Os 20 Benefícios do Chá de Carqueja (Baccharis trimera)

A Carqueja (Baccharis trimera) é uma planta nativa encontrada em toda a América do Sul.

Vários estudos mostram que a Carqueja possui atividade antioxidante in vitro, bem como propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, analgésicas, anti-hepatotóxicas e antimutagênicas.

No entanto, os estudos sobre o seu potencial antioxidante in vivo são ainda limitados.

Os Benefício Do Chá De Carqueja

A planta tem sido usada na medicina alternativa popular para tratar doenças gastrointestinais e hepáticas, bem como processos inflamatórios e diabetes [  ].

A atividade antioxidante da carqueja tem sido relacionada aos seus diversos compostos fenólicos, incluindo os polifenóis da quercetina e da rutina, bem como os ácidos fenólicos, como os ácidos cafeoilquínicos.

Os compostos fenólicos são amplamente encontrados em vários alimentos vegetais, como açaí, kiwi, chá verde, cacau e vinho tinto, e têm muitas funções fisiológicas e farmacológicas. 

Estudos in vitro e in vivo demonstraram que os compostos fenólicos têm efeitos poderosos sobre as respostas biológicas, capturando espécies reativas de oxigênio (ROS) e ativando as vias de sinalização celular.

Estudos anteriores também mostraram a capacidade dos ácidos fenólicos para prevenir danos nas células neuronais e sugerem que os compostos fenólicos são eficientes como agentes neuroprotetores.

Adicionalmente, foi demonstrado que os ácidos cafeoilquínicos protegem contra a toxicidade da β-amilóide nas linhagens celulares de neuroblastoma MC65 e SHSY5Y e têm um efeito neuroprotetor no cérebro. 

Vários resultados obtidos sugerem um potencial uso neuroprotetor para Carqueja, apoiando a ideia de que os antioxidantes dietéticos são uma abordagem promissora para impulsionar os sistemas de defesa contra o estresse e a neurodegeneração.

Outros benefícios da carqueja

Uso tradicional indígena

A planta tem sido utilizada pelos povos indígenas ao longo de séculos de resistência, bem como para a fertilidade das mulheres e a virilidade nos homens.

Do ponto de vista terapêutico, a planta tem sido muito usada em uma grande variedade de doenças relacionadas ao sistema digestivo para o qual ela é considerada bastante eficaz.

Por exemplo, os nativos usariam a carqueja para fortalecer o processo digestivo, eliminar parasitas intestinais, acalmar a diarreia e aliviar a irritação do sistema digestivo, após um episódio de indigestão, diarreia ou intoxicação alimentar.

No entanto, o principal uso da planta é para apoiar o fígado.

Nativos utilizavam-na para aliviar disfunções hepáticas diversas, para limpar o fígado, para eliminar obstruções da vesícula biliar e como um limpador de sangue.

Os nativos também foram relatados em usar a Carqueja para reduzir a febre e para aliviar as condições inflamatórias.

O uso tradicional consistia em uma infusão de uma boa quantidade de Carqueja seca em um litro de água ou mastigava-se o caule fresco e carnudo.

A planta também reduz a contração intestinal, que apoia o seu efeito calmante em casos de irritação do sistema digestivo.

Ela impede o desenvolvimento de úlceras, que podem estar ligados a suas propriedades anti-inflamatórias.

Todos estes benefícios podem estar ligados à capacidade da planta conseguir inibir a biossíntese das prostaglandinas, devido a algumas prostaglandinas sendo compostos inflamatórios.

Uma vez que as prostaglandinas também são mediadoras da dor e febre, esses dados podem apoiar que o uso nativo da planta pode reduzir a febre, e para terminar ela pode também ter uma abordagem auxiliar natural para enfrentar os desafios associados à hipertensão.

Outras propriedades:

  • protege o fígado
  • induz abortos
  • desintoxica o fígado
  • mata vírus
  • ajuda a digestão
  • aumenta a micção
  • reduz o ácido
  • reduz a febre
  • trata úlceras
  • promove a transpiração
  • alivia a dor
  • expulsa vermes
  • levemente laxante
  • reduz a inflamação
  • reduz o açúcar no sangue
  • purifica o sangue

No Brasil

As infusões de Baccharis trimera (Asteraceae) são tradicionalmente usadas no Brasil como chá para tratar distúrbios hepáticos. 

É um dos principais constituintes em formulações de ervas utilizadas para o tratamento de doenças do fígado e outras doenças.

Chá de carqueja

O chá de carqueja pode ser encontrado em várias formas em que uma delas se inclui o pó:

Uso sugerido para o Pó de Carqueja

A planta é melhor preparada como infusão (chá): Use uma colher de chá de pó para cada copo de água. Despeje a água a ferver sobre o pó e deixe em infusão durante 10 minutos.

