Chá de Funcho: Conheça 16 Benefícios e Como Preparar o Chá

Conheça as propriedades medicinais e quais os benefícios do Funcho de nome científico (Foeniculum vulgare) para a saúde. Nativo do Mediterrâneo e sul da Europa. Pode consumir-se cru ou cozido.

Conheça Os Benefícios Do Chá De Funcho Para A Saúde

Benefícios do Funcho

O funcho é rico em fibra, vitaminas, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Abre o apetite, é estimulante e digestivo, aumenta o leite materno e oferece a mesma qualidade de sabor que o Anis (Pimpinella anisum). A infusão da raiz seca do funcho, tomada três vezes por dia, combate a diarreia.

A infusão de raízes frescas de funcho tem efeitos diuréticos, ajudando no emagrecimento. Em infusão, as sementes combatem a tosse; não se deve exceder o consumo, pois pode provocar aborto. O cataplasma dissolve as obstruções dos seios e torna-os mais elásticos.

FOTO DE FUNCHO – PLANTA também conhecida por anis-doce, erva-doce, maratro ou finóquio

A infusão é vermífuga e faz dormir as crianças. Em cataplasma cura as dores de barriga. É antiespasmódico, estimulante e anti-reumático.

Com as sementes em infusão eliminam-se gases intestinais. O cozimento da raiz ajuda a eliminar liquídos e atua como relaxante muscular; é expectorante, pelo que alivia a tosse crónica.

O chá de funcho usa-se também para evitar a flatulência à semelhança do endro, coentro, anis, salsa e aipo silvestre.

Fortifica os nervos; usa-se em casos de asma e inflamações dos olhos; é aromático e digestivo. Contém água, glúcidos, lípidos, proteínas, fíbra, vitamina A, B, e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio (276 mg), cobre, sódio (141 mg) e zinco.

SEMENTES

Chá de funcho

O chá de funcho pode ser encontrado em casas de produtos naturais ou então em farmacias homeopaticas…na verdade o funcho é a folha da erva doce que nós tão bem conhecemos, e é muito usado para aumentar o leite materno na fase de (amamentação).

Eu estou amamentando e tomo ele todos os dias para aumentar a produção do meu leite e com isso, o meu bebê fica mais calmo e sem cólicas, pois tomo e os benefícios também passam para ele através do leite!

Leia Também: 13 Superalimentos Incríveis para aumentar o bumbum em Menos de 4 Semanas

O que diz a Ciência

Vamos conhecer o que a ciência sabe sobre este maravilhoso chá.

Efeitos anti-espasmódicos

Calmar o estômago e outros órgãos do corpo pode ser o primeiro passo na eliminação da inflamação e dor de estômago.

Os efeitos naturais calmantes do chá de erva-doce pode ajudar a reduzir os espasmos no intestino e outras partes do corpo, reduzindo assim os níveis de hormônios do estresse.

Melhora a digestão

Durante milhares de anos, a planta foi usada como ajuda digestiva. Os seus efeitos anti-inflamatórios e carminativos podem impedir a formação de gases intestinais, eliminando o inchaço e as cólicas, além de acelerar o processo digestivo e garantir a máxima absorção de nutrientes.

A planta pode até ajudar a reconstruir os tecidos danificados e evitar ferimentos adicionais nas vias digestivas.

Aumenta a imunidade

Esta erva possui poderosos efeitos antibacterianos, anti-sépticos e antifúngicos, tornando-se um excelente reforço do sistema imunológico. Também é bem conhecida por evitar o resfriado e a gripe, prevenindo a infecção.

Beber chá de funcho é, portanto, uma medida preventiva e um tratamento para o/a manter saudável!

Perda de peso

Há várias formas pelas quais o chá de funcho pode ajudar a perder peso. Em primeiro lugar, promover a micção, pode eliminar a retenção de água e o inchaço.

Em segundo lugar, como um reforço do metabolismo, ele pode ajudar o corpo a queimar gordura e calorias mais rapidamente, tornando os seus esforços no exercício físico mais gratificantes.

Por fim, ao regular o apetite e os hormônios, pode evitar que coma em excesso, e prevenir a obesidade.

Desintoxica o corpo

Uma das funções mais importantes da micção não é apenas aliviar a sensação de pressão no intestino, como também eliminar o excesso de toxinas extraídas do sangue e dos rins.

O funcho funciona como um purificador, limpa o sangue de impurezas, e um diurético, mantendo os rins e o fígado saudáveis, trabalhando em plena capacidade.

Equilibra os Nível Hormonais

Quando se trata de promover o bem-estar e proteger a saúde reprodutiva feminina, poucas são as ervas com o potencial do Foeniculum vulgare.

Os compostos encontrados no chá de funcho têm qualidades estrogênicas, que podem aliviar muitos dos sintomas dolorosos presentes na menstruação, além de regular os hormônios, aumentar a libido e estimular a produção de leite materno em mães lactantes.

Reduz a inflamação

Aqueles que sofrem de artrite, gota e outros problemas inflamatórios, encontraram alívio com este chá durante gerações.

Ao desintoxicar o corpo, a planta ajuda também os músculos a funcionarem melhor e diminuir as chances de respostas inflamatórias desnecessárias. Este benefício pode ajudá-lo/a a dormir melhor e ter mais energia para assumir as suas tarefas diárias.

Protege os seus olhos

Nada pior que uma noite ruim de sono com o agravante do inchaço dos olhos. A resposta anti-inflamatória rápida deste chá pode ajudar a melhorar a aparência física, enquanto os efeitos antibacterianos e imunológicos podem proteger os olhos de outras infecções, como a conjuntivite.

Reduz a pressão sanguínea

O impacto que o chá de funcho pode ter no coração é geralmente baseado no seu conteúdo mineral, principalmente, o potássio encontrado nesta erva.

O potássio atua como um vasodilatador natural, o que significa que pode aliviar a tensão nas artérias e vasos sanguíneos, tornando mais difícil o desenvolvimento de aterosclerose. Este benefício pode ajudar a prevenir doenças cardíacas coronárias, bem como reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Elimina o mau hálito

O funcho não só é excelente para a boa digestão das refeições, como também para eliminar qualquer mau odor do hálito.

Como mencionado acima, à semelhança da semente de anis (Pimpinella anisum), o funcho também oferece um efeito refrescante e limpa o hálito, além de proteger as gengivas e os dentes, devido aos seus efeitos antifúngicos e antibacterianos.

Alivia a Aflição Respiratória

Quando se trata de congestionamento do sistema respiratório, o chá de funcho é uma excelente solução, pois funciona como expectorante, eliminando a fleuma e o muco onde os agentes patogênicos infecciosos podem residir e multiplicar.

Além disso, os seus efeitos anti-inflamatórios ajudam a aliviar a dor e a pressão dos seios paranasais, permitindo que respire melhor.

Palavra de precaução

O chá desta planta é geralmente considerado muito bom para a saúde, tanto é que muitas vezes é administrado a bebês para acalmá-los e acalmar as cólicas.

No entanto, as pessoas que são alérgicas a cenouras ou ao aipo (salsão), devem evitar este chá, devido à relação próxima da planta com esses alérgenos.

Além disso, as mulheres que sofrem de câncer de mama ou que estão sendo submetidas a um tratamento para tal, não devem consumir funcho, a menos que falem com o médico, pois os efeitos semelhantes aos estrogênios podem ser uma complicação perigosa no caso destas condições.

Como Preparar

O chá de funcho é preparado da maneira mais simples possível! É só pegar o funcho, e colocar dentro de uma panela com água e deixar ferver! Deixe esfriar até que esteja de bom grado e tome =)

» Chá de funcho para azia

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 22/04/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 15 Comentários
  1. noeme bomfim da silva Reply

    Quero saber se o chá de funcho funciona mesmo no aumento de glúteo?

  2. Aspásia Reply

    Funcho e erva doce não são a mesma coisa. São plantas diferentes.

  3. Maria Joao Reply

    Maravilha de chas e saborosos…

  4. daiana Reply

    Gostaria de saber se realmente o chá funciona no crescimento dos glúteos e dos seios aguardo respostas boa tarde

  5. Cristina Reply

    Boa tarde. Sofro muito por causa da acumulação de gases. Estava a pesquisar e encontrei um texto a falar do funcho, que ajuda bastante. É verdade??

  6. silvana Reply

    tenho uma bebe de 1 mes e lea tem muita colica. Sera se eu tomar o cha de funcho vai ajudar a passar a colica dela

  7. luiz antonio leite Reply

    adotei o chá de funcho um copo de300ml no café e na hora de dormi isso faz mal a saude faço a folha verde

  8. janaina silva Reply

    tenho uma bebe de 1 mes e lea tem muita colica. Sera se eu tomar o cha de funcho vai ajudar a passar a colica dela estou desesperada…

  9. aealizabeth Reply

    ola gostaria de saber qual a diferença do funcho para a erva doce obrigada

  10. Daiana Reply

    Quantas vezes devo tomar o cha para eliminar os gases e depois de quanto tempo vejo o resultado

  11. rosa Reply

    O chá de funcho é ótimo para tirar o frio, usa-se também para dores estomacais e para prisão de ventre. Tomo muito porque aqui no sul nesta época faz muito frio.

  12. Andrezza Reply

    tenho 10 anos. desde bebe sempre gostei de tudo que é tipo de cha mas nao engano ninguem o funcho é o meus preferido

  13. jacinto santos Reply

    Queria saber como se prepara o chá de funcho,e a quantidade que se bebe ao dia.
    Obrigado

  14. mário pereira Reply

    amigos nasci e cresci no campo e conheço muito bem o funcho tenho 57 anos e nunca na minha vida tinha ouvido chamar erva doce ao funcho porque de doce não tem nada, é amargo e não é nada agradavel, no que respeita a erva doce esta é a planta do aniz e nada mais, pois esta sim é agradavel e utiliza-se na culinária, na fabricação de bebidas e licores, é tambem utilizada para aromatizar as castanhas cozidas pelo S. Martinho, é uma planta oriunda do Oriente e é considerada como uma especiaria, aparece em Portugal na época dos descobrimentos trazida pelos nossos antepassados descobridores que a traziam nas naus, quanto ao funcho é bom que não se abuse do chá desta planta porque ela é tão boa que nem os animais cabras, ovelhas ou até mesmo as vacas as comem.

  15. DAIANA Reply

    EU ADORO FUNCHO ELE TRAS MUITOS BENEFICIOS PARA NOSSA SAUDE COMO TAMBEM É GOSTOSO E FACIL DE PREPARAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 22/04/2018 às 2:37 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)