Cardamomo Propriedades da Planta e suas Sementinhas

Descubra os benefícios da planta Cardamomo de nome cientifico (Elettaria cardamomum).

O cardamomo Alivia os problemas digestivos; o seu odor é canforado, quente e penetrante. Usa-se para aliviar hemorroidas e problemas urinários.

Conheça os Usos e Benefícios do Óleo Essencial de Cardamomo

É uma planta que encontra-se no sul da Índia.

Vagens de cardamomo e sementes

O que usualmente conhecemos são os frutos que dão sabor à comida e serve para aliviar a intolerância de que sofrem algumas pessoas (especialmente as crianças) ao glúten nos cereais.

foto de Cardamomo pequeno

SEMENTES DE CARDAMOMO

A semente de cardamomo contém: proteína, água, oleo essencial, carbo-hidratos (hidratos de carbono) e fibra.

Pelo seu aroma e sabor usa-se na indústria de chocolates, bolachas, pastelaria, caramelos, etc., e para dar sabor a todo o tipo de comidas e bebidas.

Os romanos utilizavam-no para curar doenças urinárias, como descongestionante estomacal e para emagrecer, sim se não sabia ficou a saber, o cardamomo emagrece!

E não só, ele tem muitas mais propriedades curativas, entre elas: anti-séptica, digestiva, diurética, expectorante e laxante. Regula o metabolismo, ajuda a curar a artrite e é um bom suplemento para os diabéticos.

fotos de cardamomo verde e preto

CARDAMOMO PLANTA

É uma planta de Tronco com 2 a 4 metros de elevação, ereto. Possui Folhas alternas, estreitas, lanceoladas, acuminadas, quase sésseis, verdes, delgadas.

As suas Flores são esbranquiçadas em cachos longos, irregulares. Cálice duplo ; o exterior cilindrico, tubular, delgado, com os bordos divididos em dois lobos curtos e obtusos ; o interior consta de quatro divisões, das quais três são estreitas, lanceoladas e semelhantes entre si, sendo a quarta maior, alargada na extremidade livre.

O fruto é uma cápsula de três faces, deiscente por três valvas, contendo numerosas sementes aromáticas.

Outra planta muito interessante é a Cavalinha de nome cientifico (Equisetum arvense). Esta planta tambem faz um chá excelente e repleto de benefícios.

A cavalinha Usa-se para aliviar diarreias, hemorróidas, afecções pulmonares, hemorragias e amigdalite.

Em infusão é diurética, e com ela tratam-se cálculos renais e infecções urinárias. Mas não abuse do seu consumo, pois pode prejudicar a visão.

» Conheça a Sacha Inchi: a “Semente Mágica”

O que Procura?

Esta matéria tem 8 Comentários
  1. marcilene amelia de oliveira Reply

    Onde encontro essa semente cardamomo?

  2. José Carlos Rovani Reply

    olá, boa tarde! voces vendem sementes de cardamomo verde que serve para plantar, estou a procura desta espécie a muito tempo e não consigo encontrar, muito obrigado!

  3. everaldo alves sea Reply

    Alguma receita de uso culinario

  4. Sandra Cristina de Carvalho Reply

    Boa noite, na reportagem li que não se deve usar com frequência, gostaria de saber qual seria o modo ideal de uso, se possível me responda, obrigada.

  5. wagna Reply

    oi boa tarde tudo bem eu estou aqui muito curiosa para saber se o nome dessa planta cardomomo e a mesma cana de macaco se for possível mim responda mais rapído pois estou estudando sobre o cardomomo essa planta se parece muito com a cana de macaco muito obrigada pela sua atençao desde ja agradeço wagna…

  6. Jorge oliveira Reply

    Bom dia, gostaria de saber a onde comprar a cardamomo no Rio de Janeiro

  7. iraci Reply

    è op meu primeiro comentário, e isto aconreceu comigo fazia tratamentos com varios cardiologistas sodri duas internções em centro de cardiologia, e de repente larguei tudo tudo.. e pensei sejao queDeus quiser.. conheci o cardamomo em minha aulas deyôga, e sem perceber fui me sentindo cada vez melhor.. hoje não prercizo de mais sinto muito bem…se puderem passasr isto para os demais estou a disposição bjus…iraci

  8. NELSON Reply

    Ouvi comentário de que essa planta é eficiente em cassos de arritmia cardiaca….Poderiam me informar até por email? obrigado NELSON

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *