As 11 Principais Ações da Castanha do Pará no Organismo

Em relação aos alimentos poderosos, a castanha do Pará (Bertholletia excelsa), tem 11 principais ações benéficas no organismo.

Ela é a semente de uma castanheira do Pará, que é uma árvore que existe na Amazônia e pode chegar até sessenta metros de altura.

Castanha Do Pará

11 Principais Benefícios e Usos na Saúde

Além de ser um alimento gostoso, a Castanha-do-brasil (nome pela qual também é conhecida) tem muitos benefícios.

A cada 100 gramas, 12 gramas são carboidratos, 14 gramas são proteínas e o restante é formado por magnésio, manganês, selênio e vitamina E.

Doenças do coração

Das 11 principais ações medicinais da castanha do Pará no organismo, a primeira é que ela ajuda no sistema cardiovascular, evitando doenças cardíacas.

Ela possui a arginina, que é o aminoácido da vasodilatação, sendo ótimo para quem tem problema de pressão alta, pois ajuda a controlá-la.

Possui também dois ácidos graxos, o ácido oleanólico e o ácido palmitoleico que melhoram o HDL, ou seja, o colesterol bom, o lixeiro das artérias, evitando assim infarto, trombose, AVC, obstrução da circulação das pernas.

Assim sendo, é ótimo para quem já foi revascularizado, quem já fez pontes cardíacas, ou pontes nas pernas.

Também é ótimo para quem tem diabetes, além de ajudar na redução dos triglicerídeos, que são o colesterol ruim.

Previne o Câncer

A segunda função da castanha do Pará é que ela é um alimento poderoso no combate ao câncer.

Trabalhos científicos americanos mostram que o uso diário de castanha do Pará na dose certa, reduz o número de câncer do colo do útero e de próstata.

Mas, por quê?

Nosso organismo fabrica um lixo chamado radical livre. Esse lixo causa envelhecimento precoce, além de câncer e inúmeras outras coisas.

Para combatê-lo, nós temos enzimas antioxidantes e uma dessas enzimas é a glutationa peroxidase, que funciona como se fosse uma vassourinha no nosso corpo.

Só que essa glutationa peroxidase precisa de selênio pra poder funcionar e o selênio é facilmente encontrado na castanha do Pará, então ela pode ajudar a evitar câncer, como também envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Ajuda a Emagrecer

Castanha Do Pará Ajuda A Emagrecer

O terceiro benefício desse alimento é ajudar a emagrecer. Ou seja, você quer emagrecer? Coma castanha do Pará!

E por que ela ajuda a emagrecer?

Primeiramente, ela tem muita fibra e a fibra dá uma sensação de saciedade mais precoce, prolongando o tempo de sentir fome.

Outra coisa, é que comer castanha do Pará diariamente, é que ela protege a tireóide, pois, para o hormônio da tireóide ser fabricado, é necessário selênio, que tem em abundância nessa castanha.

Vale observar que, se a tireóide funciona bem, dificilmente essa pessoa será obesa.

Outro fator importante é que o selênio, juntamente com todos os seus outros componentes, acelera o metabolismo, ajudando o corpo a queimar mais caloria.

Aumenta a Massa Muscular

A 4ª função da castanha do Pará no organismo é que ela auxilia no crescimento muscular.

Sua proteína ajuda a formar uma massa muscular maior e a sua gordura vai ajudar na formação e na produção de testosterona, que tanto a mulher quanto o homem produzem, e que ajuda no crescimento da massa muscular.

Fortalece os Ossos

A quinta função fica por conta do fortalecimento dos ossos.

Tomar apenas leite não diminui o risco de osteoporose.

O leite precisa de outros minerais como o boro, o fósforo e o magnésio e a Castanha do Pará é rica em magnésio e fósforo, que são responsáveis pela fixação do cálcio aos ossos.

Cérebro Saudável

A Sexta função dessa castanha e não menos importante, é a proteção do cérebro.

Algumas pesquisas e trabalhos científicos feitos aqui no Brasil, pela faculdade de ciências farmacológicas da USP, mostram que se você come castanha do Pará diariamente você reduz risco de perda da memória, de Alzheimer e de processos secundários ao envelhecimento cerebral.

Então você quer viver bem, você quer uma saúde melhor, quer ficar com o cérebro novinho junto com teu corpo? Coma castanha do Pará!

Melhora o peristaltismo intestinal

A sétima função desse riquíssimo alimento é melhorar o intestino.

A castanha do Pará melhora o intestino, por quê? Porque ela melhora o peristaltismo intestinal.

E o que é o peristaltismo? São as ondas de movimentação do intestino. Reforçando o funcionamento dessas ondas, a comida anda mais rapidamente, evitando assim o empachamento.

Para quem sofre de intestino preso, pode contar com suas fibras, que faz com que o bolo fecal saia com mais facilidade e para os que têm intestino instável e se solta com facilidade, a castanha do Pará faz a atividade inversa, fortalecendo as fezes e deixando-as mais sólidas, pastosas.

Vale ressaltar que intestino bom é a chave para um bom funcionamento geral do corpo, pois melhora a imunidade, diminui a ansiedade, ajuda a emagrecer, auxilia na retenção de líquidos e previne infecções.

Reduz o colesterol

A 8ª função. A fibra de castanha-do-Brasil pode ajudar a diminuir o colesterol. Isto é importante, uma vez que o colesterol elevado está associado à doença cardíaca e outros problemas cardíacos.

A Clínica Mayo observa que vários estudos mostram um efeito redutor do colesterol ao consumir estas nozes regularmente.

Trata a acne

Mulher Com Acne No Rosto

Embora este benefício se enquadre na categoria de “saúde da pele”, o elevado conteúdo de zinco presente na castanha-da-Pará mostrou proteger a pele contra a acne ou reduzir a sua aparência. Este é o 9º benefício.

Estes resultados podem ser conseguidos através do consumo normal do fruto seco ou através de aplicação de óleo de castanha-do-Brasil sobre a área afetada.

A sua riqueza em vitaminas e antioxidantes são a principal causa dessa qualidade protetora.

A fonte de antioxidantes que combate várias doenças

A castanhas do Brasil são uma excelente fonte de um antioxidante chamado selênio.

De acordo com a Cleveland Clinic, os antioxidantes ajudam a manter as doenças afastadas do organismo, e estão ligadas a um menor risco de doença cardíaca.

É importante referir que tomar suplementos antioxidantes não fornece os mesmos benefícios que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes – outra boa razão para escolher a castanha-do-Pará!

Apoia o sistema nervoso

Preparado/a para conhecer o seu 11º benefício? Você sabia que uma das deficiências nutricionais mais comuns, é a deficiência de tiamina (vitamina B-1)?

Os benefícios da tiamina são perdidos durante o seu processamento, por isso, perder os seus benefícios quando comemos muitos alimentos processados.

A Tiamina está ligada a doenças como a doença de Alzheimer. Isto significa que a castanha do Brasil não só é uma boa escolha para a saúde do coração, como também para a saúde do cérebro.

Quantas consumir por dia

A Quantidade De Castanha Do Brasil, Bertholletia Excelsa A Ingerir Por Dia Não Deve Ultrapassar As Duas Unidades

É maravilhoso? É! Mas você não pode ingerir mais de 2 por dia, pois o exagero, por ser muito calórica, pode te engordar ou causar intoxicação e a intoxicação com Castanha do Pará deixa as unhas quebradiças, causa queda de cabelo, além de fadiga, náuseas, vômito.

Então, é muito importante ficar atento à quantidade ingerida.

Referências

http://www.cabdirect.org/
http://science.sciencemag.org/
http://ajcn.nutrition.org/
http://www.sciencedirect.com/
https://tspace.library.utoronto.ca/

http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://pubs.acs.org/

http://pubs.acs.org/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *