Chá de Pêra para combater o inchaço abdominal

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 7 de janeiro de 2013

Existem várias precauções a ter e algumas soluções rápidas para este problema, como o caso do chá para combater o inchaço abdominal.

inchaco abdominal

A sensação de inchaço e de barriga pesada é comum a todos nós. Já todos sentimos, após uma refeição avantajada ou por causa de um aumento generalizado de peso, a sensação de aperto na barriga.

O inchaço abdominal caracteriza-se pela acumulação de líquidos, que com o tempo se tornam mais pesados, fazendo com que os rins produzam maior água e sódio.

O abdómen incha, fazendo-se sentir através da dor, da dificuldade para andar e da elasticidade da pele.

Se ainda tem dúvidas e não pretende consultar um médico, pressione a área que sente maior inchada com um dedo e verifique se deixa uma marca profunda.

É que, para além da dor e do desconforto, o inchaço abdominal provoca má circulação sanguínea, infecções urinárias e aumenta a probabilidade de ter úlceras na pele.

Para além dos abusos na comida, há diferentes causas possíveis para o aparecimento deste problema comum.

O aumento de produção hormonal, por exemplo, contribui activamente para o aumento da retenção de líquidos.

A menstruação, ficar demasiado tempo em pé, o consumo em excesso de sal, problemas relacionados com insuficiência cardíaca, pressão alta ou problemas hepáticos são causas também prováveis para o inchaço abdominal.

Para tratar o inchaço abdominal existem várias precauções possíveis e soluções rápidas.

Pratique exercício físico, faça uma drenagem linfática, reduza no sal e coma alimentos com muitas fibras, como as frutas e os vegetais.

Faça um chá de frutas como a pêra, por exemplo, uma fruta com propriedades diuréticas.

Corte quatro pêras em pequenos pedaços e deixer ferver, em lume baixo e durante 20 minutos, numa panela com um litro de água.

Coe os bocados de fruta e beba este chá, várias vezes ao dia, substituindo a água ou o sumo.

As pêras são também ricas em potássio, sais minerais, cálcio, vitamina C, fibras e sódio, sendo assim, uma fonte rica em nutrientes e propriedades benéficas para o corpo humano.

Conheça a Causa do Inchaço Abdominal e Dor Abdominal Inferior