Como Prevenir a Cinetose “Enjoo de Movimento” + 13 Tratamentos Naturais - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Como Prevenir a Cinetose “Enjoo de Movimento” + 13 Tratamentos Naturais

Se tem medo de entrar num carro ou autocarro, ou num avião ou barco, porque isso o faz sentir doente, não está sozinho.

Acredita-se que o enjoo de movimento afeta entre 15 e 25% da população, em geral.

Se a cintose ocorre de durante o seu cruzeiro de lua de mel, uma viagem de negócios, ou apenas quando está numa viagem com a família, sabendo como prevenir e como tratar os sintomas, pode tornar a viagem muito mais agradável.

Como Prevenir A Cinetose “Enjoo De Movimento” + 13 Tratamentos Naturais

O que é o Enjoo de Movimento?

O enjoo de movimento causa náuseas, vómitos, tonturas e outros sintomas desagradáveis durante o deslocamento num passeio de barco, comboio, avião, carro ou parque de diversões.

Os sintomas geralmente cessam quando o movimento se detém. No entanto, para alguns, os sintomas podem continuar até que o corpo e a mente estejam novamente sincronizados.

Funcionalmente, ocorre quando o sentido físico do movimento e a nossa perceção visual do movimento diferem.

Por exemplo, se estiver a viajar no banco traseiro de um veículo, os seus músculos e espirais do ouvido interno detetam o movimento, mas sua linha de visão pode ser bloqueada.

Isso pode causar uma má comunicação no sistema vestibular, resultando em cinetose.

O sistema vestibular inclui o cérebro e o ouvido interno e é responsável pelo equilíbrio e os movimentos oculares. (1)

Uma falta de comunicação no sistema vestibular pode causar sintomas, que, quando severos, podem ser debilitantes.

Os medicamentos prescritos estão disponíveis, e muitos tratamentos naturais podem ajudar a reduzir os sintomas.

Mas, em geral, é mais fácil prevenir em vez de curar.

Existe uma nova condição chamada “enjoo de movimento digital”. Ela atinge utilizadores de telemóveis, tablets e computadores.

E pode até mesmo atacar enquanto se assiste televisão ou um filme. Nessa condição, a falta de comunicação decorre de visualizar o movimento, e não de sentir, resultando num enjoo visualmente induzido.

De acordo com um estudo publicado na revista experimental Brain Research, jogar videojogos de consola pode induzir sintomas como náuseas, vómitos, tonturas e dores de cabeça, em quase 67% dos adultos e 56% das crianças foram relatados sintomas.

Os pesquisadores observam que enquanto jogam um videojogo, as crianças movem os seus corpos durante a ação, mais do que os adultos. (2)

Pesquisas adicionais sobre esta condição descobriu que 70% das pessoas que usam tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista experimentam náuseas.

E um surpreendente 80 por cento experimentam dificuldades oculomotoras.

O Dr. Kay Stanney, da Design Interactive, identificou que os sintomas do enjoo de movimento digital, incluindo dor de cabeça, vómitos ou vertigem intensa, podem durar horas após o evento ter terminado em cerca de 80% e 95% dos utilizadores. (3)

Se viaja com frequência, está envolvido em jogos online ou usa um simulador de voo para aprender a voar, entender os seus desencadeantes individuais – e os tratamentos que melhor aliviam os sintomas – é uma obrigação.

Sinais e Sintomas de enjoo de movimento

Enquanto a maioria dos sintomas de cinetose não apresenta um problema de saúde grave e contínuo, se experimenta um enjoo com vómitos durante uma longa viagem, existe a probabilidade de desidratação. Outros sintomas incluem:

  • Náusea
  • Palidez
  • Suores frios
  • Vómito
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Aumento da salivação
  • Fadiga
  • Problemas de equilíbrio
  • Sensação de queda

Causas e fatores de risco do enjoo de movimento

O movimento, ou a sua perceção, e a falta de comunicação entre os ouvidos internos e o cérebro causam a cinetose.

Há uma variedade de fatores de risco que se acredita pode tornar alguns indivíduos têm mais probabilidade do que outros de sofrerem com os sintomas.

Os fatores de risco reconhecidos incluem: (4)

  • As mulheres são mais aptas do que homens a experimentar os sintomas.
  • Crianças com idades entre 2 e 12 são as mais suscetíveis.
  • Mulheres que estão a menstruar.
  • Mulheres grávidas.
  • Adultos propensos a enxaqueca.
  • Pessoas com doença de Meniere, uma desordem do ouvido interno.
  • Adolescentes com escoliose idiopática adolescente (AIS), o tipo de escoliose mais comum, que afeta cerca de 4 em cada 100 adolescentes. (56)
  • Aqueles com infeções no ouvido interno.
  • Aqueles que jogam videojogos, assistem a filmes de alta definição, rolam o ecrã de telemóveis ou tablets ou estão envolvidos com tecnologias de realidade virtual.

Tratamento convencional

Os medicamentos para o enjoo de movimento se concentram em controlar as náuseas e vómitos e muitas vezes causam sonolência. Os medicamentos mais comuns prescritos incluem: (7)

Escopolamina

Não recomendado para indivíduos que tomam medicamentos para tosse, constipações ou alergias e alguns suplementos naturais, pois, é conhecido por causar sonolência.

O álcool aumenta os efeitos colaterais e não é recomendado.

Recomenda-se precaução para aqueles com glaucoma, ou doenças do coração, fígado, rins, para grávidas (ou aquelas que planejam engravidar) ou mulheres amamentando, ou se a cirurgia (incluindo a cirurgia dentária) estiver agendada. (8)

Prometazina

Os efeitos colaterais relatados incluem sonolência, tonturas, constipação, visão turva e boca seca.

Em alguns casos, são possíveis desmaios, batimentos cardíacos lentos, mudanças de humor, incluindo alucinações, nervosismo, confusão e irritabilidade.

Raramente, uma condição muito grave chamada síndrome neuroléptica maligna é possível e deve ser tratada imediatamente por médicos de emergência.

Os sintomas incluem cansaço severo, fraqueza, confusão grave, transpiração, batimentos cardíacos rápidos e irregulares e urina escura. (9)

Ciclizina

Uma medicação comum para a cinetose, que é um anti-histamínico usado para reduzir tonturas e náuseas associadas a distúrbios do ouvido interno.

Tome precaução se estiver grávida ou amamentando, com insuficiência cardíaca, função hepática prejudicada, glaucoma, epilepsia, problemas de próstata, porfiria e/ou se tomar outros medicamentos específicos.

Os efeitos secundários incluem sonolência, visão turva, boca seca, dor de cabeça, constipação e erupção cutânea. (10)

Dramamine (dimenidrinato)

Outro anti-histamínico geralmente prescrito para esta condição.

Tome exatamente como prescrito, tomando a primeira dose de 30 minutos a 60 minutos antes da viagem.

A sonolência, a prisão de ventre, a visão turva e a boca seca são bastante comuns.

Outros, efeitos colaterais mais raros incluem confusão, agitação, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, dificuldade em urinar e convulsões. (11)

Meclizine (Meclin)

Fale com o seu médico se tiver doença hepática ou renal, asma, glaucoma, próstata aumentada ou problemas de urina antes de tomar esta medicação contra o enjoo de movimento.

Beber álcool pode aumentar certos efeitos colaterais e não é recomendado.

Da mesma forma, medicamentos para constipações ou alergias, bem como sedativos, medicamentos para dor, narcóticos, pílulas para dormir, relaxantes musculares e certos medicamentos para convulsões, depressão ou ansiedade podem piorar a sonolência. (12) 

13 Tratamentos Naturais para o enjoo de movimento

Bolachas e refrigerantes

Mordisque bolachas secas de tipo salgado e beba um refrigerante ou água com gás natural para aliviar a náusea. (13)

Mantenha-se hidratado!

Pode ocorrer desidratação, particularmente com os vómitos. Beba água ou chá de ervas para acalmar o estômago e manter os níveis adequados de hidratação no corpo.

No caso de estar num cruzeiro e não poder desembarcar para aliviar os sintomas, os vómitos prolongados podem exigir a administração de fluído intravenoso para reequilibrar os seus eletrólitos.

Treinamento Biofeedback

Para viajantes frequentes ou com carreiras que requerem interação com tecnologias de realidade virtual, jogos ou filmes de alta definição, a terapia de biofeedback pode ser útil para prevenir sintomas.

Bandas de Acupressão

As bandas elásticas usadas no pulso aplicam pressão com base em princípios de acupressão e podem ajudar a prevenir ou atrasar o aparecimento dos sintomas.

Elas são seguras para crianças e adultos. Siga as instruções para a colocação adequada. (14)

Homeopatia

Há uma variedade de combinações de homeopatia que são eficazes para aliviar a náusea, dor de cabeça e zumbido nos ouvidos associados ao enjoo. Nux vomica e Cocculus são ingredientes que podem ser benéficos para algumas pessoas.

Gengibre

Gengibre Em Pó

Além de combater infeções, proteger contra o cancro, reduzir o colesterol e proteger contra acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas, o gengibre mostrou prevenir o enjoo, particularmente em movimentos circulares, como num simulador de voo ou num parque de diversão.

Tome 250 miligramas três vezes por dia antes da viagem.

Tenha cuidado se estiver a tomar medicamento diluentes de sangue. (15)

Hortelã-pimenta

Hortela Pimenta

Por via oral, e como aromaterapia, a hortelã-pimenta ajuda a aliviar os sintomas de náuseas.

Beba chá orgânico de menta. Tome um comprimido de menta de alta qualidade de duas a três vezes por dia durante a viagem.

Ou use óleo essencial de hortelã-pimenta para fins de aromaterapia.

Ballota Nigra L

De acordo com a Universidade de Michigan, Medicina de Michigan, os herbalistas europeus usaram a (Erva-das-lamparinas, Erva-dos-pavios, Marroio-negro), um membro da família da hortelã, por gerações, para aliviar a ansiedade e a náusea.

Disponível como uma tintura, tome 1 a 2 mililitros, três vezes por dia. Se estiver a administrar medicamentos contra a doença de Parkinson, não é recomendado o marroio-negro. (16)

5-hidroxitriptofano (5-HTP) + Magnésio

Pesquisas descobriram que tomar 50 miligramas de 5-HTP e 200 miligramas de magnésio juntos duas vezes por dia durante três meses reduz a Cinetose dramaticamente.

5-HTP não é para todos, e é conhecido por interagir com medicamentos comummente prescritos para diabetes, hipertensão, depressão, dor, enxaquecas e doença de Parkinson.

As mulheres que estão grávidas ou que amamentam também devem evitá-lo, assim como qualquer pessoa que tome xaropes contra a tosse com dextrometorfano. (1718)

Vitamina B6

Nos dias anteriores a viagem, certifique-se de obter pelo menos 100 miligramas de B6, duas vezes por dia, a partir do suplemento de complexo de vitamina B.

Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina B6 antes da partida e durante a sua jornada. Os melhores alimentos B6 incluem petiscos ideais para viagens como pistácio e sementes de girassol.

Óleos essenciais

Oleos Essenciais Para Alergias

De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), estimular outros sentidos podem distrair-se do movimento, reduzindo ou prevenindo os sintomas.

Além dos tratamentos convencionais, o CDC indica aromaterapia usar óleo essencial de hortelã-pimenta ou óleo essencial de lavanda é benéfico. (19) Conheça o nosso Guia.

Chá de Camomila

Depois que surgiram os sintomas, beber chá de camomila pode ajudar a resolver a náusea e relaxar a mente. Pode, também, beber frio ou quente com um toque de mel puro.

Raiz de Alcaçuz

Raiz De Alcaçuz

De acordo com a pesquisa publicada na revista Evidence Based Complementary Alternative Medicine, o ensaio clínico duplo-cego, controlado por placebo, revelou que G. glabra, ou raiz de alcaçuz, diminuem significativamente os sintomas de dispepsia, incluindo náuseas, distúrbios e eructos.

Selecione pastilhas de alcaçuz de alta qualidade para acompanhar as suas viagens e consuma, conforme necessário. (20)

10 Dicas para Prevenir Sintomas do Enjoo de Movimento

Como mencionado acima, é mais fácil evitar os sintomas do que superá-los depois que eles começaram.

Isso não significa que precise cancelar todos os seus planos de viagem ou desistir das atividades que ama.

Significa apenas que precisa estar atento aos seus desencadeantes pessoais e conhecer os remédios para a Cinetose que funcionam no seu caso, em particular.

Ao viajar de carro ou de barco, mantenha os seus olhos no horizonte. Se os seus sintomas se agravam quando se desloca no banco traseiro de um carro, peça para se sentar na frente ou dirigir.

Num carro ou avião, direcione as aberturas de ar para o seu rosto, de preferência com ar frio.

Se uma janela não estiver disponível, leve uma ventoinha para criar a sua própria brisa.

Num barco, pare perto do parapeito e receba bastante ar fresco, isso pode ajudar a evitar sintomas.

Sentar no chão do barco, ou abaixar ao solo, também pode ajudar.

Não leia ou use um telemóvel, tablet ou laptop quando se desloca num avião, carro, autocarro, comboio ou barco.

Faça uma refeição leve antes de viajar. Evite refeições gordurosas, pesadas e picantes por um ou dois dias antes da viagem.

Ouvir música. A terapia de música oferece muitos benefícios e, como a aromaterapia, estimula outros sentidos e pode impedir que os sintomas se acendam.

Se tiver sofrendo de enjoo de movimento digital, pare de jogar videojogos, assistir filme ou rolar o ecrã do seu dispositivo digital no momento em que aparece tonturas ou náuseas.

Para evitar os sintomas, afaste a mirada de dispositivos digitais a cada 3 a 4 minutos.

Concentre-se num objeto estacionário a 10 a 15 metros de distância por apenas alguns segundos para incentivar o seu sistema vestibular a restabelecer.

Precauções

Geralmente, os sintomas vão se dissipar quando o movimento parar.

No entanto, períodos prolongados que levam a uma perda de fluidos e a desidratação por náuseas e vómitos podem requerer tratamento com fluído intravenoso.

O enjoo de movimento digital pode causar deficiências de equilíbrio e visão semelhantes a um estado ébrio.

Televisões HD e 3D, jogos de realidade virtual, deslocando de ecrã num telemóvel, laptop ou tablet, podem alterar o seu equilíbrio. Isso pode durar várias horas depois de interromper a atividade.

É bom lembrar que os pilotos militares levam até 12 horas para recuperar após a sessão do simulador quando ocorre vertigem. (21)

Pensamentos finais

É mais fácil prevenir o mal do movimento do que tratar os sintomas.

Os medicamentos convencionais podem causar efeitos colaterais tão debilitantes como os sintomas que o medicamento está a tratar.

Para viajantes frequentes, a terapia de biofeedback pode ajudar o corpo e a mente a se conectar, prevenir ou diminuir os sintomas.

O transtorno de cinetose digital é cada vez mais predominante. E os sintomas podem continuar por várias horas após interromper a atividade.

As mulheres são mais propensas do que os homens a experimentar sintomas, particularmente mulheres que estão a menstruar, grávidas ou a amamentar.

Certas condições, incluindo uma infecção no ouvido (saiba mais AQUI), doença de Meniere e escoliose idiopática adolescente são fatores de risco reconhecidos.

Tratamentos naturais, incluindo bandas de acupressão, podem ser eficazes para prevenir e aliviar os sintomas.

Atualizado em 16 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.