8 Possíveis Causas do Bruxismo (ranger dos dentes)

Você acorda com dor de dentes ou rigidez nas têmporas e no rosto? Já considerou a possibilidade de estar rangendo os dentes durante o sono?

Desgaste Dos Dentes Causado Pelo Ranger Dos Dentes, Bruxismo

O ranger dos dentes, clinicamente conhecido como bruxismo, costuma acontecer quando você está dormindo, embora, às vezes, algumas pessoas também ranjam os dentes quando estão acordadas. (1)

Estima-se que cerca de 5% da população sofra com essa o problema.

O bruxismo pode não só ser doloroso, mas também forçar a articulação da mandíbula, desgastar os dentes ou romper o esmalte deles. Então, o que fazer quando isso acontece?

Causas do bruxismo

Causas Do Bruxismo

Ansiedade e estresse

A ansiedade e o estresse pode fazer com que você ranja os dentes ou aperte a mandíbula. Segundo uma pesquisa, cerca de 70% dos casos de bruxismo que ocorrem durante o sono são causados por ansiedade e estresse, que exercem um efeito subconsciente enquanto você está dormindo. (2)

O que pode fazer: Terapias de relaxamento, como meditação e técnicas de respiração, podem ajudá-lo a lidar com a ansiedade e o estresse.

A terapia cognitivo-comportamental, uma psicoterapia que se concentra na identificação de pensamentos inúteis e na alteração de certos padrões comportamentais, também pode ser útil. (3)

Tipo de personalidade

Segundo uma pesquisa, o tipo de personalidade de uma pessoa pode estar ligado ao bruxismo.

As pessoas que manifestam uma resposta emocional explicitamente negativa diante de qualquer perda, frustração ou ameaça e, além disso, são mais autocríticas e sensíveis a críticas externas são propensas a ranger os dentes.

O bruxismo também pode afetar pessoas com personalidades excessivamente agressivas, competitivas ou apressadas. (4) (5)

O que você pode fazer: se algumas partes de sua personalidade, ou seja, a maneira com a qual você lida com o estresse, estiverem deixando-o para baixo, você pode tomar medidas para lidar com isso.

Livros de autoajuda que abordem especificamente sua angústia podem ser úteis. A terapia cognitivo-comportamental também pode ajudar. (6) (7)

Além disso, usar um protetor bucal pode ajudar a evitar que o bruxismo cause danos aos dentes.

Distúrbios do sono

O bruxismo está associado a alguns comportamentos realizados durante o sono, como resmungar, falar, chutar ou socar enquanto você dorme.

O ranger dos dentes também está ligado à paralisia do sono — uma condição médica na qual você fica temporariamente incapaz de se mover quando está quase adormecendo ou durante os momentos que antecedem o despertar.

A apneia do sono, uma condição médica em que você para de respirar por curtos períodos ao longo do sono, também pode ser a causa.

O que você pode fazer: a apneia do sono pode ser tratada por meio de um dispositivo de respiração, cirurgia e mudanças no estilo de vida, como parar de fumar e perder peso. (8)

Manter certos hábitos saudáveis também pode ajudá-lo a ter uma boa noite de sono:

  • Mantenha um horário de sono regular — durma e acorde no mesmo horário todos os dias.
  • Evite estimulantes, como cafeína, álcool e nicotina, principalmente perto da hora de ir dormir. Evitar comer refeições exagerada quando já estiver muito tarde também ajuda.
  • Desligue as distrações do quarto, como luzes claras, a TV ou o computador.
  • Encerre a noite com um banho relaxante, música suave ou um livro. (9)

Parasitas intestinais

Alguns estudos descobriram que pessoas infectadas com parasitas intestinais (vermes) desenvolvem bruxismo. (10)

Os principais tipos de parasitas que infectam seus intestinos são helmintos, como oxiúros, tênias e lombrigas, e protozoários, como cryptosporidium e giardia.

Geralmente, esses parasitas adentram o corpo quando o indivíduo entra em contato com uma matéria fecal infectada presente em alimentos, solo ou água contaminados. (11)

Os parasitas podem permanecer nos intestinos por longos períodos sem causar qualquer sintoma.

Quando sentir os sintomas, você pode manifestar diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, vômitos, coceira e erupção ao redor do ânus, perda de peso e fadiga.

Se o bruxismo for recente e você tiver alguns desses sintomas, será a hora de consultar um médico.

O que você pode fazer: o seu médico pode realizar certos testes, como um exame fecal, e recomendar a medicação adequada.

Medicamentos

Este mau hábito pode ser um efeito colateral provocado por alguns medicamentos, incluindo certos antipsicóticos e antidepressivos.

O que você pode fazer: verifique com seu médico se alguma medicação que estiver tomando pode causar o bruxismo como um efeito colateral. Seu médico também pode recomendar uma medicação alternativa, se for o caso.

Fatores relacionados ao estilo de vida

Alguns fatores relacionados ao estilo de vida, como o excesso de álcool, uso recreativo de drogas, como cocaína ou ecstasy, e o tabagismo, também podem aumentar as chances de ranger os dentes.

Além disso, nada de exagerar (tomar 6 xícaras ou mais por dia) nas bebidas cafeinadas, como café e chá.

O que você pode fazer: limite o consumo de álcool ou bebidas cafeinadas. Para controlar o problema, pode ser necessário evitar fumar ou fazer uso recreativo de drogas.

Alinhamento inadequado dos dentes

Placa Oclusal, Aparelho Removível Para Proteger Os Dentes Do Ranger Dos Dentes Bruxismo

O alinhamento inadequado dos dentes, causado por uma obturação dentária muito alta, por exemplo, pode culminar em bruxismo.

O que você pode fazer: Se, simultaneamente com este mau hábito, você sentir desconforto, dor, ou tiver quaisquer outros problemas relacionados aos dentes, visite seu dentista. Ele será capaz de corrigir qualquer desalinhamento dental. (12)

Início da dentição no bebê

Seu bebê pode ranger os dentes durante o início da dentição.

O que você pode fazer: trata-se de uma fase temporária e que, portanto, irá passar.

Mas dar um abraço aconchegante no bebê, massagear delicadamente as gengivas dele com o dedo, ou dar a ele algo frio (como pedaços de cenoura fria) para mastigar pode ajudar a confortá-lo durante esse período. (13)

Antes e Depois

Foto De Bruxismo, Desgaste Dentário Antes E Depois Do Tratamento

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:19 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)