Chupeta Atrapalha a Amamentação - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Chupeta Atrapalha a Amamentação

A utilização de chupeta pode ser útil para tranquilizar o bebê, mas as mães devem saber que a chupeta atrapalha a amamentação.

Quando o bebê começa a usar a chupeta, deixa muitas vezes de saber como mamar, deixando de conseguir sugar o leite.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), lançou em 1991 um documento enunciado dez medidas para promover o sucesso do aleitamento materna.

A nona medida do documento aconselha a não utilização de chupetas ou tetinas, por parte de bebés que estejam a amamentar. Segundo a OMS, as chupetas apenas devem ser oferecidas aos bebês quando os hábitos amamentação já estiverem completamente estabelecidos.

Adicionalmente, hoje sabe-se que os bebês que utilizam chupeta de forma prolongada acabam por mamar menos, não recebendo desta forma tanto leite materno quanto desejável.

De acordo com diversos autores, a utilização de chupeta está associada ao desmame precoce (desmame que ocorre antes dos 6 meses).

Para que a utilização de chupeta não atrapalhe a amamentação, a mãe pode seguir estes conselhos:

  • Permitir apenas que o bebê utilize a chupeta quando ele já conseguir mamar de forma correta;
  • Usar uma chupeta de boa qualidade, que não prejudique o desenvolvimento dos dentes;
  • Usar apenas a chupeta quando for altura de dormir.

Atualizado em 12 agosto 2014

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Saúde com Ciência", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.