Cancro do rim

Cancro do Rim – Tratamento, Sintomas e causas

O cancro do rim representa cerca de 3% de todos os tumores. Aparece por volta dos 50-60 anos e são os indivíduos do sexo masculino os mais afectados, numa proporção de dois homens por cada mulher. A verdadeira causa ainda é desconhecida, apesar de existirem vários indícios que relacionam o seu aparecimento com doenças genéticas e com o consumo de tabaco.

Sintomas de cancro do rim
A presença de sangue na urina é o sintoma mais frequente, mas nem sempre se detecta pois a quantidade pode ser mínima.Também pode ocorrer dor nos rins, tumefacção no abdómen, febre ou perda de peso. Actualmente, entre 40 e 50% dos casos de cancro renal diagnosticam-se através de uma ecografia de rotina ou quando ocorre uma cólica.

Tratamento do cancro do rim
Uma vez identificado o tumor o tratamento consiste na chamada nefrectomia ampliada, ou seja, a extirpação total do rim, juntamente com a gordura que o envolve e os gânglios adjacentes. Graças aos avanços no diagnóstico precoce, por vezes pode realizar-se uma nefrectomia parcial, extirpando apenas a porção do rim afectada pelo tumor.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:48 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)