Chá De Hissopo (Hyssopus officinalis): 8 Benefícios Essenciais em Qualquer Lar - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Chá De Hissopo (Hyssopus officinalis): 8 Benefícios Essenciais em Qualquer Lar

O chá de Hissopo é usado desde a antiguidade para tratar infecções do sistema respiratório, principalmente quando existe excesso de muco. Foi usado em tempos antigos para tratar a lepra e purificar alguns lugares sagrados.

A erva também estimula a expectoração e possui propriedades sedativas eficazes no tratamento da asma em adultos e crianças, especialmente quando agravado pela congestão de muco.

A Farmacopeia Herbal Britânica e Americana recomenda o hissopo especificamente contra a bronquite e resfriado comum.

Um óleo essencial da planta é extraído por destilação a vapor. É anti-séptico, antiviral, bactericida, hipertensivo, expectorante e sedativo.

O seu conteúdo rico em pinocamphone torna o óleo tóxico, devendo apenas ser usado sob instrução profissional e evitado durante a gravidez e por epilépticos.

No entanto, antes de adicionar a planta à sua rotina de saúde, existem algumas informações importantes a conhecer.

Conheça 8 Benefícios Incríveis Do Chá De Hissopo, Hyssopus Officinalis para A Saúde

O Que é o Chá de Hissopo?

O chá de hissopo é um chá de ervas preparado a partir das folhas secas ou frescas da planta herbácea hissopo, conhecida como Hyssopus officinalis e nativa do Médio Oriente e do Sul da Europa. O valor medicinal do chá, vem dos seus ingredientes ativos e antioxidantes, incluindo terpenos, flavonóides, taninos e outros ácidos voláteis.

Existem também alguns compostos anti-inflamatórios, antibacterianos e antibióticos, como vitamina C, encontrados no chá, preparados para oferecer maravilhosos benefícios na sua saúde.

Diosmina e Hesperidina são dois flavonóides presentes na planta, extensivamente estudados pelas suas muitas propriedades medicinais no tratamento da insuficiência venosa crônica, hiperglicemia, e doença hemorroidária

O ácido ursólico é outro constituinte deste chá aromático, ligado a muitos benefícios na saúde, como a melhora dos distúrbios metabólicos, redução da atrofia muscular e cardioproteção.

As folhas da planta produzem um chá que lembra a hortelã, com mais notas florais, tornando-a uma bebida quente bastante agradável.

Cultivada e usada medicinalmente desde a antiguidade, a planta tem sido um importante marco cultural em todo o mundo, e continua assim até hoje.

Benefícios do Chá de Hissopo

Planta Hissopo, Nome Científico Hyssopus Officinalis

Durante anos a planta foi reconhecida por vários benefícios:

  • Agente de limpeza
  • Antiespasmódico
  • Expectorante
  • Emenagogo (estimula a menstruação),
  • Estimulante,
  • Carminativo (ajuda digestiva),
  • Vasodilatador periférico,
  • Antiinflamatório, a
  • Anticatarro,
  • Antiespasmódico,
  • Tônico e indutor de suor
  • Tosse,
  • Bronquite e catarro crônico,
  • Efeitos tônicos noS sistemas digestivo, urinário, nervoso e brônquico.
  • Trata a inflamação e o zumbido.
  • Antitussígeno (prevenção ou revivência da tosse),
  • Condições cardiovasculares
  • Distúrbios da vesícula biliar,
  • Gota (inflamação do pé),
  • Herpes simplex,
  • Hiperlipidemia (colesterol alto),
  • Sarcoma de Kaposi,
  • Vasodilatador periférico,
  • Pleurisia (membranas inflamadas ao redor dos pulmões),
  • Má circulação.

No entanto, a pesquisa científica apenas reconhece os benefícios do chá de hissopo na melhora da pressão sanguínea, saúde respiratória, combate de parasitas intestinais, sistema imunológico, cólicas menstruais, entre outros.

Explore esta super erva do Mediterrâneo, citada várias vezes na bíblia sagrada!

Sedativo Natural

A planta pode ser usada em infusões calmantes que aliviam naturalmente a tensão nos músculos e nervos. Se está com dificuldades em dormir, considere tomar a chá à noite para acalmar a mente e adormecer mais rápido.

Beba uma xícara quando sentir ansiedade.

Como sedativo, pode ajudar a aliviar as dores musculares, tensão, rigidez e reumatismo, aliviando a dor e a inflamação.

Promove uma pele saudável

A pele é o maior órgão do corpo, e portanto, propensa a centenas de distúrbios dermatológicos. O Jornal Indiano de Conhecimento Tradicional pesquisou os tratamentos usados ​​pela medicina tradicional no tratamento de doenças da pele, como furúnculos, bolhas, coceira e lepra, na região de Lahaul-Spiti (Himalaias)

Entre as plantas usadas contra diferentes doenças da pele, a Hyssopus Officinalis surgiu como uma cura potente para várias condições dermatológicas.

As pastas das flores e folhas podem ser aplicadas em furúnculos, erupções cutâneas, e usadas redução da inflamação da pele.

Saúde Respiratória

As propriedades antiinflamatórias da infusão são capazes de reduzir a dor e o desconforto nas vias respiratórias, incluindo o abrandamento das dores de garganta e expelir o muco e o fleuma, local onde as infecções subjacentes podem prosperar.

Ajuda também a reduzir os sintomas da asma. Os estudos atuais mostraram que para além de reduzir a inflamação, a erva também pode regular o sistema imunológico, reduzindo a infiltração de eosinófilos no tecido pulmonar.

Benefícios Digestivos

A natureza calmante do chá podem ajudar a eliminar o desconforto no intestino, bem como a combater quaisquer infecções que possam estar a afetar a  digestão. Também é conhecido por equilibrar os níveis de acidez, o que pode prevenir os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico.

Pressão sanguínea

Num estudo para avaliar a atividade anti-hipertensiva de muitas plantas e fitoterápicos, o chá de Hissopo surgiu como um dos principais remédios naturais para inibir a enzima conversora de Angiotensina I e tratar a pressão arterial elevada, sem quaisquer efeitos colaterais.

Este chá tem várias qualidades expectorantes, e um dos efeitos desta propriedade é o equilíbrio a pressão sanguínea. Prevenir os sintomas hipertensivos é uma ótima forma de proteger o organismo contra a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames cerebrais.

Sistema imunológico

Boas quantidades de vitamina C, apoiados por uma boa fonte de antioxidantes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo resfriados e gripes.

Diabetes

Um dos ingredientes ativos presentes no chá de hissopo é capaz de prevenir ou retardar a produção de uma enzima chave que converte o amido em açúcar, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue no organismo.

O composto tem um efeito inibidor sobre a enzima alfa-glicosidase, que atrasa a digestão dos carboidratos e leva a uma redução na absorção de açúcar.

Por sua vez, melhora a capacidade do corpo em controlar o açúcar no sangue, especialmente após as refeições ricas em açúcares e carboidratos.

HIV / AIDS

Desde a década de 1980 que a maioria dos estudos farmacêuticos visa o desenvolvimento de agentes antivirais destinados a impedir a replicação do vírus HIV no corpo humano.

Ao inibir a enzima transcriptase reversa, removendo o colesterol da membrana viral das células infectadas, ou simplesmente inibindo o vírus, os medicamentos atuais no mercado são capazes de retardar a replicação do vírus do HIV e prolongar a vida. No entanto são medicamentos extremamente caros.

A busca por agentes naturais levou a ciência até ao extrato da Hyssopus Officinalis.

O extrato de folhas secas da planta é capaz de inibir a formação de sincícios, uma transcriptase reversa do HIV. Além disso, as pesquisas indicam que os extratos do Hissopo officinalis contêm também ácido cafeico, taninos e outros compostos não identificados de alto peso molecular, que exibem forte atividade anti-HIV, podendo ser úteis no tratamento de pacientes com AIDS

Como Fazer Chá De Hissopo

É extremamente fácil preparar o chá de hissopo em casa, uma vez que as folhas secas da planta estão disponíveis na maioria das lojas de importação e produtos naturais.

  • Coloque uma panela com água a ferver.
  • Adicione 1 colher de sopa de folhas de hissopo secas a um infusor ou bule de chá.
  • Verta a água sobre as folhas secas.
  • Deixe o chá em infusão por 10 minutos.
  • Adicione mel , stévia ou uma fatia de limão para dar sabor.

Efeitos Colaterais

Embora geralmente seja considerado um chá seguro, as mulheres grávidas, a amamentar e as crianças pequenas devem evitá-lo totalmente por falta de pesquisas sobre os seus efeitos.

As pessoas com histórico de convulsões ou epilepsia também não devem consumir o chá, uma vez que as evidências indicam que os ingredientes ativos presentes na planta podem desencadear estes episódios, devido aos seus efeitos neurotóxicos.

Resumindo

É uma planta usada em várias partes do mundo como remédio caseiro ou tratamento complementar em casos de infecções por HIV. As fortes atividades antioxidantes e antimicrobianas tornam-no um medicamento essencial em qualquer lar.

Atualizado em 02 Abril 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.