Chá de Erva Cidreira e Seus Benefícios como Laxante, Sedativo, Tonificante…

Conheça as propriedades medicinais e os benefícios do chá de Erva cidreira. O nome cientifico desta planta é (Melissa officinalis).

É um excelente calmante dos nervos, alivia inflamações e dores.

As infusões de erva cidreira são laxantes, sedativas e tonificantes do coração e do cérebro; é estimulante e antiespasmódico; alivia depressões nervosas.

Foto de Erva Cidreira

Beber chá de cidreira cura dores de cabeça (enxaquecas), dor no ventre, dor de dentes, dor de ouvidos, nevralgias e reumatismo.

Alegra, anima e Facilita a oxigenação das células cerebrais. São então estes alguns dos exemplares benefícios da erva cidreira.

Aspecto final

Receita de Chá de Erva Cidreira e Hortelã
Ingredientes:
1 l de água
1 chávena de chá de hortelã
2 chávenas de chá de erva-cidreira picada ou 4 em saquinhos
açúcar ou mel q.b.

Preparação:
Coloque a água e as folhas numa panela e leve ao lume alto para ferver.
Quando ferver, desligue e coe o chá. Deixe arrefecer e adoce a gosto.
Guarde no frigorífico até à hora de servir.

Curiosidades
Diz o povo que o chá de erva-cidreira, tomado todas as manhãs (adoçado com mel) traz de volta a juventude, fortalece o cérebro e ajuda a combater a inércia natural.

Informações Úteis

A erva-cidreira é uma planta medicinal que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro.

É uma planta proveniente da Ásia Ocidental e há muito tempo que está espalhada pela Europa, sendo muito vulgar encontrá-la em caminhos, sebes, junto às casas e até mesmo em vinhas.

As suas folhas libertam um intenso aroma a limão doce.

É uma planta que se adapta bem a qualquer solo, surgindo mais em zonas ensombradas, embora também possa ser cultivada ao sol.

As folhas da planta podem ser usadas para dar sabor a saladas de legumes, frutas, carnes, pudins, guarnições, vinagres e licores. As folhas frescas são mais aconselháveis, porque tendem a ser mais saborosas do que as secas.

Propriedades Medicinais

Apresenta inúmeras propriedades medicinais muito úteis, tais como: anti-inflamatória, antiviral, antioxidante, digestiva, laxante, calmante, ajuda a tratar de problemas nervosos, perturbações de sono, espasmos, enfartamentos, anorexia, tratamento de febres, constipações, alivia inflamações e dores.

A cidreira, conforme já concluíram diversos estudos, apresenta muitas propriedades bastante úteis e não revelam qualquer efeito secundário relevante para a saúde.

Pode usar as folhas da erva-cidreira para fazer chá, adicionando 4 colheres de sopa de folhas da planta para cada litro de água e procure beber durante o dia.

É uma excelente forma de combater os nervos, é estimulante, antiespasmódico, alivia depressões nervosas, dores de cabeça, dor de ventre, dor de ouvidos e dor de dentes.

Apresenta também outros benefícios, tais como, nevralgias, reumatismo e facilita a oxigenação das células cerebrais.

A título de curiosidade, já o povo dizia que o chá de erva-cidreira todas as manhãs com mel trazia de volta a juventude, fortalecia o cérebro e ajudava a combater a inércia natural.

Pode também, usar esta planta externamente na pele para aliviar de alguma picada de insetos ou mesmo para evitar estas picadas e isto tudo deve-se ao seu óleo que funciona como um excelente repelente.

Embora a planta seja antialérgica, poderá surgir irritação em algumas pessoas que apresentam peles sensíveis.

O óleo essencial da planta é por vezes utilizado para a aromaterapia (ramo da fitoterapia que se baseia nos aromas que as plantas podem provocar ao indivíduo).

Pode relaxar, utilizando um chá mais forte (cerca de 8 colheres de chá de erva por cada litro de água) e misture com a água da banheira.

A mulher beneficia ainda mais com, porque é uma aliada na regulação das menstruações, ajuda a tranquilizar e relaxar em casos de cólicas, apresenta efeito tônico no útero e pode também auxiliar em casos de esterilidade.

Além de todas estas vantagens que a erva-cidreira nos traz, existe uma contra indicação, sobretudo para pessoas que sofram de problemas de tiroide.

Para pessoas com este problema e que têm por hábito tomar medicação diária devem evitar ao máximo a cidreira, porque pode reduzir ou tirar o efeito do medicamento.

A planta é cada vez mais usada para fins comerciais, uma vez que a sua procura tem vindo a aumentar em toda a Europa e a sua cotação tem vindo a aumentar consideravelmente.

» Conheça os 10 Benefícios da Erva-Cidreira e como Usá-la

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 23/12/17 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Esta matéria tem 27 Comentários
  1. Maria Eliseu Reply

    Adoreiiiiiii gostaria de SABER se a erva cidreira quando tomada tira o efeito do remédio de tiróide. obs pq eu tenho. obrigado

  2. Alison do Nascimento Pereira Reply

    Eu adoro esse chá, eu faço ele e ponho pra gelar, tomo o dia todo, estou tomando todos os dias, como tenho problemas com acnes, ele me ajudou a controlar a inflamação, e junto com o tratamento que estou fazendo, realmente estou gostando do resultado, estou quase trocando esse chá pelo café (até pq tomo todos o dia todo)
    Não sei o que seria de min sem essas propriedades deste chá maravilhoso :3..

  3. Rubenilada Lobato gonçalves Reply

    Eu não sei o que seria de mim sem esse chá maravilhoso, e uma opção de tratamento alternativo, eu já vir de uma origem que e ligadona em chá,esse chá, me relaxa, tira minha dor de cabeça no ato que eu tomo, resumindo serve para tantas coisa,

  4. Santos Reply

    Estou morando na praia e aqui tem mosquitos que me provocam alergias. A área fica muito inchada durante uma semana quando ocorre a picada. Remédios de farmácia não deram bom resultado. Descobri recentemente que se passar no local folhas amassadas da erva cidreira o sintoma desaparece. Consegui a planta e já estou usando. Para mim tem sido uma maravilha. Também estou ingerindo em chá para gazes que me provocavam dores abdominais e também está resolvendo. Uma maravilha mesmo. Não confundir Erva-cidreira (Melissa officinalis) com o capim santo. Recomendo a todos.

  5. cleusa santanin Reply

    estou com pressao alta e esta dando trabalho e percistente com uma grande quantidade de medicamentos vou tomar cidrera e magrecer um pouco

  6. Jaqueline Reply

    Adorei as informações, tomarei todos os dia, principalmente porque estou com pressão alta.

  7. sonia ramos Reply

    Erva cidreira,nao e recomendavel para quem sofre de hipotensao(pressao baixa)minha vizinha fez uso do cha,e foi parar no pronto socorro com queda sistolica muito baixa.para pressao alta por estresse serve.Eu uso! agora! cada caso e um caso!!!

  8. maria abreu Reply

    adorei o conhecimento mto obrigada.

  9. Maria Gabriel da Silva Motta Reply

    Nunca pensei que a cidreira teria tantos beneficio assim pra saude gostei de tudo que aprendi,tenho em casa mas nunca dei importancia,agora farei uso mais frequente.

  10. j Reply

    isto ai da foto nunca foi erva cidreira

  11. maria do carmo nunes silva Reply

    bom dia, eu cultivo a planta de erva-cidreira em casa,mas não sabia que a mesma tinha tanta utilidades, de vez em quanto eu tomo um chá quando estou muito agitada. agora diante do que eu lir e aprendir a respeito da mesma, eu vou procurar usar mais o chá junto com os meus familiares.

  12. CAMILA Reply

    O chá de erva cidreira pode ser tomado por quem tem pressão baixa (9.6… 10.6)?

  13. Camila Reply

    Quem tem pressão baixa pode tomar o chá de erva cidreira?

  14. juliana neves Reply

    cara meu eu levei 11 pontos vlw

  15. Edgar Gomes Reply

    Comecei hoje a tomar o cha de Cidreira e vou esperar os seus efeitos que acredito.

  16. jaquelyne Reply

    e otimo ser bem jovem e nao ter enfermidade !!!

  17. aline Reply

    ótimo adorei

  18. Teresa Reply

    Boa tarde. O efeito é o mesmo se da vez de tomar a folha verde, tomar chá de cidreira seco? Obrigada

  19. manoela c da s Reply

    parabens pelo site quemm o fez tem asa cosas que as pessoas precisam nele obrigado

  20. sirlane Reply

    cha de erva cidreira ajuda na insonia?

  21. Joaquim Reply

    o chá de cidreira é otimo – eu gosto

  22. ismael Reply

    gostaria de saber se a hortelã serve para quem tem labirintites

  23. Aloisio Cerqueira Reply

    O chá de erva cidreira serve para pressão alta? quem poderia responder

    • Estela Rufino Reply

      Olá Aloísio, que eu saiba não serve ok? Mas ele é um excelente calmante e alívia mesmo as dores de cabeça.

      Quanto a pressão alta, chás de folhas de chuchu ajuda e gengibre também, e linhaça, beringela, aliás a mãe natureza ajuda em tudo desde que a saibamos utilizar. Busque mais sobre pressão alta causas e consequências e descobrirá o que terá que fazer para não sofrer tanto com ela.

      Boa sorte,
      Estela Rufino

  24. ghafsf Reply

    n melhoro nada!! B/

  25. EDUARDO Reply

    CAIU,ESCORREGOU;MACHUCOU TOME UMA XICARA DE CHA ERVA CIDREIRA,OTIMO PARA INFLAMAÇOES INTERNAS E EXTERNAS.

  26. luan kleber Reply

    muito bom nos fortalece .bom D+!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 23/12/2017 às 4:03 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)