Canal Lacrimal Entupido (Dacrioestenose)

Dacrioestenose (Canal Lacrimal Entupido): 

A dacrioestenose é um bloqueio do canal lacrimal. Isto significa que o tubo que transporta as lágrimas do olho para o nariz está bloqueado. Um canal lacrimal bloqueado não é um problema grave. Mas o olho junto ao canal lacrimal bloqueado pode ficar infectado. Isto acontece porque as lágrimas estão bloqueadas e não conseguem fluir para limpar o canal lacrimal. É normal que quase 1/3 de todos os bebés nasçam com um ou ambos os canais lacrimais bloqueados.

Causas do Canal Lacrimal Entupido:

Não se sabe qual é a causa para o canal lacrimal bloqueado nos bebés. Muitas vezes uma infecção no olho pode ser a causa nas crianças mais velhas.

Sinais e sintomas:

O seu filho pode ter sinais de um canal lacrimal bloqueado passados alguns dias ou semanas após o parto. Os olhos podem estar constantemente aquosos. Ou, o seu bebé pode ter lágrimas a correrem pela face sem estar a chorar. A abertura do nariz do lado do canal lacrimal bloqueado pode estar seca quando o seu bebé chora. A área à volta do olho afectado pode estar vermelha e dorida. Se estiver infectado, o olho pode ter um corrimento semelhante a leite ou amarelo. Também pode ver ou sentir um pequeno alto no canto inferior do olho do seu filho, perto do nariz.

Tratamentos:

Normalmente, o canal lacrimal abre-se sozinho entre aproximadamente 6 meses a 1 ano. Os médicos podem querer que massaje (esfregue) cuidadosamente o canto interno do olho afectado, perto do nariz. Isto pode controlar o corrimento e ajudar a abrir mais depressa o canal lacrimal bloqueado. Pode ser necessário um antibiótico se o seu filho tiver uma infecção no olho. A criança pode precisar de ser consultada por um oftalmologista se o problema persistir por um período superior a 1 ano. O oftalmologista pode abrir o canal lacrimal no consultório ou no hospital.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 27 Comentários
  1. Lisete Reply

    Ola
    Infelizmemte sofro do mesmo problema
    Um ano atras fiz a cirugia com vista a correcao e seis meses depois fechou novamente.Temo submeter me a segunda intervacao em vao
    E tem Mais um mes atras passou para outro olho…resumindo estou com os dois olhos lacrimejando.
    Bjs e forca para todos.

  2. Flávia Novaes Reply

    Meu filho de 4 anos tem canal lacrimal obstruído desde que nasceu. Os oftalmologistas que acompanharam ele fizeram-me esperar tempo demais. Quando resolveram fazer a sondagem com quase 3 anos já não adiantou mais; A sondagem deve ser feita antes de um ano de idade, depois não adianta mais, pois já não abre o canal e se abrir cicatriza de novo. Ele teve que fazer a cirurgia mais avançada que perfura o osso do nariz e coloca uma sonda no canal lacrimal por seis meses. A cirurgia foi um sucesso, mas ele só tinha 3 anos e aconteceu algo inesperado: Ele conseguiu cutucar o cantinho da pálpebra e puxou a sonda para fora desfazendo toda a cirurgia. Foi um susto horrível, fomos para o hospital a noite com a sonda pendurada no olhinho. Agora nenhum médico concorda em fazer uma nova cirurgia, pois ele pode arrancá-la de novo, vou ter que espera-´lo crescer. Na escolinha, a professora tem que limpar o olhinho dele . Eu estou com depressão , pois se eu tivesse procurado outras opiniões médicas teriam feito a sondagem na época certa, agora meu filho pode ficar assim pro resto da vida.Deixo este alerta para as outras mães: Não tenham medo da anestesia geral e exijam dos médicos a sondagem o quanto antes, penso que a melhor época é por volta de nove meses, depois pode não ter mais jeito. Fui vitima de negligencia médica.

  3. carleondas Oliveira Reply

    Ja fiz três cirurgias, a ultima foi em 22\04\16 não obtive melhoras.

  4. Edno José celeghini Reply

    Quais seriam os médicos oftalmologistas que realizam a cirurgia de desentupimento do canal lacrimal em pessoa adulta idosa, com atendimento preferencialmente na cidade de Campinas, sp.

  5. eusebiop Reply

    Há algumas semanas, tinha notado que, ao acordar, no olho esquerdo aparecia sempre maior quantidade de remela que o olho direito. Há 3 dias, aquele olho começou a lacrimejar mais intensamente, principalmente na frente do computador. Pesquisando sobre a massagem, resolvi o meu problema pressionando o dedo indicador fortemente, mas sem cravar a unha, entre o olho e o nariz. Doeu bastante. Daí, deu vontade de assoar o nariz. Ao assoar, saíram várias partículas de catarro, como se fossem moedinhas, menores que um milímetro, na cor de pus. Fiz isto três vezes, com intervalo de umas 3 horas. Agora, na quarta vez, não dói mais e o olho parou de lacrimejar excessivamente.

  6. Ladislau Faria Junior Reply

    Minha esposa esta com o canal lacrimal entupido, já fomos a diversos oftalmos e o último recomendou cirurgia. Não há esse tipo de cirurgia onde moro, só em Porto Alegre, 300 quilômetros daqui.
    Quanto custa essa cirurgia?

  7. Deborah Reply

    Mione, por favor, tenta descobrir o nome dessa planta…

  8. martim Reply

    qual o valor total de uma cirugia para desobstrução do canal lacrimal?

  9. MARIA DA CONCEIÇÃO CINTRA RODRIGUES Reply

    Há três anos venho tentando descobrir um problema na vista, descobri canal lacrimal entupido, porem terei que fazer um cirurgia o problema poderá continuar.
    E verdade?

  10. Mione Reply

    Quando era pequena tinha, meu cunhado teve e meu sobrinho também. Existe planta “milagrosa” que desentope, ela é como um caninho sabe, e sai um liquido arroxeado.

  11. Marlene Reply

    Por favor!

    Algum adulto consegui desobstruir o canal lacrimal? Tenho o canal lacrimal obstruido desde 2005, já fiz cirurgia, varios tratamentos, já fui em varios oftalmos, otorrinos e até agora nada, tento esquecer este problema, porém não consigo é muito chato e incomoda muito, não sei o que fazer….Se alguém tiver algum casa de sucesso(em adultos) por favor avise.

    obrigada
    Marlene

  12. Iara Reply

    Eu tenho quase 63 anos e estou com lacrimejamento já a bastante tempo, o oftalmo que consultei me encaminhou para um especialista mas estou insegura de fazer essa cirurgia. Ja passei colirio, estou massageando, melhora um pouco, aí resolvi me maquiar, imediatamente o lacrimejamento voltou a todo vapor. Resolvi buscar alguma solução na internet.
    Agradeço se vc tiver alguma coisa para me falar que não seja cirurgico. Minha consulta é na próxima segunda dia 17/02.

  13. arlete Reply

    fiz cirurgia no olho direito pois estava com o canal lacrimal entupido , lacrimejando constantemente e a cirurgia não resolveu totalmente pois continuo com o olho lacrimejando coçando as vezes nem enxergo pois as lagrimas ficam um poucos densas, eu estou com medo de uma segunda cirurgia , e não resolver, estou a procura de um especialista que resolva o problema sem cirurgia externa pois possuo uma cicatriz por causa do corte do lado do nariz.

  14. Clara Reply

    Minha filha nasceu com o canal lacrimal obstruído, a pediatra mandou esperar até um ano e dois meses. Mandou fazer massagem, usar um colírio e limpar com algodão e água morna. Como não abriu o canal passando esse tempo de um ano e dois meses era para eu consultar o oftalmo. A Oftalmologista me disse que é uma cirurgia bem simples que pode demorar cerca de uns 10 minutos. O bebê leva uma anestesia geral e pelo canal lacrimal eles vão inserir uma espécie de agulha. O anestesista custa +/- R$500,00. Outra solução que se usa quando a criança fica maior é uma cirurgia que custa em torno de uns R$2.500,00 e parece que o nariz da criança é quebrado no processo!
    Por isso eu digo, passem mais tempo com o seu bebê, use o colírio SEMPRE que o pediatra recomendar, LAVE e MASSAGEIE.

  15. Ana Patricia Reply

    desde 2010 que meu começou chorar e fiquei secando as lagrimas e nada de parar, outro dia saiu de dentro do meu olho tipo um catarro , estou preocupada , meu olho vive lagrimejando e ao redor do meus olhos ficam meio roxo . o que faço?

  16. maria Reply

    Minha filha nasceu com o canal da lágrima obstruído percebido no seu terceiro dia de vida, hoje esta com quase seis meses e não ficou boa. fico muito preocupada pois tem dia que fica muito vermelho e sai secreção amarela. já fui ao oftalmologista que passou um tratamento mais não deu certo, continua do mesmo jeito.

  17. Luis Carlos Ribeiro navarro Reply

    Prezados Srs, estou a cinco anos com o canal lacrimal do olho esquerdo entupido, aperto o canto inferior do olho e a lagrima acumulada com mal cheiro as vezes, sai com a pressão do aperto. Sinto dores de cabeça com frequencia, acho que é por conta disso, tenho 39 anos e quero me curar disso, não aquento mais limpar o olho 10 vezes por dia ou mais, caso alguém conheça um especialista na area me indique.
    Obrigado.
    Luis Carlos

  18. soliane Reply

    ola minha bb tem 8 meses e os 2 olhinhos tem o canal obstruido,sera q vai resolver essas massagens??

  19. maria edurda Reply

    os olhos da mh vo estao inchados e ao ldo tem uma bola vermelha
    estou preucupada cm isso

  20. rose Reply

    Boa tarde,

    Ontem fui ao Hospital Santa Casa levar minha tia de 76 anos que ontem foi diagnosticado que esta com canal lagrima bloqueado e conforme o médico que a atendeu disse que tem que fazer cirurgia, mais infelizmente tb disse que a Santa Casa esta sem cirurgião nessa área, estou preocupada com isso pois o lado do rosto esta inchado demais e vermelho, começou a tomar antibiótico hoje , gostaria de saber se pode ocorrer do canal desbloquear com esses recursos ou uma indicação de hospital público que possa resolver o problema dela.
    Obrigada desde já,

    Rose

  21. Amanda Danielle Reply

    OLA,minha filha esta com 9 meses e ela tem o canal lacrimal fechado desde que ela nasceu,ja levei no oftomologista e me passou a massagem e pingar o colirio OFLOX durante 8 dias..mais nao esta adiantando o olho dela lacrimeja e sai uma secreçao amarela todos os dias,tenho medo de ela ter que fazer a cirurgia sera que tem algum problema…

  22. simone araujo Reply

    minha filha tem 1ano e 4 meses ela esta com o canal da lagrima em tupido gostaria de saber como e feito essa cirurgia pois estou com medo tem algum risco abridado

  23. joilda santos Reply

    Ola,descobri que tenho canal lacrimal obstruido,há um ano já fiz a primeira cirurgia,aberta e agora estou com uma protese nas vista,precisei fazer outra,ambas com anesia geral.Sera que tem realmente chance de melhoras….

  24. Carolina Reply

    Oi, há alguns meses começei a notar algumas diferenças como: Lacrimejamento repentino, coçeira nos olhos, etc. Quando fui hoje no oftalmologista, a Dra. deu o diagnóstico de Dacrioestenose e disse que eu poderia fazer uma intervenção cirúrgica para desobstruir o meu ducto do olho direito. Hoje – 29.09.2011- descobri que possuo a Dacrioestenose, porém tenho 21 anos e queria saber se é normal apresentar o canal lacrimal entupido na fase adulta. Desde já obrigada!

  25. adriano Reply

    ola tenho um menino de 3 anos ele tem o canal da lagrima entupido e fará uma cirugia no dia 28 de julho de 2011 para desentupir o canal os medicos me relatou que seria uma cirugia simples.Espero que tudo de certo neh.

  26. Sandra Cruz Reply

    Meu filho tem 8 meses e há um mês o olhinho começou a sair lágrimas sem está chorando levei-o ao hospital e o pediatra passou um colírio e a massagem, mas continua saindo não com tanta frequência mas sai.Será um problema serio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:56 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)