Cirurgia de Joanete (Hálux Valgo)

Possivelmente já viu um desvio ósseo no dedo grande do pé em alguma pessoa, e deve-se ter perguntado o que seria aquilo e como acontecia.

Essa saliência existente no dedo grande do pé, pode provocar algumas dores em quem sofre desse problema.

foto de cirurgia de joanete antes e depois

O joanete, também pouco conhecido por Hálux Valgo, é o nome utilizado que caracteriza o desvio ósseo de que algumas pessoas sofrem, que se forma na articulação do dedo grande do pé.

Há a formação de um joanete, quando o dedo grande do pé, se encontra numa posição em direcção ao dedo do lado, “forçando” a articulação do primeiro dedo a projectar-se para fora.

A pele que está à superfície e cobre a saliência onde se encontra o joanete, tem tendência a tornar-se vermelha e normalmente é sensível e provoca dor.

O que causa o Joanete?   

O fator mais relevante e o único impossível de alterar que causa o desenvolvimento de joanete é a hereditariedade.

Descendentes de familiares que tenham o problema de joanete, estão sujeitos a desenvolver este problema também.

Sapatos pequenos fazem uma determinada pressão sobre os dedos dos pés, sendo essa uma das principais causas do aparecimento do joanete.

Principalmente os sapatos que possuem uma ponta estreita apertando os dedos dos pés, ou sapatos de salto alto, que “obrigam” a que todo o peso do corpo esteja concentrado na ponta dos dedos dos pés, contribuindo, desta forma para o desenvolvimento de uma deformação do dedo do pé e por consequência o aparecimento de joanete.

A artrite ou a gota também são factores que podem levar ao aparecimento de joanete.

Qual o tratamento para Joanete?

Para tratar o joanete, é necessário reposicionar o desvio lateral ósseo que se encontra no dedo grande do pé.

Esse reposicionamento pode ser feito através do uso de uns afastadores de dedos, que deve ser utilizado concomitante com anti-inflamatórios e/ou com fisioterapia, para que se minimize as dores que podem ser sentidas no dedo grande do pé.

Por outro lado, se o estado do joanete já estiver mais avançado encontrando-se numa fase mais crítica, o seu tratamento passa por cirurgia.

Essa cirurgia de joanete tem como objectivo alinhar os dedos do pé na posição correta, raspando o excesso de osso em excesso, caso seja necessário.

Para a realização desta cirurgia é habitual recorrer-se ao uso de anestésicos locais, o que permite que o paciente regresse a casa algumas horas após estar submetido a essa mesma cirurgia.

Ainda no mesmo dia da realização da cirurgia, após algumas horas, o paciente já poderá colocar o pé no chão, utilizando um sapato especial para esta situação.

Nos dias seguintes à cirurgia, os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios serão os maiores aliados do paciente, para evitar que este sinta dores no local da operação. A fisioterapia também será útil para ajudar na recuperação.

É importante que o paciente se mantenha alerta para situações de aparecimento de febre, formação de um inchaço no local da operação ou dores acentuadas.

Caso isso aconteça, deve consultar o médico, e poderá elevar as pernas e aplicar gelo na área afetada para reduzir o inchaço.

O melhor mesmo é prevenir o desenvolvimento de joanete, evitando principalmente os sapatos de salto alto e de ponta estreita.

Veja o Antes e Depois da cirurgia

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *