O Chá Verde Queima Gordura Corporal? Saiba o que Diz a Ciência!

Rico em antioxidantes, o chá verde representa a bebida de eleição entre muitos daqueles que se preocupam com a sua saúde.

No entanto, ainda que contribua para reduzir os níveis colesterol e triglicerídeos, bem como para aumentar a força muscular, este chá não constitui uma fórmula milagrosa para a queima de gordura corporal.

Ainda que auxilie no processo de oxidação de gordura após uma sessão de exercício físico, o chá verde não deverá nunca ser encarado como um substituto para uma dieta equilibrada e uma boa rotina de exercício físico.

É provável que já tenha ouvido muita gente a referir-se ao chá verde como uma solução milagrosa para a perda de gordura corporal.

O Chá Verde Queima A Gordura Corporal, Saiba O Que Diz A Ciência.

Apesar desta bebida ter, de fato, diversos benefícios para a saúde, os seus efeitos positivos no processo de perda de peso são ainda muito questionáveis.

Não são, no entanto, totalmente infundados, sendo que mesmo de forma indireta este chá poderá realmente facilitar um pouco mais a vida daqueles que pretendem emagrecer a barriga e restante gordura corporal.

O EGCG presente no chá verde promove a oxidação de gordura

O chá verde contém um composto conhecido como epigalocatequina-3-galato (EGCG), capaz facilitar todo o processo de oxidação de gordura corporal.

Acredita-se que este oxidante poderá aumentar a oxidação de gordura em cerca de 33%.

Um estudo concluiu que, em homens obesos, pequenas doses de 300 mg de EGCG conduziram a um aumento da oxidação de gordura nas duas horas após refeições.

Doses mais elevadas, de 600 mg, não surtiram o mesmo efeito.

Outro estudo verificou que a oxidação de gordura em homens saudáveis depois de uma sessão de exercício físico revelou-se 17% mais elevada após o consumo de extratos de chá verde, comparativamente com a utilização de placebo.

É importante referir, no entanto, que ambos estes estudos envolveram um número muito reduzido de participantes, pelo que, não devem ser encarados como conclusivos.

Conheça 6 Suplementos Incríveis para Secar a Gordura Corporal

Outros benefícios do Chá Verde no combate aos problemas de excesso de peso e gordura

Chá Verde Com Limão, A Dupla Perfeita Para Emagrecer A Barriga

Ainda que sejam necessários mais estudos para que se chegue a uma conclusão definitiva relativamente à viabilidade do chá verde enquanto agente de combate ao sobrepeso, é inegável que este chá possui certas propriedades que podem ajudar a combater determinados problemas resultantes da acumulação excessiva de gordura.

Redução dos níveis de colesterol

O chá verde é conhecido por facilitar a redução dos níveis de colesterol no sangue, o que faz com que esteja muito associado à perda de peso.

Ainda que o consumo regular desta bebida não vá fazer com que esses quilinhos a mais desapareçam magicamente, não deixará de ter um impacto muito positivo na sua saúde, ao combater eficazmente o mau colesterol.

Através dos benefícios dos antioxidantes presentes no chá verde, esta bebida ajudará, também, a reduzir as probabilidades de desenvolvimento de doença arterial coronariana e aterosclerose, dois problemas muito comuns entre quem sofre de sobrepeso.

Redução dos níveis de triglicerídeos

Estudos defendem que o chá verde também pode auxiliar na redução dos níveis de triglicerídeos.

Os animais testados neste estudo foram submetidos a uma dieta rica em gorduras, complementada por extratos de chá verde.

Estes animais apresentaram níveis mais reduzidos de triglicerídeos do que aqueles que consumiram apenas água destilada.

Este efeito hipolipemiante é o resultado dos antioxidantes epicatequinas presentes no chá verde.

Aumento da força muscular e facilidade em queimar calorias

O fortalecimento muscular apresenta a capacidade de promover o aceleramento do metabolismo, facilitando assim a eliminação de calorias.

Uma vez que a gordura queima menos calorias que os músculos, o desenvolvimento de massa muscular obrigará o corpo a despender mais energia, acelerando assim o metabolismo e queimando mais calorias.

Isto, por sua vez, resultará num processo mais rápido e eficiente de emagrecimento.

Estudos revelam que, complementar até mesmo actividades físicas de baixa intensidade, como é o caso do Tai Chi, com o consumo regular de chá verde, contribui para aumentar consideravelmente o desenvolvimento de força muscular.

Redução da pressão sanguínea

Níveis excessivos de gordura corporal podem contribuir para problemas de hipertensão.

Neste aspeto, o chá verde pode ser de grande ajuda, uma vez que está cientificamente provado que pode revelar-se de grande ajuda no controlo da pressão sanguínea.

Promove o bom desempenho em atividades físicas

Ainda que a cafeína presente no chá verde não seja tão forte quanto a do café, não deixa de exercer um excelente efeito estimulante no organismo.

Este efeito da cafeína revela-se capaz de fomentar os níveis de energia durante a prática de exercício físico, permitindo uma actividade mais intensa e prolongada, o que resultará numa eliminação mais rápida e eficiente de gordura.

De acordo com estudos realizados, a cafeína consegue aumentar até 11.2% a eficiência do corpo durante atividades físicas, retardando assim a sensação de exaustão.

Conheça Os 12 Melhores Exercícios para Queimar Gordura Corporal

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15978686
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20372175
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18326618
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24675010
http://www.umm.edu/health/medical
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10356071
https://medlineplus.gov/ency/imagepages/19495.htm
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21766228
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22749178
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15773860

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *