Melhor chá para Dermatite Atópica: Chá Verde, Chá Oolong, Preto ou Crisântemo? - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Melhor chá para Dermatite Atópica: Chá Verde, Chá Oolong, Preto ou Crisântemo?

Eczema ou dermatite atópica refere-se a um grupo de condições de pele em que a pele fica irritada ou inflamada.

É uma doença grave, pois afeta cerca de 15% das crianças e 3% dos adultos. Embora os bebês tendam a superar a doença, a situação pode ser diferente para os adultos que sofrem de eczema crônico.

Chás Que Ajudam A Combater Os Sintomas Da Dermatite Atópica

A dermatite atópica é muito difícil de tratar e atualmente o tratamento natural mais comum é a aplicação de óleo de melaleuca (misturado com óleo de coco) na pele. Óleo da árvore do chá (tea tree) provou ser uma forma eficaze aliviar a coceira e ajudar a acalmar a pele. No entanto, não existe remédio que possa curar a causa do eczema totalmente.

Então, e o chá? Saiba tudo o que precisasobre os melhores chás para eczema neste artigo.

Quando se trata de chás, primeiro precisamos fazer uma distinção entre os diferentes tipos de chá.

Existem os chás de folhas como o chá verde, preto e oolong, todos feitos da planta de chá Camellia Sinenses.

Além destes chás tradicionais, também existem os chás de ervas (conhecidos como ‘tisanas’) que podem ser feitos de todos os tipos de plantas ou flores. Vamos discutir todos eles separadamente abaixo e determinar qual o melhor chá para a dermatite atópica.

Chá verde

Chá Verde Para Reduzir A Vermelhidão Facial

Beber chá verde numa base diária permite-lhe desfrutar de muitos dos seus benefícios para a saúde, incluindo os efeitos anti-inflamatórios que podem combater os sintomas do eczema.

Num estudo publicado no Korean Journal of Dermatology, os pesquisadores concluíram que os hidratantes contendo extratos de chá verde podem ser eficazes a melhorar condições da pele seca. Devido aos efeitos anti-inflamatórios, os extractos de chá verde podem ser utilizados no tratamento da dermatite atópica ou do eczema xerótico.

Em 2012, uma publicação no Mycobiology Journal, forneceu evidências de que a terapia de banho com extratos de chá verde pode ser um método seguro e eficaz no tratamento de pacientes com dermatite atópica relacionada à Malassezia Sympodialis.

Chá Oolong

Chá Oolong

Um estudo em 2001 investigou o efeito do chá oolong contra o eczema.

Antes de discutirmos o estudo, gostaríamos de salientar que o chá oolong é na verdade feito da mesma planta do chá verde. No entanto, ao contrário das folhas minimamente fermentadas do chá verde, os chás oolong são semi-fermentados.

No estudo japonês mencionado acima, 118 pacientes com eczema (dermatite atópica) foram solicitados a beber 3 vezes o chá oolong por dia. Após apenas 1 mês, 74 pacientes apresentaram melhora moderada na condição da pele. Após 6 meses, até 64 pacientes apresentaram uma boa melhora.

Os pesquisadores acreditam que a eficácia do chá oolong pode ser atribuída às propriedades antialérgicas dos polifenóis presentes no chá. Este estudo é importante porque demonstra que a doença pode ser reduzida por beber chá, em vez de extratos de chá com base em cremes aplicados na pele.

Chás de outras folhas

Como mencionamos várias vezes, todos os chás são feitos da mesma planta de chá Camellia Sinenses. A classificação do chá é baseada na forma como estes são processados.

Diferentes métodos de processamento, resultam em diferentes níveis de oxidação.

Sendo que o chá verde é minimamente oxidado, ele mantém a maior parte dos polifenóis. Diante disso, podemos supor que ele é o mais eficaz contra o eczema. Seguido pelos chás oolong semi-oxidados e depois pelo chás pretos totalmente oxidados.

Infelizmente, não existe nenhum estudo que investigue e compare a eficácia destes diferentes tipos de chás no tratamento da dermatite atópica.

Chás de Ervas Chinesas

Existem muitos tipos de infusões de ervas que podem combater os sintomas na doença. O mais comum é o chá de camomila. Ou melhor ainda, vá para os chás de crisântemo, planta conhecida como a camomila do Oriente.

Escolhendo o melhor

Se considerar a ingestão de alguma destas infusões, aconselhamos a conhecer alguns dos efeitos colaterais do chá.

Como dito anteriormente, o chá verde contém polifenóis que podem combater a inflamação causada pela doença. No entanto, uma vez que se trata de um tipo mais “cru” de chá, pode perturbar o estômago de algumas pessoas.

Para evitar estes efeitos colaterais, beba o chá verde cerca de 30 minutos após as refeições. Se o estômago não se sentir bem, mude para um chá oolong ou preto.

Embora em menor quantidade, eles ainda contêm boas doses de polifenóis.

Outra preocupação pode ser cafeína. Se é sensível à cafeína, beba apenas estas tisanas depois do café da manhã e almoço. Se eliminar o chá da tarde ainda não o for suficiente para evitar noites sem dormir, deve mudar para o chá de flores de crisântemo, pois não contêm cafeína.

Atualizado em 10 Abril 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.