Antes de beber o chá deixe que o pó assente no fundo e beba ainda quente.

Se necessário use um passador para retirar o pó.

Normalmente podem ser tomadas 1 a 2 xícara, por dia.

Contra indicações e riscos

Não deve ser usado durante a gravidez porque demonstrou causar contrações uterinas (efeitos abortivos em roedores).

A utilização da planta é contra-indicada em pessoas com pressão arterial baixa, devido aos seus efeitos hipotensores documentados.

Os Diabéticos devem controlar os seus níveis de açúcar no sangue com maior regularidade se ingerirem a planta.

Interações medicamentosas

Nenhum relatado até agora, porém, pode aumentar o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos e diabéticos.

A informação contida neste artigo destina-se apenas para fins educacionais.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 20/07/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 67 Comentários
  1. Marcelo Honorato (de Souza Reply

    Muito bom

  2. suelly Reply

    esse cha serve para o combate da doença de chagas

  3. ILMA Reply

    tenho problemas com pressão alta,sou diabetica,gostaria de saber se a carqueja pode ser erva verde que se compra em mercado que vende ervas ou se a que vende em caixa serve.desde ja aqui fica os meus agradecimentos

  4. lucilia Reply

    Ola! Já conheço o chá da carqueja mas não sei a quantidade que devo utilizar por litro de agua. Pode-me indicar por favor.

  5. Zeine Reply

    Descobri que estou com cirrose e estou tomando carqueja estou agindo corretamente? Que a médica me falou que o medicamento é o meu alimento.

  6. madeane Reply

    olá, tenho gordura no fígado e estou um pouco acima do peso. Gostaria de saber se carqueja elimina mesmo essa gordura do fígado e qual a quantidade certa que devo tomar e quais são os riscos de toma-lo em excesso?

  7. ISMAEL MARINHO Reply

    Amigos (as)

    Bebo chá da carqueja há vários anos, no mesmo período de tempo, não sei o que é prisão de ventre e nem desarranjo intestinal, não sou chegado a alimentação gordurosa e nem doce, além de frituras, mas se eu quiser como de tudo e nada me afeta, caso eu seja convidado para uma festinha e na mesa tenha empada, pastéis e outros, eu como normalmente, porém louco para chegar em casa para ingerir meu chá de carqueja e de imediato arrotar. Me desculpe mais essa é a expressão!.
    Att.
    Ismael Marinho

    • Rose Dantas Reply

      Vc está de parabéns Esmael Marinho, e isso aí! Eu faço a mesma coisa e a minha saúde é de ouro. Eliminei 12 kilos e nunca mais ganhei, usando carqueja.

  8. Onorio jose bernardes Reply

    Meu pai já dizia algo de bom da carqueja,como devo toma-la
    antes ou depois das refeições.

  9. Daniel Reply

    Minha filha tem 8 anos, está evacuando mole há uma semana, será que criança pode tomar este chá?

  10. cidinha Reply

    Estou com gordura no figado como posso tomar o chá de carqueja , ele é bom para isso, obrigado .

  11. LUCIMAR Reply

    quero saber a que horas posso tamar o cha de carqueja obrigada e fico no agurdo

  12. jose carlos da cunha lopes Reply

    ESTOU COM GORDURA NO FIGADO E PRECISO SABER SE O CHA DE CARQUEJA PODE ME AJUDAR; E TAMBEM ESTOU 18 QUILOS ACIMA DO MEU PESO QUAL A QUANTIDADE Q TENHO Q TOMAR POR DIA? AGRADEÇO SE ME RESPONDER

  13. vanderlei luiz weber Reply

    quero saber como faço o chá da planta,verde ou seca?
    qual a quantidade de folhas para 1 lt?
    como devo toma-lo?
    obrigado

  14. maria ana Reply

    ESTOU COM GORDURA NO FIGADO E PRECISO SABER SE O CHA DE CARQUEJA PODE ME AJUDAR; E TAMBEM ESTOU 18 QUILOS ACIMA DO MEU PESO QUAL A QUANTIDADE Q TENHO Q TOMAR POR DIA? AGRADEÇO SE ME RESPONDER

  15. Ailton Reply

    ola ja tomo o cha algum tempo estou adorando os resultados realmento e muito bom para a saude. apenas gostaria de saber a quantidade exata q posso consumir e c a alguma restricao quanto ao uso diario e prolongado,c ha gostaria de saber o quanto posso usar e por quanto tempo? obrigado

  16. Karen Renata Reply

    Há dois meses começei a fazer uso do chá de carqueja pra problemas digestivos. Tirei a vesícula a um ano e senti muita dificuldades de digestão e hoje ainda não encontrei melhor solução que o chá de carqueja . É milagroso. Além tb que está ajudando a emagrecer.

