Conheça 13 Possíveis Causas da Boca Seca, e o que fazer - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Conheça 13 Possíveis Causas da Boca Seca, e o que fazer

Boca ressecada, com mau hálito, bolhas e dificuldade para engolir — esse não é um quadro agradável, não é mesmo?

Mas, em geral, cerca de 10% da população sofre de boca seca, uma condição médica que pode afetar sua saúde bucal, bem-estar e até mesmo sua capacidade de falar e comer adequadamente. (1)

Boca Seca

As pessoas com boca seca, clinicamente conhecida como xerostomia ou hipossalivação, não têm saliva suficiente na boca. E todos nós sabemos que a simples saliva desempenha um papel crucial na saúde bucal.

Ela tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, ajudando a neutralizar a deterioração dos dentes causada pelas placas formadas por ácidos.

Graças à presença de cálcio e fósforo, a saliva também ajuda a reconstruir o esmalte dos dentes. Se tiver boca seca, é possível que você apresente infecções bucais, cárie dentária, doenças gengivais, lábios ressecados e uma dor ou sensação de queimação na boca.

Essa condição médica também pode afetar sua capacidade de falar, engolir e saborear os alimentos satisfatoriamente. Daí a importância de conhecer as causas da boca seca.

Causas da boca seca

Secura Da Boca

Estresse e ansiedade podem causar secura da boca. Mas essa reação é relativamente normal e temporária, devendo se estabilizar com o passar do tempo. No entanto, alguns problemas médicos podem provocar uma boca seca persistente ou recorrente.

Desidratação

Se você estiver desidratado e sem os fluidos necessários no corpo para produzir uma quantidade de saliva suficiente, talvez desenvolva o sintoma.

A desidratação pode ser consequência da baixa ingestão de líquidos. Algumas condições médicas, como doença renal, diabetes, diarreia e vômitos, também podem acarretar a desidratação.

Sede e uma urina com coloração mais escura são os primeiros sinais de desidratação. Pode ser que você também passe a urinar menos, além de sentir dores de cabeça e câimbras musculares. Outros sintomas incluem sensação de tontura, náusea e cansaço.

Caso você sinta uma perda de consciência, se sinta confuso, fique sem urinar por oito horas e apresente um pulsação rápida ou fraca, talvez seu corpo esteja severamente desidratado —situação que deve ser tratada como uma emergência médica. (2)

Respiração pela boca

O ato de respirar pela boca, em invés do nariz, pode deixá-lo com a boca seca. As pessoas que dormem com a boca aberta podem acordar com a língua áspera ou com os lábios ressecados.

Geralmente, a respiração bucal se desenvolve quando as vias aéreas nasais estão obstruídas.

Muitas condições médicas, como amídalas ou adenoides dilatados, pólipos nasais, rinite alérgica, desvio de septo nasal etc., podem causar obstruções nasais.

Várias outras condições médicas também podem causar secura da boca.

Diabetes

Doença na qual os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados, o diabetes também pode levar a esta ocorrência.

Se, simultaneamente com a boca seca, você sentir aumento da sede, fadiga, coceira ao redor órgãos genitais, visão turva, ou necessidade de urinar com mais frequência, é recomendável fazer um teste de diabetes. (3)

HIV/AIDS

Os portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) podem manifestar problemas relacionados à saúde bucal, incluindo secura oral.

Esse vírus compromete o sistema imunológico, destruindo as células de proteção, deixando você vulnerável a uma série de infecções, além de certos tipos de câncer.

O HIV pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas com alguém que esteja infectado. Ele também pode se propagar pelo compartilhamento de agulhas ou através do contato com sangue infectado.

Além disso, o vírus pode ser transmitido para o bebê durante a gravidez ou parto.

Inicialmente, uma infecção promovida pelo HIV pode causar uma doença semelhante à gripe, com erupção cutânea e inchaço das glândulas — com estabilização dentro de 2 a 4 semanas.

É possível que você não manifeste os sintomas por um longo período de tempo.

