Fotos Antes e Depois

5 Benefícios Incríveis da Cenoura Preta: Usos e Efeitos colaterais

Muitas pessoas nunca viram ou comeram uma cenoura preta, porém, essa variedade da raiz é bastante comum em outras partes do mundo, como nos países asiáticos, e é uma adição extremamente saudável para qualquer regime alimentar.

Cenouras Pretas São Ricas Em Propriedades Medicinais

O que é a cenoura preta?

A cenoura preta, um cultivo colorido, produto da cenoura tradicional – cientificamente conhecida como Daucus carota subsp. sativus, é mais comum na China e na Índia.

As cenouras são tradicionalmente de cor laranja na América e em outras partes do mundo, mas elas podem vir em muitas cores, incluindo vermelho, roxo, branco, amarelo e preto.

Suas raízes têm uma doçura inesperada, um sabor sutil e levemente apimentado.

A variação de cor é principalmente devido à concentração de compostos encontrados nas variedades dessa raiz doce.

O extrato de cenoura preta, é usado pelas suas propriedades medicinais.

Embora essas cenouras sejam negras no exterior, por vezes perdem a tonalidade no interior.

A cor escura das variedades roxa e preta, sinaliza uma alta concentração de antocianinas, enquanto as cenouras de cor laranja e amarelo tendem a conter quantidades mais elevadas de betacaroteno e outros ingredientes ativos.

As cenouras pretas têm um sabor único, decididamente diferente das cenouras brancas ou cor de laranja.

Ainda que sejam mais comuns e estejam mais disponíveis no Oriente, onde são cultivadas, existem algumas lojas da especialidade onde se consegue encontrar e comprar estas raízes vegetais de cores únicas.

Leia Também: Os Diabéticos Podem Comer Cenoura?

Benefícios para a saúde

Cenoura Preta E Seus Benefícios Para A Saúde

As cenouras negras obtêm a sua cor através das antocianinas. Sendo ricas em nutrientes, possuem alguns benefícios importantes para a saúde, incluindo a capacidade de tratar doenças como o Alzheimer, e ainda, aumentar a cognição, reduzir a inflamação, otimizar a digestão e prevenir alguns casos de câncer, entre outros.

Trata a artrite reumatoide

Alguns dos ingredientes ativos presentes nas cenouras pretas têm propriedades anti-inflamatórias e habilidades antioxidantes, que ajudam a diminuir as doenças crônicas e o estresse oxidativo que provoca a artrite reumatoide.

O que Procura?
Folhas de Cenoura: Composição Nutricional e Benefícios Para a Saúde

Trata o câncer

Com uma quantidade incrivelmente alta de antocianinas, as cenouras negras representaram um excelente impulso para o corpo, contra as células de câncer. Os seus agentes antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres e neutralizar a atividade cancerígena no organismo.

Ajudam na digestão

As cenouras são extremamente ricas em fibras alimentares, o que é essencial para um sistema digestivo saudável. A fibra alimentar ajuda a estimular o movimento peristáltico e a melhorar a absorção de nutrientes no intestino.

Além disso, a fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol e regula a emissão de insulina e glicose no organismo, “o que é uma boa notícia para os diabéticos”.

Doença de Alzheimer

Os antioxidantes presentes na raiz vegetal, são conhecidos por reduzir o depósito de placa beta amiloide no cérebro. Esse depósito pode levar à congestão neural e doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Melhora a Visão

As cenouras são famosas pelo fornecimento de betacaroteno, que é conhecido por proteger diretamente a saúde da visão. Funcionando como antioxidante, o betacaroteno pode diminuir o risco de degeneração macular e retardar o desenvolvimento de cataratas, ajudando a ver melhor por mais tempo!

Usos

As cenouras pretas podem ser usadas de várias maneiras, mas a preferida é quando ainda se encontra crua, para comer com pastas ou patês. O seu sabor doce e único, é maravilhoso para conservas.

Também podem ser cozidas no vapor, ou adicionadas a ensopados e sopas, curry e saladas nutritivas.

O extrato de cenoura preta tem muitos usos, sendo utilizado em corantes alimentares naturais. Para as pessoas que pretendem manter hábitos alimentares Kosher e evitam consumir corantes de origem sintética, o extrato de cenoura preta pode ser útil para substituir os corantes alimentares mais populares, como o FD & C Red 40.

Existem poucas fontes naturais de uma cor tão escura, principalmente quando são acompanhadas de tantos antioxidantes e outros nutrientes essenciais.

Efeitos secundários

Embora existam inúmeros benefícios, é possível notar alguns efeitos colaterais depois de consumir as cenouras pretas, como a descoloração da pele, reações alérgicas, flatulências e problemas de pressão arterial.

O que Procura?
Alface Romana: 13 Benefícios Surpreendentes Para a Saúde

Grande parte desses efeitos colaterais provém de uma quantidade excessiva de fibra alimentar presentes, elevado teor de potássio e betacaroteno.

Consumir qualquer alimento em excesso pode ser perigoso, particularmente para a saúde do seu sistema gastrointestinal.

Dito isto, algumas pessoas têm uma alergia natural às cenouras, neste caso, todas as variedades devem ser evitadas, para evitar inchaço, erupções cutâneas e problemas no estômago.

Conheça Os Benefícios do Óleo Essencial de Sementes de Cenoura (Daucus carota)

Referências

1 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21381748
2 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12358498
3 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21302893
4 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21280204
5 https://www.preparedfoods.com/
6 http://www.sciencedirect.com/
7 http://www.sciencedirect.com/
8 http://www.sciencedirect.com/
9 https://link.springer.com/
10 http://www.sciencedirect.com/
11 http://www.sciencedirect.com/
12 http://www.tandfonline.com/

07. dezembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *