5 Surpreendentes Benefícios da Cidra (Citrus medica) para a Saúde

Se já provou uma cidra (Citrus medica), sabe que esta não é como a maioria das outras frutas cítricas, mas pode fornecer uma ampla gama de impressionantes benefícios para a saúde, então adicione-a à sua cesta de fruta se puder.

A Cidra é Uma Fruta Cítrica Com O Nome Científico Citrus Medica

O que é a Cidra?

A cidra é atualmente uma das 4 frutas cítricas originais – as outras são pomelo, papeda e mandarina.

Esta grande fruta cítrica pode ter um exterior irregular e muitas vezes é colorida como um limão.

A forma pode variar amplamente, dependendo da forma de cultivar e outros fatores como o clima e até mesmo a disposição do galho.

Ao contrário da maioria das frutas cítricas, p.ex. os limões e as laranjas, existe uma quantidade muito pequena de suco numa cidra, porque a maior parte da polpa interna está seca.

A casca branca, no entanto, é o que a maior parte das pessoas procura para fins culinários devido à sua rica composição de nutrientes.

Conhecida em todo o mundo por muitos nomes diferentes, a cidra (Citrus medica) é usada para uma variedade de aplicações culinárias e medicinais, devido aos seus altos níveis de vitamina C e outros poderosos antioxidantes.

Esta fruta também oferece altos níveis de fibra dietética, cálcio, ferro, betacaroteno, niacina, manganês, zinco, selénio, vitamina B6 e potássio, apenas para citar alguns nomes.

» Conheça os Benefícios do Ugli, Uma Fruta Desconhecida Rica em Nutrientes

Benefícios da cidra para a saúde

Cidra (Citrus Medica)

Alguns dos principais benefícios da cidra para a saúde incluem a sua capacidade de prevenir o câncer, apoiar nos esforços de perda de peso, reduzir a pressão arterial, diminuir a acidez nos intestinos, aliviar a dor e fortalecer o sistema imunitário, entre outros.

Previne o câncer

Existem muitos antioxidantes na cidra, tornando-a uma forma ideal de varrer os radicais livres no corpo e reduzir as suas hipóteses de doença crónica oxidativa relacionada com o estresse.

Reduz a hipertensão

O potássio, vitamina C e outros eletrólitos nesta fruta ajudam a melhorar a pressão sanguínea, através da redução da tensão nas artérias e reduzindo o seu risco de ataque cardíaco, aterosclerose e AVC.

Analgésico

As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do sumo e do óleo essencial desta fruta tornam-na ideal para dor aguda ou problemas crónicos, como dores de cabeça ou desconforto devido à artrite.

Aumenta o sistema imunitário

Com um nível significativo de vitamina C, a cidra é capaz de estimular o sistema imunitário e aumentar a produção de glóbulos brancos, a primeira linha de defesa do corpo contra infeções.

Equilibra os níveis de acidez

O sumo e óleo desta fruta são capazes de equilibrar os níveis de acidez nos intestinos e melhorar a eficiência digestiva em geral, para além de eliminar problemas como excesso de flatulência, constipação e náuseas.

Usos da cidra

Existem algumas maneiras de usar a cidra na sua rotina diária ou semanal, tanto para aplicações culinárias como para uso medicinal.

Tal como acontece com o uso de qualquer substância poderosa que seja embalada com antioxidantes e ingredientes ativos, recomenda-se moderação.

Dieta

Em termos da sua dieta, a casca da cidra é na verdade o que irá consumir depois de a cozinhar em calda ou permitir que ela se caramelize.

A casca exterior é usada como sabor em certos cocktails ou bebidas, enquanto que mesmo uma pequena quantidade de sumo pode ser extraída e consumida, embora o seu sabor seja bastante potente.

Esta fruta é também ideal para fazer compotas e marmeladas e pode até ser conservada em vinagre, uma opção popular na índia.

Medicina

Medicinalmente falando, o óleo essencial é amplamente usado no tratamento de problemas tópicos e internos; é um antibiótico e é conhecido por acalmar o estômago e as condições de obstipação e náuseas, entre muitos outros.

Diferenças entre a cidra e o limão

A cidra (Citrus medica) é uma das frutas cítricas originais, enquanto o limão (Citrus limonum
)
é um híbrido, embora extremamente popular.

O limão tende a ter uma casca bastante fina e um sabor amargo e adstringente, enquanto a cidra tem uma casca muito grossa, uma quantidade limitada de suco e um sabor mais suave que o limão.

Referências

1 – https://www.iris.unict.it/
2 – http://www.sciencedirect.com/
3 – http://www.sciencedirect.com/
4 – http://www.ijpba.info/
5 – http://www.sciencedirect.com/
6 – http://www.sciencedirect.com/
7 – http://www.sciencedirect.com/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *