Cárie de Mamadeira

É muito comum os pais não darem grande atenção à higiêne oral dos seus filhos nos primeiros anos de vida. Contudo, tal como os adultos, os bebês podem ter cáries.

Saiba mais sobre a cárie de mamadeira, e ainda, como a evitar. Não deixe de ler o artigo sobre as 7 Principais Causas de Cárie Dentária.

O que é a cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira é a cárie que surge em crianças até aos 5 anos de idade, independentemente de ser causada pela mamadeira ou não. Apesar de a mamadeira ser a causa mais comum, a cárie de mamadeira pode também ser causada pelo leite materno.

Muitos pais, nos primeiros anos de vida, não fazem uma higiêne oral adequada na criança após a amamentação. Dessa forma, depois de beber o leitinho, o bebê vê aumentadas as hipóteses de ter uma cárie.

Como evitar cárie de mamadeira

Para evitar que o bebê ou a criança pequena não tenha cárie de mamadeira há vários cuidados que deve seguir. Assim, para os mais pequenos, que ainda amamentem, deve ser feita uma higiêne oral correta após a última mamada, antes de ir dormir.

Existem escova de dentes apropriada, feita em silicone, que servem para limpar os dentinhos, as gengivas e restantes partes da cavidade oral. Pode igualmente lavar a boca simplesmente usando uma gaze embebida em água fervida.

Ao lavar a parte interna na boca, deve passar por toda a cavidade oral, incluindo o céu-da-boca e a língua. Se a criança já tem alguma autonomia, então deve lavar os dentes três vezes ao dia, quando acorda, e após o almoço e jantar.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 12/12/2017 às 3:12 horas por: Filipe