13 Benefícios da Bhringraj para a Saúde

Bhringraj é uma erva medicinal que promove o crescimento do cabelo, alivia a dor, trata doenças da pele, e casos de disenteria e epilepsia.

A planta também pode ajudar a lidar com a asma, bronquite e a diabetes.

Além de proteger o fígado, tem também a capacidade de curar úlceras gástricas, melhorar a imunidade e a memória, sendo também muito boa para o coração.

13 Benefícios Da Bhringraj, Eclipta Prostrata, Para A Saúde

Existem cerca de 4 espécies de Bhringraj. A variedade branca e amarela são as mais usadas na medicina ayurveda.

Os componentes bioativos, como o orobosídeo, a wedelolactona, a desmetil-wedelolactona, as eclasbasoninas, o β-sitosterol, a α-amirina, o ácido oleanólico, o ácido ursólico, a apigenina e a luteolina presentes na bhringraj são considerados os responsáveis ​​por muitos dos seus efeitos benéficos.

Procure qualquer óleo de cabelo ayurvédico ou tônico capilar, e verá a bhringraj como principal ingrediente.

No entanto, o benefícios da planta medicinal vão muito além dos cabelos, ganhando um lugar de destaque em muitas práticas medicinais antigas, como a ayurveda, siddha e unani.

Desde distúrbios respiratórios a problemas de pele, são muitos os pontos positivos, que a bhringraj, cientificamente conhecida como Eclipta prostrata ou Eclipta alba, pode acrescentar à sua saúde.

Eclipta Alba, Também Conhecida Como Bhringra, é Uma Planta Medicinal Maravilhosa

Abaixo listamos os principais benefícios da bhringraj para a saúde:

Promove o crescimento do cabelo

Bhringraj, que literalmente significa “rei dos cabelos”, é um erva amplamente conhecida por revitalizar o cabelo naturalmente como nenhuma outra planta. É usada tradicionalmente para combater a queda de cabelo e o envelhecimento prematuro.

O seu poder “capilar” tem apoio científico. Um estudo realizado descobriu que um extrato de bhringraj ajudou a regenerar o cabelo de forma mais rápida que um medicamento usado para o crescimento do cabelo.

Observou-se também que a planta faz os pêlos crescerem mais rapidamente, mantendo também os folículos pilosos na fase anágena (fase de crescimento capilar), e não na fase telógena (quando existe queda de cabelo).

Acredita-se que o β-sitosterol, um composto químico presente na bhringraj, seja o responsável pela capacidade de melhorar e acelerar o crescimento do cabelo.

Normalmente as folhas da planta são moídas e aplicadas no couro cabeludo e cabelo para promover o crescimento do cabelo e reduzir o envelhecimento.

O óleo de bhringraj pode ser aplicado através de massagem capilar, antes de lavar o cabelo ou deixado durante a noite.

Os extratos das folhas, vendidos em forma de suplemento, podem ser tomados por via oral para o mesmo fim.

Alivia a dor

Extrato De Bhringraj Liquido

De uma enxaqueca a uma dor de dente, estômago ou dor muscular, a bhringraj pode ser útil no alivio de uma variedade de dores.

Um extrato das folhas frescas é o remédio caseiro usado para aliviar a dor em muitas comunidades indígenas.

A medicina ayurvédica também a usa para combater a dor, a inflamação e o inchaço.

Estes benefícios são fundamentados através de estudos realizados em animais. No caso de procurar um analgésico não narcótico, a bhringraj encaixa-se perfeitamente!

Enfrenta Dermatopatias

óleo De Bhringraj

A planta também tem sido usada tradicionalmente para tratar doenças de pele. Estudos realizados mostram que a erva funciona contra fungos que causam infecções de pele, como pé de atleta e micose.

Para tratar estas condições, normalmente é usada uma pasta de folha da erva. Algumas práticas medicinais antigas também a usam em forma de pasta de folhas para eliminar furúnculos e reduzir o eczema.

A pastas feitas com o pó da planta podem ser aplicadas topicamente para melhorar e iluminar a pele.

Trata a asma e bronquite

A Bhringraj é por vezes usada no tratamento de doenças do trato respiratório, como a asma e bronquite. O fator comum destas duas condições é a inflamação das vias aéreas, os canais que transportam o ar para os pulmões, resultando em sintomas como falta de ar e chiado no peito.

A planta pode ser capaz de aliviar estes problemas, pois contém propriedades anti-inflamatórias. Um estudo realizado descobriu que injetar ou administrar extrato de bhringraj por via nasal oferece alívio quase imediato.

Estes benefícios ocorrem graças a componentes como o oroboside, wedelolactone e o demetil-wedelolactone, que ajudam a combater a asma causada pela exposição a alérgenos.

O extrato de folhas de bhringraj é normalmente a opção usada para combater a asma, enquanto a bronquite é tratada com a decocção da planta inteira, juntamente com o mel.

Combate a Disenteria

Diarreia, vômitos, cólicas estomacais e febre – a disenteria pode tornar qualquer um infeliz. A Bhringraj ajuda-nos novamente! Como funciona? As pesquisas mostram que a erva combate as bactérias Shigella dysenteriae que podem causar disenteria bacilar.

A decocção de toda a planta pode ser administrada oralmente para tratar estes casos. Alternativamente, alguns curandeiros também recomendam beber o suco das folhas de bhringraj, juntamente com mel, para tratar a disenteria.

Dá saúde ao coração

A hipertensão arterial e os níveis elevados de colesterol são dois fatores de risco cardiovascular importantes.

Um estudo analisou o efeito das folhas secas de bhringraj em homens com hipertensão leve. Os participantes receberam 1000 mg de pó de folhas de bhringraj três vezes ao dia, durante 60 dias.

Após esse período verificou-se uma redução de 15% na pressão sanguínea e 17% nos níveis de colesterol. O nível dos triglicérides, outro fator de risco para doenças cardíacas, reduziu em 14%.

As folhas da planta são muitas vezes usadas juntamente com mel, para tratar doenças como palpitações cardíacas.

Trata a epilepsia

A Bhringraj é usada desde os tempos antigos pelos curandeiros locais para tratar a epilepsia. As pesquisas confirmam que a planta tem tem mesmo propriedades anticonvulsivas.

Pode ajudar a modular o Ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor presente no cérebro com efeitos antiepilépticos e calmantes.

Pensa-se que a luteolina e a wedelolactona sejam os compostos responsáveis ​​pelo efeito.

Os curandeiros tradicionais geralmente administram as folhas batidas /prensadas, de bhringraj, com pimenta e suco de alho, para tratar a epilepsia.

Protege o fígado

O seu fígado trabalha intensamente para remover as toxinas do corpo? Sabia que a bhringraj tem a capacidade de proteger este órgão tão importante contra danos causados ​​por substâncias químicas nocivas.

Um estudo realizado em animais descobriu que tratar indivíduos com bhringraj antes de administrar o tetracloreto de carbono, um químico tóxico, levou a uma redução da taxa de mortalidade (22,2%) devido a danos no fígado.

Acredita-se que os componentes, desmetil-wedelolactona e wedelolactona, sejam os responsáveis ​​por esses efeitos benéficos, uma vez que oferecem não só atividade anti-hepatotóxica, como também ajudam a regenerar as células do fígado.

A planta pode ser usada para tratar condições como a icterícia e o aumento do fígado. O suco da folha ou o extrato da planta podem ser administrados isoladamente ou juntamente com outros componentes, como mel, pimenta ou punarnava (Erva-tostão), no tratamento de distúrbios hepáticos.

Ajuda no tratamento de úlceras gástricas

Bhringraj Em Pó

A úlcera no estômago por vezes origina dores terríveis e ardentes, juntamente com a azia e as náusea. As úlceras no estômago são um problema muitas vezes presente em pessoas que tomam medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como a aspirina, durante longos períodos ou em doses elevadas.

Um estudo (realizado em animais) descobriu que administrar o extrato de bhringraj antes de induzir úlceras com aspirina, reduziu significativamente a inflamação gástrica, bem como o desenvolvimento de úlceras gástricas. Este efeito também foi observado em úlceras no estômago induzidas pelo álcool.

Ajuda a gerir a diabetes

A diabetes é uma doença metabólica que pode levar a várias complicações, como doença renal, doença cardíaca, problemas oculares e danos nos nervos. E alarmante – Para ter uma pequena ideia, são cerca de 30,3 milhões, os americanos que sofrem com a condição.

A Bhringraj tem uma excelente reputação em baixar o nível de açúcar no sangue. Este efeito é confirmado por estudos que mostram que administrar as folhas da planta pode reduzir significativamente a glicose no sangue.

Acredita-se que a planta estimule a secreção de insulina.

Na medicina tradicional, as folhas da erva são cozidas num vaso de barro juntamente com folhas de outras plantas benéficas, como a erva de alcaçuz ou vassourinha (Scoparia dulcis) e a grama Bermudas (Cynodon dactylon). De seguida a solução é coada e então usada para equilibrar os níveis de açúcar.

Melhora a Memória

Extrato De Bhringraj Em Cápsulas

Esquecer-se onde deixou a carteira ou as chaves pode ser, inconveniente e por vezes assustador, principalmente para hipocondríacos :-).

Se sente que a sua memória começa a mostrar falhas, a planta pode ajudar.

A perda de memória a curto e longo prazo pode resultar da deterioração dos mecanismos cerebrais devido a causas variadas que podem ter um impacto tremendo na qualidade de vida. 

Um estudo realizado em animais observou que os ratinhos que receberam o extrato de bhringraj revelaram uma melhora significativa na recuperação da memória.

Um quarto de colher de chá de pó de bhringraj misturado com uma colher de sopa de gel de aloe vera e uma pitada de pimenta preta, é a receita ideal a tomar todos os dias, para melhorar a memória e o poder do cérebro.

A planta também pode ser combinada com Brahmi, Nardostachys jatamansi e shankha pushpi (1 colher de chá cada) e mergulhado num copo de água quente durante 10 minutos para se obter um chá que estimula a memória e também pode ajudar a aliviar o estresse.

Melhora a imunidade

O nosso corpo é constantemente exposto a germes nocivos presentes no ambiente. Felizmente, o sistema imunológico protege-nos desses invasores, antes que eles causem infecções. 

A bhringraj também pode fortalecer o sistema imunológico. Estudos descobriram que os extratos da planta podem aumentar a contagem de glóbulos brancos e a produção de anticorpos – ambos necessários para proteger e combater o corpo de germes.

Picada de Cobra

A planta tem sido usada para tratar picadas de cobras e escorpiões em muitas culturas. As pesquisas indicam que a planta pode realmente inibir o veneno, principalmente o da cascavel sul-americana (Crotalus durissus terrificus).

Os curandeiros geralmente administram o suco ou a decocção de toda a planta para tratar a picada de cobra ou escorpião.

No entanto, se for mordido por uma cobra venenosa, procure atendimento médico imediato.

A planta também pode ser usada para aliviar a inflamação ou o desconforto provocado por picadas de insetos (menos perigosas).

Referências

1 https://www.hindawi.com/
2 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
3 https://books.google.pt/
4 https://www.sciencedirect.com/
5 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
6 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
7 https://medlineplus.gov/
8 https://www.nhs.uk/
9 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
10 https://www.researchgate.net/
11 https://www.nhs.uk/
12 https://www.uofmhealth.org/
13 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
14 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
15 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
16 https://www.nhs.uk/
17 https://www.researchgate.net/
18 https://www.niddk.nih.gov/
19 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
20 https://books.google.pt/
21 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
22 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/

Informações que lhe podem ser Úteis:

Publicado em 17/05/18

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *