Calêndula para Queimaduras

Calêndula para Queimaduras:

Quantas vezes, ao realizarmos uma actividade tão comum como cozinhar, não nos aproximamos demasiado de um tacho quente e nos queimámos logo de seguida? Esta e outro tipo de queimaduras já aconteceram a toda à gente, pelo menos as mais simples e com menor gravidade.

Existem vários tipos e graus de queimadura e é extremamente importante saber como tratar de cada uma delas, pois estas devem ser tratadas, consoante a sua extensão, a sua profundidade e consoante a zona atingida. Estas lesões na pele não são apenas causadas pelo calor excessivo: o contacto com objectos demasiado frios também queimam a pele. Podem ainda existir queimaduras causadas pela electricidade, por contacto com químicos e por fricção.

Todas estas queimaduras podem ser classificadas, segundo a profundidade a gravidade das queimaduras. São classificadas em três graus: as queimaduras de 1º grau são as de menor gravidade e profundidade, pois apenas é afectada a camada externa da pele. A queimadura é simples, a zona fica avermelhada e a dor é tolerável.

Nas queimaduras de 2º grau, a profundidade é maior (atinge a derme) e juntam-se à vermelhidão, as bolhas com líquido e uma dor mais intensa e forte. As queimaduras de 3º grau apresentam maior gravidade, porque existe destruição dos tecidos da pele: a lesão é grave e dolorosa e a pele fica carbonizada.

Apenas as queimaduras de primeiro grau devem ser tratadas em casa. Experimente fazer uma compressa de calêndula, uma flor com propriedades cicatrizantes, usada para queimaduras e outro tipo de lesões de pele. Precisa apenas de 150 ml de água e dois gramas de flores de calêndula.

Coloque a água ao lume, deixe ferver e só depois coloque as flores para preparar a infusão. Apague o lume e deixe a solução repousar durante alguns minutos, completamente tapada. Quando estiver morno, humidifique a compressa e aplique na área queimada, três a quatro vezes por dia.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:20 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)