  17. JOSE CARLOS DOS SANTOS Reply

    SOU DIABETICO IMPERTENSO DESEJO SABER QUANTO VEZES DEVO TOUMA O CHA DE CARQUEJA DURANTE O DIA

  18. Lena Reply

    Gostaria de saber se corta o efeito do anti-concepcional!

  19. Mariane Reply

    realmente o chá de carqueja é muito bom eu tomo 2 copos por dia e já emagreci bastante

  20. miguel Reply

    Disponho da erva, in natura, e seca, colhida manualmente nos campos nativos do RS, a quem se interessar, entre em contato. [email protected]

  21. mary dery Reply

    eu tomo atenolol de 50 mg todos os dias à noite 19 horas, tem algum problema eu tomar este meu remédio de hipertensão e 1 hora depois tomar o cha de carqueja? a mistura deste meu remédio com os flanóides do chá, não vão dar transtorno na minha saúde? pois, sempre que tomo este meu remédio da pressão, uma hora depois se eu precisar tomar um chá de boldo ou de espinheira santa, eu não me sinto muito bem. Será por causa dos flanóides? e a carqueja contém flanóides. Por favor tire esta dúvida da minha mente. Ultimamente tudo que como meu estomago incha, quero começar a tomar carqueja. Muito obrigado!!!!

  22. jaci Reply

    gostaria de saber se aqueles chá que vende em caixinha faz o mesmo efeito?
    por favor alguem me responde.

  23. Débora lima Reply

    Tomei o carqueja realmente ele emagrece..acho que nw deve tomar em excesso pois ele faz mal!!!foi isso que aconteceu comigo ..eu comecei a emagrecer achava que nw esta bom mais ja esta magra …tomei de todos os jeitos o que aconteceu:
    ele nao fazia mais efeito eu parei e engordei tudo de novo!!a maneira mais correta de tomar é uma vez ao dia uma chicara bem pequena demora mais vc emagrece eu garanto !!!

  24. yolfait simples Reply

    é bom e faz bem

  25. Joseneide Rodrigues Reply

    Gostaria de saber se o chá de carqueja aumenta a pressão arterial.

  26. alessandra Reply

    a carqueja que compramos em lojas naturais ,faz o mesmo resultado para emagrecer, do que aquelas que pegamos na horta.

  27. Regiz Reply

    Esto tomando o chá de carqueja e emagreci 4 Kgs

  28. senguia Reply

    acho que o chá é bom para homens kkkk

  29. jack flash Reply

    Este artigo apresenta falta de rigor na pesquisa. Baccharis trimera é uma planta encontrada no Brasil, não tem nada a ver com a carqueja que se encontra no norte de Portugal (Genista tridentata). A foto é da carqueja portuguesa.

  30. linda Reply

    quero saber se eu tomar esse remedio vou ficar boa da caspa

  31. maria dosocorro abreu Reply

    Posso usar este chá para pressão alta? Tenho uma pressão muito alta e emocional, tomo o remedio e continua alta. Vocês podem me ajudar com alguma planta desta. por favor me ajude.

  32. luis henrique Reply

    Eu adoro colocar ramos de carqueja verde na pinga e finca otimo! isso faz mal?

  33. burrice Reply

    TODAS AS RESPOSTAS ESTAO NO TEXTO, LEIAM ATENTAMENTE. SE VC TEM PREGUIÇA DE LER VC SE FERRA E FICA FAZENDO PERGUNTA IDIOTA.

  34. RUTH GAMA Reply

    Gostaria de saber se faz mal tomar chá de carqueja para emagrecer.
    Estamos eu e mais 3 amihgas tomando diariamente este chá….
    Mais uma outra amiga disse que ele afina o snague e causa leucemia…
    Epa!!! Ficamos preoucpadas, pois ele disse que o efeito só aparece ( leucemia) a´pos mais ou menos 10 anos.
    Aguardo resposta.
    obrigado pela atenção

    • DELLMA PEREIRA... RIO VERDE GO Reply

      entao a mais ou menos uns seis anos tomei o cha por uns 4 meses perdi bastante peso ate fiquei magra demais…
      entao parei agora volto a tomar realmente ja ouvi falar que nao deve tomar por muito tempo…

  35. Virginia Reply

    Tomei o chá só que observei que no período menstrual ele prolonga o ciclo. E dá um certo desconforto, como uma cólica leve. Porém no emagrecimento achei positivo. Por isso aconselho no período menstrual não utilizá-lo.

  36. bianca rj Reply

    gostaria de saber se o chá faz emagrecer

  37. suraide funario dos santos Reply

    gostaria de saber, eu sou hipertensão(tenho pressão alta ) posso tomar o chá?
    obrigado.

  38. Soares Reply

    Gostaria saber se para fazer o chá é utilizada a carqueija ou só a flor da carqueija.

  39. oscar julio muraro Reply

    minha esposa estar com o peso abaixo da média 57 KG. Ela etar com diabete, pode tomar o chá.

  40. claudio zamorano Reply

    Usei o chá de carqueja para combater a gordura no sangue e obtive sucesso. Achei a matéria muito boa.

  41. Ana Gonçalves Reply

    Realmente, comecei a tomar o chá de carqueja e já senti os resultados, diminui o peso e senti mais disposição na academia. Estou tomando 2 vezes ao dia.

  42. Max Reply

    Cara Núbia Cristina
    Gostaria de saber se o seu problema foi resolvido, voce já fez outro exame? como voce está hoje? estou perguntando é porque tenho o mesmo problema, e não sei como resolver.
    Obrigado

  43. Marcelo lima serafim Reply

    Gostaria de saber,se o consumo demais de cha,pode prejudica a visão.

  44. Núbia Cristina Reply

    Em 2006, depois de um exame de ultra som abdominal, descobri que tinha esteatose hepática (gordura no fígado. A partir daí, comecei a usar o chá de carqueja diariamente e todos aqueles sintomas incômodos como enxaqueca, dor de cabeça e mal estar acabaram. Além disso, emagreci dez quilos, já que estava bem acima do peso.
    Ele também auxilia na retenção de líquido, pois é diurético tambem.
    Uso e recomendo.

  45. Tatiana Reply

    Gostaria de saber se este chá com o uso dele pode tbm se evitar aquela barriguinha que todas nós mulheres odiamos.

    Aguardo uma resposta

  46. regina barcelos Reply

    tenho plantação em casa,gostaria de saber a forma correta para consumo se é a folha seca ou verde e qual seria a dosagem correta,ex:quantidade de folhas para infusão e quantidade a ser ingerida diarriamente???Aguardo retorno grata.

  47. rebeca Reply

    gostaria de saber se o chá de carqueja ajuda emagreçer e acabar com a retenção de líquido?
    pois tenho retenção de liquido por causa do anticoncepcional.
    obrigada

  48. geize Reply

    gostaria de saber sobre a fertilidade e emagrecimento e + beneficios da erva????

  49. Cristiane Reply

    gostaria de saber um pouco mais sobre a carqueija

  50. irene Reply

    atodas pessoa que uzen corqueja pois e muito bom para acalmar e prissaõ de ventre e energértico

  51. maria rosália fusco Reply

    gostaria de saber mais sobre os efeitos da carqueja sobre a fertilidade da mulher que tem endometrise?

  52. roberto dos santos eugenio Reply

    quero saber como faço o chá da planta,verde ou seca?
    qual a quantidade para 1 lt?
    como devo toma-lo?
    obrigado

  53. vana Reply

    fique sabe que ela ajuda a diminuir o apetinde e gostaride sabe aonde encotro essa planta

  54. roberto dos santos eugenio Reply

    encontrei carquejo perto de casa e queria utiliza-lo para emagrecer
    Queria saber com faço o chá e a quantidade para toma-lo.
    Obrigado

  55. ELSON RAMOS JUNIOR Reply

    Em meu sítio , em Jaguariaíva, PR temos carqueja nativa de montão.
    Às vezes eu colho as folhas, deixo secarem à sombra e embalo. Sei que
    esta planta tem muitas propriedades . Raramente tomo este chá, pois
    minhas funções hepáticas e iintestinais por enquanto estão boas. Se alguém
    necessitar pode me escrever pois temos esta erva.
    Saudações.
    Elson

  56. sam Reply

    pode colocar na cachaca?

  57. Evilásio Marques Reply

    Gostaria de saber, se baixa a glicose e onde comprar o chá.

    Obs==> Moro em Fortaleza.

  58. Quintino Costa Cardoso Reply

    Pretendia saber que partes da planta e quantidade se podem usar.
    Tenho dois feixes de carqueja seca em casa mas, ainda não comecei a utilizar.
    Solicito alguma informação.
    obrigado

  59. elisangela Reply

    adorei muito essa materia

  60. sonia Reply

    onde posso encontrar para comprar o pó de Carqueja?

  61. Eliana Pinto Moraes Reply

    eu tomo 1 xicara 3x ao dia e me sinto muito bem c/ menos de trinta dias minha glicose e colesterol diminuiram estou adorando, é bom mesmo.

  62. lourdes Reply

    muito bom essa matéria gostaria de saber sobre essa planta

  63. sirley Reply

    tomo alguns rémedios p/ anciedade insônia. Posso usar esse chá para emagrecer pois estou com10k acima do meu peso. ESTOU EM PÂNICI>>

  64. priscila Reply

    adorei o resultado sera q esse chá tem outras utilizaçoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 20/07/2018 às 1:27 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)