O Que é um Chá Laxante? 6 Benefícios, Como Fazer + Efeitos Colaterais

Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética) a 8 novembro 2018 - Publicado a 7 de setembro de 2012

O chá laxante é uma bebida purgante obrigatória quando se pretende um alivio quase imediato dos problemas de prisão de ventre. No entanto, é necessário algum entendimento antes de preparar a infusão.

Conheça 6 Benefícios Que O Chá Laxante Tem A Oferecer Na Digestão, A Esvaziar O Intestino E Combater A Prisão De Ventre

O Que é um Chá Laxante?

Chá laxante é um termo geral para descrever qualquer chá de ervas indicado para o alivio da constipação intestinal, estimular a digestão ou acelerar o esvaziamento dos intestinos.

Tipos De Chás Laxantes

Agentes formadores de volume:  Este tipo de chás funciona aumentando o volume dos alimentos no intestino delgado, o que pode estimular o movimento peristáltico e induzir a excreção.

Purgantes: São chás extremamente poderosos e muitas vezes encontrados em suplementos ou produtos laxantes encontrados em lojas.

Chás de ervas suaves: Não aumentam o volume das fezes, mas podem estimular o movimento da comida através dos intestinos.

Estes chás de ervas incluem: raiz de dente-de-leão, chá verde, morugem (erva-estrela), psyllium (psilio), semente de linhaça, senna, raiz preta (Veronicastrum virginicum), aloe vera (babosa), ruibarbo e cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana).

Os chás laxantes funcionam, mas, dependendo da causa da prisão de ventre, existem algumas abordagens que podem ser mais bem-sucedidas que outras.

Benefícios

Os melhores benefícios destas infusões incluem a redução da prisão intestinal, perda de peso, redução da inflamação, aumento dos níveis de energia, melhora da saúde do coração, entre outros.

Prisão de ventre

A principal razão pela qual as pessoas usam esses chás é para estimular a digestão, aliviar a inflamação e o desconforto causado pela prisão de ventre.

Perda de peso

Vazar o intestino e melhorar a absorção e digestão de nutrientes pode ajudar o corpo a trabalhar com melhor eficiência, levando à perda de peso.

Desintoxica

Quando o fígado trabalha horas extras e produz tensão e inflamação, estas soluções ajudam a resolver alguns desses problemas internos.

Antioxidante

Alguns destes chás não se limita apenas a estimular a digestão, como também reduzem o estresse oxidativo e diminuem o risco de doenças crônicas.

Aumenta os Níveis de energia

Sofrer de intestino preso e lento torna-nos mais propensos a um estilo de vida mais sedentário. Estas infusões podem oferecer uma explosão energética!

Saúde do coração

Além de serem uma excelente ajuda digestiva, muitos desses chás ajudam também a reduzir o colesterol e a pressão sanguínea.

Como Fazer?

Chá Laxante De Sene, Cassia Angustifolia

Um chá laxante extremamente popular é o das sementes de psyllium, conhecido por ser rico em fibras e inchar (dar volume aos alimentos presentes no intestino).

Estas propriedades benéficas ajudam a estimular o intestino a esvaziar mais rapidamente. Alguns destes chás de ervas, como a raiz de dente-de-leão, senna ou morugem, são preparados como qualquer chá normal.

  • Esmague 2-3 colheres de sopa de sementes de psyllium em pó.
  • Adicione o pó a 8 onças de água e mexa até o pó se dissolver.
  • Beba o chá imediatamente ou a consistência ficará menos agradável.

Sem dúvida que beber este tipo de laxantes naturais é uma boa forma de aliviar a prisão de ventre, no entanto não deve ser realizado como um hábito quotidiano diário, pois o organismo pode tornar-se dependente dos laxantes e piorar os sintomas de intestino preso a longo prazo.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais da bebida, particularmente quando consumida com muita frequência, incluem letargia, fadiga e fome.

Ao vazar o intestino muito rapidamente ou com muita frequência, fará com que o corpo não consiga absorver todos os nutrientes necessários, podendo causar a redução nos níveis de energia, complicar os níveis hormonais, bem como os processos metabólicos. 

É melhor pensar nestes chás como um remédio, e não como uma estratégia de saúde de longo prazo.

Além disso, prepare-se! Não tome o chá em qualquer ocasião ou a qualquer momento, uma vez que as plantas mais potentes podem lavar a uma necessidade urgente em ir ao banheiro.