Brincar com os filhos torna-os mais Inteligentes

Revisado por Equipe Editorial a 1 outubro 2018 - Publicado a 26 de outubro de 2014

Os especialistas são unânimes em afirmar que brincar com os filhos torna-os mais inteligentes. Assim, os progenitores têm razões adicionais para estimular os seus filhos através de brincadeiras.

As brincadeiras são a melhor forma das crianças desenvolverem as suas capacidades motoras e cognitivas. De acordo com os especialistas que estudam o desenvolvimento das crianças, sempre que as brincadeiras têm o acompanhamento e interação dos pais, são muito mais eficientes e benéficas para a evolução infantil.

Benefícios das brincadeiras entre pais e filhos

Estes estudos revelam que a interação entre os pais e crianças contribui para aumentar de forma relevante a felicidade das crianças. Contudo, os verdadeiros benefícios de brincar com os filhos vão muito além disto, conseguindo fazer com que a criança:

  • Seja mais segura e confiante de si mesma;
  • Tenha uma maior autoestima;
  • Tenha uma melhor relação com os pais;
  • Consiga um maior controle sobre as suas emoções;
  • Seja mais criativa e imaginativa;
  • Desenvolva melhores capacidades sociais, facilitando assim a sua integração em ambientes como a escola;
  • Alcance um melhor rendimento escolar.

Assim, é fácil perceber que brincar com os filhos é realmente importante para o seu desenvolvimento. Estas brincadeiras devem ser iniciadas quando as crianças ainda são bebês, mas devem acompanhar o seu natural crescimento.

Conforme a criança vai crescendo, é necessário adaptar as brincadeiras ao seu interesse e idade, por forma a potenciar o seu desenvolvimento.

De acordo com estudos recentes, cerca de 15 minutos diários de brincadeira entre os pais e os filhos é suficiente para que eles possam ficar mais inteligentes, por isso a falta de tempo não é desculpa para não brincar com as crianças.

O momento da brincadeira entre os pais e filhos deve ser um momento do dia em que os pais estão totalmente dedicados à sua criança, não permitindo que nada interfira. Enquanto brincam com os seus filhos, os pais devem desligar a televisão e retirar o som dos seus telemóveis, focando-se apenas em aproveitar o momento.