Quatro causas da celulite e a melhor forma de tratar os furinhos

A celulite é um dos maiores inimigos da mulher. Cerca de 85% de todas as mulheres acima dos 25 anos sofrem com os furinhos e com a ondulação que caracteriza este problema, e que deixa a pele com uma aparência irregular e bem inestética.

celulite antes e depois da drenagem linfática

Apesar de a celulite não ter cura, é possível minimizar o problema e deixar a pele com uma aparência muito mais lisa e bonita. Para combater eficazmente a celulite, é necessário antes perceber qual a razão por detrás do problema.

Existem várias causas para a celulite, as quais são essenciais conhecer para depois aplicar o tratamento mais adequado. Confira de seguida as quatro causas da celulite e a melhor forma de tratar os furinhos.

Causas da celulite

A celulite é um problema que se caracteriza pelo acúmulo de gordura e líquidos sob a pele, pressionando-a contra as fibras elásticas que a sustentam. Isto causa o surgimento dos furinhos e provoca a ondulação da pele. As causas para este acúmulo podem ser várias. Confira:

Hormonas

Existem tratamentos hormonais, como a reposição hormonal com progesterona ou estrogênio, ou a toma do anticoncecional, que podem aumentar a retenção de líquidos, estimulando o surgimento de inchaço. Caso seja este o problema causador da sua celulite, converse com o seu médico sobre possíveis alternativas a estes tratamentos.

Má circulação

A circulação sanguínea é responsável pelo transporte de substâncias no organismo. Quando existe má circulação, as zonas mais afetadas são as limítrofes, como pontas de dedos e pés, e a microcirculação na pele. Caso tenha má circulação, as gorduras e toxinas sob a pele que normalmente seriam eliminadas mantêm-se no mesmo local, aumentando assim as condições para desenvolver celulite. Se sofre deste problema, não fique parada ou na mesma posição durante muito tempo.

Estilo de vida pouco saudável

Esta é a causa mais comum para a celulite. Hábitos de vida como uma alimentação desequilibrada e pouco saudável, e sedentarismo, promovem o acúmulo de gorduras, toxinas e líquidos sob a pele, provocando por isso o aparecimento da celulite. Se quer melhorar o aspeto da sua pele, comece a comer melhor e a praticar regularmente exercício físico.

Genética

A celulite é um problema que pode ser genético. Como tal, observe as suas familiares mais próximas, como avó e mãe, e verifique se têm celulite. Caso tenham, as probabilidades de você ter ou vir a ter são maiores.

Grau de celulite

Existem vários graus de celulite, do mais leve ao mais grave. Confira:

  • Grau 1: Na celulite de grau 1, esta é ainda bastante leve, sendo apenas visível caso aperte a pele.
  • Grau 2: Neste grau, a celulite é um pouco mais visível, revelando ainda poucos furinhos.
  • Grau 3: Na celulite de grau 3, o problema é já bastante visível, notando-se a ondulação e com furinhos mais profundos.
  • Grau 4: Este é o grau mais grave, com furinhos bem profundos e a pele bem ondulada, com a típica aparência de “casca de laranja”. Neste grau podem até surgir caroços e a sensação de dor na pele.

Tratamento para celulite

Depois de descobrir qual a razão por detrás do seu problema de celulite, é necessário iniciar um tratamento adequado. Se a razão for genética, o problema é de difícil resolução, não havendo tratamento para isso. Se a razão for hormonal, terá de consultar o médico para possíveis alternativas aos tratamentos hormonais.

Caso o problema seja a má circulação ou um estilo de vida pouco saudável, então o ideal é adotar hábitos de vida mais saudáveis e aplicar cremes anti celulite diariamente. Estes cuidados são suficientes para verificar mudanças consideráveis em alguns meses.

No entanto, caso o problema seja mais avançado, pode necessitar também de tratamentos estéticos específicos para a celulite. No entanto, seja a celulite de grau mais leve ou mais grave, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis é essencial para melhorar e manter o aspeto da pele.

Cremes anti celulite

Os cremes anti celulite, integrados num estilo de vida saudável, são produtos bem adequados para prevenir o surgimento da celulite, ou então, para ajudar a melhorar o aspeto da pele.

Existem muitos produtos no mercado, dos quais destacamos os seguintes: Cellu Destock (Vichy), Cellu Lipo (Nutricé), Coffee Sculptor (Germaine), Corpo Bio Redutor (Natura), Creme de Massagem Cafeína D’água Natural (Tonicha), Creme Preventivo (Schraiber), Gel Creme Anti Celulite (Mahogany), Gel Redutor (Bioclean), Intensive Cellulite (Jafra) e Pack (Innéov). Confira de seguida como aplicar corretamente um creme anti celulite.

Como passar corretamente um creme anti celulite

Para usufruir em pleno dos benefícios dos cremes anti celulite, deve aplicar o produto corretamente. Confira de seguida o passo a passo.

Passo 1 – Antes de passar o creme anti celulite, deve massagear a área afetada com uma escova de banho grande, com cerdas macias, realizando movimentos circulares.

Passo 2 – De seguida, aplique e espalhe bem o creme na zona que quer tratar.

Passo 3 – Depois de espalhado o creme, realize movimentos firmes no sentido ascendente com as mãos. Estes movimentos irão ajudar a aquecer a área, o que facilita a absorção do creme.

Passo 4 – Aplique o creme anti celulite seguindo estes passos todos os dias, duas vezes por dia. Aliada a uma alimentação balanceada e à prática de exercício físico regular, a aplicação de cremes anti celulite irão resultar numa pele mais lisa e mais bonita.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *