Fotos Antes e Depois

Cavala: 9 Benefícios Incríveis Para a Saúde

Comer peixe é importante para manter uma dieta equilibrada, e a cavala é um dos peixes mais saudáveis e baratos disponíveis no mercado.

No entanto, antes de adicionar a cavala à sua dieta, é importante saber de onde ela vêm e quais os potenciais benefícios que este peixe maravilhoso oferece à sua saúde, bem como, os possíveis efeitos colaterais.

A Cavala é Um Peixe Com Muitos Benefícios Para A Saúde

Que peixe é a Cavala?

Cavala é, na verdade, um termo geral que engloba mais de 30 espécies de peixes, a maioria dos quais pertencem à família Scombridae.

Esses peixes são geralmente encontrados perto das áreas costeiras, onde se reproduzem e se alimentam, e o seu alcance inclui regiões tropicais e temperadas.

As cavalas são geralmente encontradas em grandes grupos (cardumes), o que faz delas, um alvo fácil para os pescadores comerciais, tornando-a um dos peixes mais comuns da ementa, particularmente na América do Norte e Europa.

Variando de 20 cm a 200 cm, as variedades da calada têm características físicas variadas, mas oferecem sabores semelhantes e um perfil de nutrientes, relativamente, semelhante.

As cavalas são ricas em ácidos gordos ômega 3, bem como, enormes níveis de vitamina B12 (quase 700% das necessidades diárias), selênio, fósforo, magnésio, ferro e cobre.

Existem, também, quantidades menores de vitamina A, potássio, zinco e sódio.

Com 230 calorias por filete – cerca de 100 gramas – contém 21 gramas de proteína, representando cerca de 40% da ingestão diária recomendada.

Devido a este impressionante perfil nutricional e às diferentes formas de preparar a cavala, ela continua a ser um dos peixes mais populares e facilmente consumidos no mundo.

Benefícios da cavala para a saúde

Os benefícios da cavala para a saúde, incluem proteger a pele, melhorar a saúde dos cabelos, fortalecer o sistema imunológico, baixar os níveis de colesterol, prevenir doenças crônicas e reforçar a saúde óssea, entre outros.

Cuidados com a pele

Com amplas quantidades de ácidos gordos ômega 3 e selênio, o peixe cavala pode cuidar de todas as suas necessidades de cuidados da pele.

Essas substâncias agem como antioxidantes dentro do corpo, ajudando a reduzir o estresse oxidativo e os efeitos dos radicais livres, que são os subprodutos naturais do metabolismo celular.

Eles também podem ajudar a reduzir o aparecimento de rugas e manchas provocadas pela idade e aliviar algumas condições inflamatórias, como a psoríase e o eczema.

Cuidado capilar

Existem muitos nutrientes benéficos para o cuidado do cabelo, como os ácidos gordos presentes nas proteínas, ferro, zinco e ómega 3, todos encontrados na cavala.

Uma dose regular destes nutrientes na sua dieta ajudará a melhorar o brilho e a aparência do seu cabelo, enquanto fortalece os fios e reduz os efeitos das condições do couro cabeludo, como a caspa.

Aumenta a imunidade

Apesar de ter um baixo nível de vitamina C, as cavalas são, ainda, elogiadas pelos seus efeitos no sistema imunológico.

A coenzima Q10 é um dos elementos únicos presentes na cavala que está intimamente associada à prevenção de infecções e ao fortalecimento das defesas do corpo contra o estresse oxidativo.

Os ácidos gordos ômega 3 também são conhecidos por reduzir a inflamação, que pode gerar uma sobrecarga desnecessária ao sistema imunológico.

Baixa os Níveis de colesterol

A Cavala Pode Prevenir Doenças Cardíacas

Com um nível impressionante de ácidos gordos ômega 3 presentes, sabe-se que a cavala melhora o equilíbrio do colesterol no corpo, reduzindo o colesterol LDL e aumentando os níveis de bom colesterol (HDL).

Este benefício reduzirá a quantidade de colesterol que é oxidado e depositado nas artérias na forma de placas, de modo que, este peixe é conhecido por diminuir o risco de aterosclerose, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença cardíaca coronária.

Trata doenças crônicas

Os efeitos antioxidantes da cavala são bem estudados, principalmente devido ao enorme nível de selênio – mais de 80% das suas necessidades diárias por porção.

O selênio funciona como um antioxidante no organismo, ajudando a prevenir mutações celulares e doenças crônicas, neutralizando os radicais livres antes de danificarem os tecidos, células e sistemas orgânicos.

Melhora a densidade mineral óssea

Existem muitos minerais presentes na cavala, incluindo cobre, selénio, magnésio, manganês, cálcio e ferro, todos eles ligados de alguma forma à melhora da densidade óssea.

Ao consumir regularmente essa variedade de peixe, pode prevenir o aparecimento da osteoporose, mantendo a sensação de juventude e força à medida que envelhece.

Melhora a cognição

Os altos níveis de ácidos gordos ômega 3 encontrados na cavala, particularmente o DHA, representa uma função cognitiva melhorada e menores riscos de doença neurodegenerativa.

As propriedades anti-inflamatórias desses compostos reduzirão a acumulação de placa que geralmente precede os sintomas da doença de Alzheimer e Parkinson.

Perda de peso

Embora a cavala seja um peixe com um alto nível de calorias – quase 250 calorias por filete – também fornece uma enorme quantidade de proteínas, o que pode ajudar a estimular o metabolismo.

Os alimentos ricos em proteínas também provocam notoriamente a saciedade, o que pode ajudar a evitar os excessos alimentares, e a se manter dentro das suas limitações calóricas diárias.

Controla a Diabetes

Os ácidos gordos monoinsaturados, como os presentes na cavala, foram relacionados na pesquisa com a regulação do açúcar no sangue e a resistência à insulina no organismo.

Esta é uma excelente notícia para os diabéticos e aqueles com alto risco de diabetes, pois, pode manter os seus níveis glicêmicos sob controlo, além dos muitos outros benefícios que esse peixe traz para a saúde.

Referências

http://www.sciencedirect.com/
http://atvb.ahajournals.org/content/23/2/151?eaf=
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12142955
https://link.springer.com/article/
http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302010000200014
http://go.galegroup.com/
http://ard.bmj.com/content/59/7/539.short
http://ajcn.nutrition.org/content/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21246454
http://www.cienciaviva.pt/peixes/

09. novembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *