Fotos Antes e Depois

Cenoura Roxa: Composição Nutricional e Benefícios Para a Saúde

Embora muitas pessoas nunca tenham comido ou ouvido falar da cenoura roxa, ela é um doce e delicioso complemento para muitas receitas.

O sabor das cenouras roxas não é o único motivo para comer esta raiz, uma vez que ela também é fonte de uma excelente quantidade de nutrientes e benefícios para a saúde!

Os Benefícios Da Cenoura Roxa São Impressionantes

O que é a cenoura roxa?

A cenoura roxa é uma variante colorida das cenouras tradicionais, que possui o nome científico Daucus carota subsp. sativus.

Embora a maioria das pessoas nos EUA, Brasil, e Portugal conheça apenas as cenouras de cor laranja, as cenouras roxas são muito comuns no Leste, particularmente na China e na Índia.

No entanto, elas começaram a ser cultivadas há mais de 1000 anos na região do Afeganistão, e se espalharam pelo mundo a partir daí.

O que muitas pessoas não sabem é que, estas são na verdade, a forma original desta raiz vegetal, tão conhecida em todo o mundo. As cores mais pálidas, claras, originaram-se mais tarde, quando começaram a ser cultivadas em outras regiões do mundo.

Estas cenouras de cores únicas são ricas em antocianinas, o que lhes dá a cor característica e um sabor surpreendentemente doce.

Quanto maiores as cenouras, maior o seu núcleo central, onde a maioria dos nutrientes são armazenados, o que resulta em mais doçura.

E, embora o exterior destas cenouras possa ser de cor roxa, o centro é muitas vezes amarelo ou laranja.

A cenoura roxa pode ser usada da mesma forma que qualquer outra cenoura – em sopas, guisados, saladas, sanduíches, e como um aperitivo cru.

Embora elas não estejam tão facilmente disponíveis em Portugal e no Brasil, como na Ásia, podem ser facilmente encontradas em mercearias e lojas de importação.

Composição Nutricional

Composição Nutricional Cenoura Roxa

Estas são uma fonte rica de fibra alimentar, vitamina C, potássio, manganês e vitamina K.A cenoura roxas têm um perfil de nutrientes semelhante aos outros tipos de cenouras, com algumas distinções importantes.

O que Procura?
5 Benefícios Incríveis da Cenoura Preta: Usos e Efeitos colaterais

Possuem um baixo nível/quantidade de calorias – apenas 25 calorias por copo – e apenas 5 gramas de carboidrato.

Quando se trata de antioxidantes, as cenouras roxas têm um excelente teor de luteína e betacaroteno.

Também contêm mais compostos fenólicos, como as antocianinas, do que qualquer outra variedade de cenoura, com exceção das cenouras pretas. Leia Também: 5 Benefícios Incríveis da Cenoura Preta: Usos e Efeitos colaterais

Benefícios para a saúde

Para Além De Fazer Bem Aos Olhos A Cenoura Roxa Oferece Muitos Outras Propriedades Medicinais

Os benefícios mais impressionantes das cenouras roxas incluem os seus efeitos sobre a perda de peso, as doenças crônicas, a diabetes, as doenças cardiovasculares, as condições inflamatórias, a visão e a melhora na circulação sanguínea.

Perda de peso

A raiz vegetal é particularmente apreciada pelo seu lugar numa dieta de emagrecimento. O seu baixo teor calórico e de gordura, somados a uma quantidade rica em fibra, é uma excelente forma de saciar-se sem comprometer os seus objetivos alimentares.

Além disso, digerir toda essa fibra pode ajudar a acelerar o seu metabolismo, o que auxilia na queima de gordura passiva, ideal se estiver a tentar perder peso.

Trata a diabetes

Embora as cenouras sejam consumidas com moderação por qualquer pessoa que sofra de diabetes – devido ao pico de açúcar no sangue que podem ocasionar – o consumo moderado destas é algo positivo.

Contudo, a sua fibra pode ajudar a regular a emissão de glicose e insulina no corpo, ajudando a prevenir os picos agudos e as quedas de açúcar no sangue.

Doença cardiovascular

Com elevados níveis de fibra alimentar e antioxidantes que podem ajudar a proteger a integridade do sistema cardiovascular, as cenouras roxas são ótimas para a saúde do coração.

A sua fibra ajuda a reduzir os níveis globais de colesterol, reduzindo o risco de aterosclerose, bem como doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e AVC.

Enquanto a vitamina C dessas cenouras também é fundamental para fortalecer as paredes das artérias e vasos sanguíneos.

Reduz a inflamação

Uma pesquisa realizada mostrou que as antocianinas, que são encontradas em altas concentrações na cenoura roxa, podem ajudar a aliviar muitas condições inflamatórias, incluindo artrite, gota, dores de cabeça e até mesmo hemorroidas.

O que Procura?
Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail): Benefícios, Usos, HPV, Câncer e Imunidade

Leia Também: 8 Remédios Caseiros para Hemorroidas (Apoiados pela Ciência)

Melhora a Visão

Embora a cenoura roxa contenha menos betacaroteno do que as variedades de cor laranja e amarela, há também uma quantidade significativa de luteína e zeaxantina nestas, que pode ajudar a melhorar a visão.

Estes antioxidantes irão reduzir o estresse oxidativo na retina, prevenindo a degeneração macular e diminuindo o risco de desenvolvimento de cataratas.

Melhora a Circulação

Há uma quantidade razoável de ferro neste vegetal, o que é ótimo para impulsionar a circulação. A presença de vitamina C e outros antioxidantes, também ajudará a prevenir roturas e obstruções no sistema circulatório, garantindo que todos os seus processos metabólicos se mantenham normalmente.

Trata doenças crônicas

Os elevados níveis de antocianinas encontradas nestas cenouras são excelentes antioxidantes para o corpo; esses compostos são capazes de encontrar e neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pela mutação celular e outras formas de doenças crônicas, como doenças cardíacas, artrite reumatoide e doença de Alzheimer.

Referências

https://www.cambridge.org/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://www.amjbot.org/
http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf050570o
http://journal.ashspublications.org/
http://pubs.acs.org/
http://www.nejm.org/
http://ajcn.nutrition.org/

07. dezembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *