Choque Anafilático - Tratamento, Sintomas, Causas e Primeiros socorros
Fotos Antes e Depois

Choque Anafilático

Também conhecido com anafilaxia, o choque anafilático é uma reação grave que resulta de uma alergia. O choque anafilático tem impacto em todo o corpo e faz-se sentir de forma célere e imediata.

O choque anafilático é especialmente preocupante quando provoca sintomas como o bloqueio das vias aéreas superiores, baixa pressão sanguínea e inchaço. Nestes casos, esta reação alérgica pode ser fatal.

Em caso de choque anafilático é importante garantir que o indivíduo recebe imediatamente o tratamento adequado.

Tratamento para choque anafilático

Devido à gravidade e celeridade desta reação alérgica, o tratamento para choque anafilático deve ser aplicado de imediato.

O tratamento de urgência para o choque anafilático é constituído por uma injeção intravenosa de epinefrina (também conhecida como adrenalina), com uma dose entre 0.3 a 0.5mg.

Caso seja necessário, a injeção pode ser aplicada repetidas vezes com intervalos entre os 3 a 5 minutos. O fornecimento de oxigénio, através de uma máscara também pode ser necessário, caso os sintomas de dificuldade em respirar persistam.

Em alguns casos, a garganta do indivíduo pode fechar-se, bloqueando a passagem de ar e impedindo a respiração. Se tal acontecer, é necessário realizar uma intervenção cirúrgica urgente, denominada cricotireotomia.

A cricotireotomia é uma incisão destinada a desbloquear a obstrução das vias aéreas superiores. Este procedimento tem como objetivo assegurar que o indivíduo continua a respirar e que o cérebro recebe o oxigénio necessário para se manter incólume.

Após um choque anafilático, o indivíduo deve permanecer em observação durante um período que pode ir das 4 às 24 horas, dependendo do grau de severidade da reação.

Sintomas do choque anafilático

O choque anafilático é uma reação alérgica complexa, que pode manifestar-se através de diversos sintomas. O quadro sintomático desta reação alérgica grave pode incluir:

  • Respiração difícil, devido à obstrução das vias aéreas superiores
  • Excesso de suor
  • Comichão generalizada
  • Pele vermelha espalhada pelo corpo
  • Pulsações aceleradas
  • Dificuldade de manter a concentração
  • Dores na região abdominal
  • Vómitos
  • Desmaio
  • Problemas vasculares

Primeiros socorros para choque anafilático

Devido à gravidade da situação, sempre que existe suspeita de um choque anafilático o procedimento certo passa por chamar uma ambulância, de forma tão célere quanto possível.

É importante adotar uma postura pró-ativa enquanto se espera pela ambulância, procurando recolher tanta informação quanto possível.

Assim, procure identificar a causa da reação alérgica que esteve na origem do choque anafilático. Por exemplo, este tipo de situação pode ser despoletada pela picada de animais como cobras, ou até por insetos e essa informação pode ser útil no decurso do tratamento.

Se o paciente tiver um ferrão na pele, procure retirá-lo e colocar uma pedra de gelo sobre essa secção de pele. Deve também tentar impedir que o veneno se espalhe pelo corpo, amarrando um tecido ligeiramente acima da marca de picada.

Pacientes com historial de reações alérgicas podem transportar consigo medicação de urgência, geralmente uma injeção de epinefrina, pelo que pode ser útil perguntar-lhes se transportam tal medicação. Em caso de incapacidade de resposta, pode tentar procurar nos seus bolsos ou carteira.

O que pode provocar choque anafilático

O choque anafilático pode ser provocado por diversas ocorrências, sendo as mais habituais uma reação alérgica a um alimento ou medicamento.

Menos usuais, mas também possíveis, são os choques anafiláticos motivados pela picada ou mordedura de um animal venenoso.

Conheça 23 Remédios Caseiros Para Picadas De Aranha

Atualizado em 15 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.