No entanto, depois de um tempo você pode exibir sintomas mais graves, como perda de peso, diarreia, febre, inchaço das glândulas do pescoço, axilas ou virilhas, feridas, erupções, etc. (4)

Infecção na glândula salivar

Caso tenha boca seca, é importante que você tenha atenção redobrada quanto à higiene oral a fim de reduzir o risco de problemas dentários.

Além disso, é preciso visitar o dentista regularmente para que todos os problemas possam ser identificados e tratados precocemente.

Infecções das glândulas salivares por bactérias ou vírus podem causar inflamação e diminuir a produção de saliva, o que pode ocasionar falta de saliva na boca.

Um exemplo de uma infecção que afeta as glândulas salivares é a caxumba. Uma infecção bacteriana devido à falta de higiene, tabagismo ou doenças crônicas também podem desencadear o problema.

Procure por outros sintomas, como uma sensação de gosto ruim na boca, dificuldade de abrir a boca totalmente, febre e dor facial ou bucal. (5)

Obstrução do ducto salivar

A obstrução das glândulas salivares pode causar boca seca. Se os minerais da saliva formarem pedras que bloqueiem os ductos salivares, isso pode restringir o fluxo de saliva, inchando a glândula salivar afetada.

Além do inchaço e ressecamento, você também sentirá dor ao redor da glândula — sensação que pode piorar durante as refeições.

Síndrome de Sjögren

A síndrome de Sjögren, uma doença em que o sistema imunológico ataca as glândulas sudoríparas e salivares, pode ocasionar o sintoma.

Outros sintomas incluem olhos secos, ressecamento da vagina, dor nas articulações ou músculos, ressecamento da pele, inchaço das glândulas salivares (presentes entre os ouvidos e a mandíbula), e erupções cutâneas.

Os casos de Alzheimer ou derrame podem ser acompanhados de uma diminuição da capacidade de sentir a boca úmida, fazendo com que você sinta que a boca está seca. (6)

Medicamentos

Cerca de 600 medicamentos, incluindo alguns que são usados para tratar  a depressão, alergias, hipertensão, etc., são conhecidos por causar boca seca.

Certas drogas ilícitas, como a cocaína, também podem causar o problema. Consulte seu médico para descobrir se alguma medicação usada por você é responsável pelo evento.

Radioterapia

As radioterapias voltadas para o rosto, cabeça ou pescoço também podem causar o problema. Após a conclusão do tratamento, pode levar mais de 6 meses para que as glândulas salivares voltem a produzir saliva novamente.

Embora você possa esperar por alguma melhora durante o primeiro ano posterior ao tratamento, algumas pessoas continuam sofrendo algum nível de boca seca crônica após a radioterapia.

Tal consequência é principalmente notada se o tratamento for direcionado às glândulas salivares.

Quimioterapia

A quimioterapia pode deixar a saliva mais espessa, resultando na secura da boca. Contudo, nesse caso o problema é temporário e tende a desaparecer cerca de 2 a 8 semanas após a finalização do tratamento.

Danos nos nervos

O funcionamento das glândulas salivares é regulado pelo nervos faciais. Todos os ferimentos do pescoço ou cabeça que comprometam esses nervos podem causar uma diminuição da produção de saliva.

Mudanças hormonais

Mudanças Hormonais

Determinados hormônios, como o estrogênio, parecem exercer influência sobre a composição e o fluxo de saliva.

Portanto, as mulheres são propensas a sofrer de boca seca durante a gravidez e menopausa devido às mudanças hormonais associadas a esses períodos.

Fatores relacionados ao estilo de vida

O hábito de beber álcool, fumar ou mascar tabaco e consumir bebidas com cafeína pode contribuir para o desenvolvimento da xerostomia.

O que você pode fazer a respeito?

Tratar a causa subjacente pode amenizar a condição. Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de saliva artificial. Enquanto isso, confira algumas medidas úteis que você pode tomar:

  • Tome goles de água regularmente, pois aumentar a ingestão de líquidos pode ajudar a manter a boca úmida.
  • Masque chicletes sem açúcar, já que isso pode estimular as glândulas salivares a aumentar a produção de saliva.

Evite o álcool, bebidas com cafeína e o fumo, uma vez que todos eles podem causar boca seca.

Leia Também Saliva em excesso, o que pode ser?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade