de banho debaixo de si, se estiver numa cadeira ou na cama.  Lave o pénis com água e sabão. Enxagúe e seque o pénis. Lave, enxagúe e seque as mãos.

Segure o pénis num ângulo de 90 graus, em relação ao corpo. Desenrole delicadamente o preservativo sobre o pénis. Deixe 2,5 a 5 cm do catéter-preservativo na extremidade do pénis.

Enrole firmemente o suporte do invólucro à volta do preservativo, a cerca de 2,5 a 5 cm da base do pénis. Não aperte demasiado o suporte do invólucro, pois tal poderá impedir que o sangue circule para o pénis. Una o catéter-preservativo ao tubo do saco da urina.

Fixe o catéter à coxa, junto da base do pénis, ou use um alfinete de segurança para fixar o catéter à bata. Tal evitará que o catéter seja puxado e, eventualmente, arrancado. Certifique-se de que o alfinete de segurança contorna o tubo e não o perfura. Deixe alguma folga no tubo para que o catéter não seja arrancado ao mover a perna. Senão, peça ao médico uma banda para o catéter, de aplicação na perna, para usar com o seu catéter-preservativo. Uma banda de aplicação na perna pode ser usada, em vez de fita adesiva, para evitar uma irritação na pele.

Coloque o saco da urina abaixo do nível da bexiga. Tal ajudará a urina a fluir para baixo, para dentro do saco. Fixe o saco da urina à cadeira ou à cama, se estiver a usar um saco grande. Prenda o saco da urina à perna, imediatamente abaixo do joelho, se estiver a usar um saco pequeno.

De que forma pode ajudar a evitar uma infecção?

Coloque um catéter-preservativo novo todos os dias. Lave as mãos com água e sabão antes e depois de manusear o catéter. Remova o catéter-preservativo e lave o pénis, pelo menos uma vez por dia. Use um pano absorvente limpo, água e sabão. Lave o pénis com água e sabão. Retraia o prepúcio e lave a glande e o meato, se não tiver sido circuncisado. A glande é a cabeça do pénis e o meato é a abertura da uretra.

Enxagúe e seque o pénis. Puxe o prepúcio para a cabeça do pénis, se não tiver sido circuncisado. Tal evitará o inchaço.

Esvazie o saco da urina quando estiver a 2/3. Ou, então, esvazie o saco de oito em oito horas, se tiver um saco grande. Se o saco for mais pequeno, esvazie-o a cada três a quatro horas. É importante seguir estes passos ao esvaziar o saco da urina para evitar infecções.

Coloque um recipiente grande no chão, junto à cadeira, ou segure o saco da urina sobre a sanita. Remova o bico de descarga da respectiva manga, no fundo do saco da urina, sem tocar na ponta. Abra a válvula de deslizamento do bico.

Deixe a urina sair do saco para dentro do recipiente ou da sanita. Não deixe o tubo de descarga tocar em nada.

Limpe a extremidade do bico de descarga com Betadine® quando o saco estiver vazio. Tenha cuidado ao usar o Betadine®. Este líquido de limpeza pode deixar manchas. Feche a válvula de deslizamento e coloque o bico de descarga na respectiva manga, no fundo do saco da urina.

Anote a quantidade de urina que estava no saco, se o médico lhe tiver pedido para manter esse registo. Limpe o saco da urina com água e sabão, pelo menos uma vez por semana, se o reutilizar. Adquira um saco da urina novo ou limpo, com tubo.

Remova o catéter-preservativo. Coloque um novo catéter-preservativo e engate-o no tubo do saco da urina novo ou limpo.

Enxagúe o saco velho com água morna. Encha o saco com uma parte de vinagre para três partes de água da torneira. Deixe o saco repousar com a água e o vinagre durante 30 minutos.

Esvazie, enxagúe e deixe secar o saco à temperatura ambiente. Quando o saco estiver seco, coloque-o num saco de plástico limpo até à próxima utilização.Use cuecas de algodão para permitir uma boa circulação do ar e uma secagem eficaz da zona genital.

Beba seis a oito copos (tamanho de uma lata) de líquidos por dia. Tal ajudará a manter a urina transparente e amarela. Alternativamente, siga os conselhos do seu médico se estiver num regime de limitação de fluidos. A água, o leite e os sumos, especialmente o sumo de uva-do-monte, constituem exemplos de bons líquidos para beber. Limite a quantidade de cafeína que ingere sob a forma de, por exemplo, café, chá e bebidas gasosas.

Como evitar outros problemas?

Ao deitar-se na cama, coloque o tubo de forma a que não fique torcido ou dê um nó. Pendure o saco da urina ao lado da cama, certificando-se de que não fica acima do nível da bexiga.

Nunca coloque fita adesiva no catéter-preservativo. A fita adesiva pode funcionar como um torniquete. Pode fazer com que o sangue deixe de circular para o pénis, ainda que o fluxo de urina não seja interrompido.

Contacte o seu médico se:

O pénis ficar muito vermelho, púrpura ou inchado. A urina mudar de cor. Lembre-se que alguns medicamentos e vitaminas podem alterar a cor da urina. A urina estiver espessa, turva ou contiver muco. Detectar manchas vermelhas na urina ou se ela parecer cor-de-rosa ou vermelha. A urina tiver um odor forte. Nenhuma urina tiver sido drenada pelo catéeter no espaço de seis a oito horas. Tiver dores ou ardor na uretra, bexiga ou abdómen.  Ou se Tiver tremores ou febre acima dos 38°C.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade