Chá De Jujuba: 12 Benefícios Incríveis + Efeitos Colaterais - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Chá De Jujuba: 12 Benefícios Incríveis + Efeitos Colaterais

O chá de jujuba é um remédio tradicional com mais de 4.000 anos. Ainda hoje continua a ser uma bebida extremamente valiosa para a saúde.

Chá De Jujuba, Ziziphus Jujuba

O Que é o Chá de Jujuba?

Chá de Jujuba é uma tisana ou chá de ervas tradicional elaborado a partir do fruto seco do arbusto Ziziphus jujuba, nativo do norte da Índia e algumas regiões da China. 

A fruta é conhecida como açofeifa, jujuba, Jujube, tâmara chinesa ou tâmara vermelha. 

Acredita-se que o chá em si tenha origens coreanas, país onde é conhecido como daechu-cha.

A cor do chá é um rubi profundo ou marrom avermelhado, semelhante à cor da fruta seca.

A razão pela qual a infusão tem sido tão utilizada e respeitada durante anos deve-se à sua riquíssima composição nutricional, incluindo alguns antioxidantes únicos. O chá pode fornecer vitamina C e vários polifenóis, bem como potássio, ferro e várias vitaminas do complexo B.

Benefícios do Chá de Jujuba

Benefícios Do Chá De Jujuba Para A Saúde

Os benefícios mais significativos do chá de jujuba incluem a sua capacidade de aliviar a prisão de ventre, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde dos ossos, melhorar a circulação, entre outros.

É também considerado um tônico de grande valor medicinal para aqueles que são anêmicos.

Antioxidante

Com excelentes quantidades de vitamina C e outros  flavonóides, o chá contém um grande poder antioxidante em cada xícara, que pode ajudar a diminuir a inflamação e o estresse oxidativo em todo o corpo, diminuindo o risco de doenças crônicas.

Prisão de ventre

A tisana é conhecida por ter efeitos estimulantes no sistema gastrointestinal e é capaz de aliviar os sintomas irritantes de obstipação, síndrome do intestino irritável e outros problemas de estômago bem comuns.

Câncer

As saponinas, glucosídeos vegetais, presentes na tisana, reagem com a membrana celular do câncer, levando à morte das células cancerígenas. Assim, age como anticancerígeno.

Ansiedade

É usado tradicionalmente à milhares de anos para acalmar o corpo e a mente. As pesquisas atuais mostram que a infusão pode ajudar a diminuir os níveis de hormônio do estresse e reduzir a ansiedade e o humor.

Resfriado comum

poder de fortalecimento imunológico do chá é conhecido por ajudar a aliviar o resfriado comum, os sintomas da gripe e a febre. Os níveis de vitamina C presentes estimulam a produção de glóbulos brancos, a principal linha de defesa do corpo. Os efeitos anti-inflamatórios ajudam a aliviar as dores de garganta .

Desintoxicação do sangue

Os alcalóides e saponinas presentes no extrato da fruta são conhecidos por purificar o sangue e remover as toxinas prejudiciais do sistema. Este efeito antioxidante é útil na prevenção de uma variedade de distúrbios de saúde, doenças e na redução do estresse no sistema linfático e imunológico.

Saúde das mulheres

Durante o ciclo menstrual, a ingestão do chá pode ajudar a prevenir sangramentos pesados. As Raízes fervidas em água são consideradas uma boa opção para obter alívio dos problemas da menopausa.

Saúde óssea

Existe uma abundância decente de minerais encontrados o chá, nomeadamente ferrocálcio e fósforo, que podem ajudar a melhorar a densidade mineral óssea e proteger contra a osteoporose.

Hábitos do sono

Como já mencionado, a infusão pode acalmar a mente, o que também faz com que seja um ótimo auxílio natural para o sono . Pode ser consumido antes de ir para a cama.

Problemas Cardiovasculares

O chá possui altos níveis de ferro, excelente para a circulação, pois é necessário para os glóbulos vermelhos. Isso significa mais oxigenação para as regiões do corpo que precisam, enquanto o potássio ajuda a diminuir a pressão arterial.

Equilíbrio Emocional

Segundo o povo chinês, este chá equilibra as energias negativas e positivas do corpo. Remove a obstrução no fluxo de energia e controla a inquietação. Desta forma ajuda a manter o equilíbrio emocional.

Aparência da pele

Os flavonóides e compostos fenólicos encontrados o chá são capazes de neutralizar os radicais livres antes que estes possam causar danos à pele, evitando rugas e manchas senis (manchas da idade).

Como Fazer o Chá de Jujuba

Como Fazer O Chá De Jujuba Tradicional

Fazer o chá de jujuba em casa é bastante simples, desde que tenha os ingredientes necessários para a receita. Enquanto alguns preferem fazem o chá puro, outros preferem incluir outras especiarias e ingredientes, como canela e gengibre.

  • Encha uma panela com água e coloque no fogão.
  • Adicione algumas fatias de raiz de gengibre descascadas, goji berry e um pau de canela.
  • Corte o fruto (jujuba seca) em metades e remova as sementes (250 gramas)
  • Coloque as jujubas na panela.
  • Leve a mistura a ferver em fogo médio durante 30 minutos. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por 4 horas e meia até que ⅓ do chá ferva e fique vermelho acastanhado. Retire do fogo e coe.

Para servir, despeje o chá na xícara, adicione um pouco de mel a gosto e mexa bem. Polvilhe com alguns pinhões, sirva quente e divirta-se! É absolutamente delicioso!

Efeitos Colaterais

Apesar dos muitos benefícios, existem alguns efeitos colaterais, como vômitos e diarreia, complicações na gravidez e potenciais interações medicamentosas.

Como acontece com qualquer chá de ervas, beba o chá de jujuba com moderação.

Pesquisas realizadas sobre a segurança do chá em mulheres grávidas levaram a uma recomendação geral para evitá-lo. 

Se é diabético, o chá pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, portanto tome precauções.

Converse com o médico sobre quaisquer condições de saúde ou medicações antes de adicionar a infusão à sua rotina.

Nomes alternativos da planta: Açofeifeira , jujubeira, açofeifa, açofaifa e açofaita.

Atualizado em 02 Abril 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.