Carlo Ancelotti

Carlo Ancelotti é um ex-jogador e atual treinador de futebol Italiano. Nasceu no ano 1959 em Reggiolo, Itália no dia 10 de junho. Conhecido no mundo do futebol como Carletto, iniciou o seu percurso nas camadas jovens do Parma. Clube pelo qual também se estreou como profissional. Ali jogaria até 1979, disputando 55 jogos no campeonato italiano e conseguindo 13 golos. Números bastante positivos para um médio.

Antes e depois de Carlo Ancelotti

Transfere-se posteriormente para o Roma. Ao longo das 8 temporadas em que permanece no clube torna-se capitão e consegue conquistar 4 Taças de Itália e atingir a final da Taça dos Campeões em 1984.

Em 1987, Ancelotti transfere-se para AC Milão e torna-se parte de uma das melhores equipas que Itália já viu. Ao seu lado atuam nomes como: Paolo Maldini, Franco Baresi, Alessandro Costacurta, Frank Rijkaard, Ruud Gullit, Roberto Donadoni e Marco van Basten. Uma verdadeira constelação de estrelas. Nesta equipa Carletto conquista dois campeonatos italianos e duas Taças dos Campeões Europeus consecutivas, em 1989 e 1990. Pela seleção italiana, Ancelotti disputou 26 jogos, marcando um golo. Esteve presente nos Mundiais de 1986 e 1990.

Depois de se retirar, Carlo Ancelotti frequentou o curso de treinador de futebol na Coverciano, a Academia de Treinadores da Associação de Futebol Italiana. Ali escreveu um estudo académico intitulado: “Il Futuro delCalcio: PiùDinamicità” (O Futuro do Futebol: Mais Dinamismo). Aqui dá enfâse à necessidade de se adotar um futebol mais espetacular, de ataque, capaz de entusiasmar os fãs.

Em 1995 dá início à sua carreira como treinador, assumindo o comando da Reggiana, então na Serie B. Consegue a promoção logo na sua primeira temporada e surge o interesse do Parma, clube para o qual se transferiria de imediato. No Parma, cabe-lhe a tarefa de gerir uma equipa algo ambiciosa, com alguns bons valores individuais como Gianluigi Buffon, Roberto Sensini, Fabio Cannavaro, Lilian Thuram, Dino Baggio, Enrico Chiesa e Hernán Crespo. Logo na primeira época, Ancelotti consegue levar o Parma ao 2º lugar, a apenas dois pontos da Juventus, que se sagraria campeã. Na temporada seguinte fica-se pelo 5º lugar.

Em 1999 muda-se para a Juventus. Aqui vence a Taça Intertoto logo no início do seu percurso, contudo não consegue ganhar mais nenhum título. Ao comando da Vecchia Signora, termina duas vezes a Serie A em 2º. Começa em 2001, uma longa ligação com o AC Milão. Na primeira época ao serviço da equipa milanesa fica-se pelo 4º lugar, mas atinge as meias-finais da Taça UEFA. Silvio Berlusconi critica duramente Ancelotti, devido às suas táticas conservadoras.

Nos anos que se seguem, Carlo Ancelotti consegue colocar o Milão a praticar um futebol de cariz mais ofensivo, tirando partido da qualidade natural de jogadores como Andrea Pirlo, Rui Costa, Filippo Inzaghi e Andriy Shevchenko. Em 2003 o Milão vence a Liga dos Campeões, batendo a Juventus por 3-2, numa final Italiana. Na mesma época, o clube conseguiria vencer a Taça Italiana. Em 2004, Ancelotti vence finalmente um campeonato italiano, podendo assim festejar o seu primeiro Scudetto.

Na época de 2005, o Milão de Ancelotti volta à final da Liga dos Campeões, desta feita defrontando o Liverpool. Vencendo por três bolas a zero ao intervalo, a equipa permitiu a recuperação dos ingleses e acabaria derrotada na marcação de grandes penalidades. Em Maio de 2007, dita a coincidência que estas duas equipas se voltem a defrontar em nova final da Ligados Campeões. Desta vez, o Milão consegue levar a melhor, vencendo o Liverpool por 2-1. Ancelotti conquista assim a sua segunda Liga dos Campeões.

No final de Maio de 2009, é anunciada a rescisão de Ancelotti com o Milão por mútuo acordo. Apenas um dia depois, é anunciado que Ancelotti seria o próximo treinador do Chelsea. O multimilionário Roman Abramovich ofereceu a Carletto um contrato de três épocas no valor de 10,5 milhões de euros.

O primeiro título ao serviço dos Blues não demorou a chegar, com uma vitória frente ao Manchester United na Community Shield. No final da primeira temporada, Ancelotti comemora a conquista da Premier League, batendo o Manchester United por um ponto de diferença. O Chelsea termina ainda com 103 golos marcados, o que constituiu um novo recorde de golos marcados na Premier League.

No final da temporada 2009-2010, o clube de Londres venceria ainda a FA Cup, batendo o Portsmouth por 1-0, na final disputada em Wembley. O Chelsea conseguia assim a sua primeira “dobradinha” doméstica.

A temporada 2010-2011 ficou marcada por várias derrotas, o que originou o seu despedimento, poucas horas após uma derrota sofrida frente ao Everton. A conduta do clube, ao informar Ancelotti da sua demissão, poucos minutos após o mesmo ter dado a conferência de imprensa pós-jogo, foi duramente criticada pela imprensa desportiva britânica. E mesmo a generalidade dos adeptos achou que Carlo Ancelotti, que apenas doze meses antes havia conquistado dois títulos, merecia outra consideração por parte de Roman Abramovich.

Ancelotti publicou uma autobiografia em Maio de 2009, intitulada “Preferisco la Coppa”, com a totalidade dos fundos provenientes da venda a serem destinados à FondazioneStefanoBorgonovo, um organismo destinado à pesquisa sobre a esclerose lateral amiotrófica.

Todas as fotos:

Pesquisar Mais Famosos Antes e Depois de A a Z:

IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:19 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)