Chá De Açafrão: 7 Poderosos Benefícios Para a Saúde e Como Fazer

Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética) a 8 novembro 2018 - Publicado a 4 de janeiro de 2018

O chá de açafrão é um chá floral exótico com alguns benefícios impressionantes para a saúde, embora tenha um preço bem elevado!

Chá De Açafrão, 7 Poderosos Benefícios Para A Saúde E Como Fazê Lo

O Que É o Chá de Açafrão?

O chá de açafrão é uma infusão de ervas preparada a partir dos estigmas secos da flor de açafrão, uma planta da família dos lírios, cientificamente conhecida como Crocus sativus L

A planta leva até três anos de semente à flor, e cada planta tem cerca de 3- 4 flores, cada uma delas com 3-4 estigmas vermelhos.

São estes estigmas longos e delicados, (com cerca de 25 mm de comprimento) a parte da planta usada para produzir o tempero açafrão, e devem ser coletados à mão, daí o preço elevado, quando em comparação com outras especiarias. O tempero ainda hoje continua a ser uma das especiarias mais caras do mundo.

O chá de açafrão, na sua forma tradicional, não contém cafeína. No entanto, os sacos de chá de açafrão comerciais são geralmente uma mistura de açafrão, chá preto e outras especiarias e têm cafeína.

Fatos Nutricionais

O chá de açafrão é preparado com 4-5 estigmas de açafrão, secos ou moídos em pó. Existe uma alta presença de alguns ingredientes ativos e compostos nestes filamentos, incluindo antocianina, alfa-caroteno e beta-caroteno, vitaminas do complexo B e vários outros carotenóides e antioxidantes.

Propriedades

A especiaria contém mais de 150 compostos voláteis e de produção de aroma, principalmente terpenos, álcool terpeno e ésteres. O sabor amargo e um iodofórmio ou fragrância parecida com o feno são causados ​​pelos produtos químicos picrocrocina e safranal.

A espécie Crocus sativus L. possui algumas atividades medicinalmente importantes, tais como anti-hipertensivas, anticonvulsivantes, antitussígenas, antigenotóxicas e citotóxicas, afrodisíaco, ansiolítico, antioxidante, antidepressivo, antinociceptivo, anti-inflamatório e relaxante. 

Também melhora a memória e as habilidades de aprendizado e aumenta o fluxo sanguíneo na retina e na coróide.

Benefícios Do Chá De Açafrão

Flor De Açafrão De Nome Científico Crocus Sativus L E Estigmas Secos Para Fazer Chá

Os benefícios mais importantes do chá de açafrão incluem a sua capacidade em melhorar o humor, aliviar a TPM, melhorar a pele, melhorar a visão, melhorar a memória, prevenir o câncer e proteger a saúde do coração, entre outros.

Antidepressivo

Vários estudos mostram que o uso do açafrão é capaz de afetar o equilíbrio hormonal no cérebro, o que pode ter efeitos perceptíveis no humor, ansiedade e sintomas da depressão. Beber uma xícara de chá pela manhã pode estabilizar o humor para começar melhor o dia.

Impulsionador da memória

O impacto desta tisana no cérebro também inclui efeitos antioxidantes. Isso pode reduzir a deposição de placa no cérebro e diminuir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer ou o Parkinson.

Prevenção de Câncer

As antocianinas e carotenóides encontrados na especiaria e, posteriormente, no chá, são capazes de neutralizar os radicais livres, os perigosos subprodutos do metabolismo celular. Este benefício pode baixar os níveis de inflamação crônica e prevenir doenças como o câncer, artrite reumatoide e doença coronariana.

Saúde da Visão

O beta-caroteno é bem conhecido pela sua capacidade de proteger a visão, prevenindo a degeneração macular e atrasando o início da catarata.

Pressão sanguínea

Vários estudos descobriram que a infusão é capaz de reduzir a pressão arterial elevada, ao mesmo tempo que reduz os níveis de triglicérides e colesterol, e mantém o organismo seguro contra a aterosclerose e ataques cardíacos.

Condições da pele

Os antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias do chá podem ajudar a tratar condições da pele, como a psoríase ou eczema.

Tratamento da Síndrome de tensão pré-menstrual

Os efeitos hormonais do chá de açafrão podem ajudar as mulheres menstruadas que sofrem com cólicas dolorosas ou alterações de humor.

Como Fazer o Chá De Açafrão?

Como Fazer O Chá De Açafrão

Fazer a infusão em casa é extremamente fácil, desde que, encontrar o açafrão autêntico que não esvazie a sua conta bancária! Não existem contra-indicações quando bebido com moderação, podendo tomar 2-3 chávenas por dia.

  • Etapa 1: Adicione 4-5 estigmas de açafrão a uma xícara de chá ou infusor de chá.
  • Passo 2: Leve uma panela de água a ferver e retire do fogo após levantar fervura.
  • Passo 3: Verta a água quente sobre os estigmas.
  • Passo 4: Deixe o chá em infusão durante 3-4 minutos antes de beber.
  • Passo 5:  Adicione 1 colher de chá de mel para dar sabor, se desejar.
  • Passo 6: Para uma versão mais exótica, pode adicionar leite de vaca orgânico ou leite de coco e cardamomo em pó.

Efeitos Colaterais

Existem poucos efeitos colaterais conhecidos, no entanto algumas pessoas têm sensibilidade ou alergia ao tempero.

Em termos de toxicidade, até hoje não foi relatado nenhum caso, quando consumido em proporções culinárias.

Como sempre, as mulheres grávidas devem conversar com o médico antes de adicionar novos remédios à sua dieta.