Cirurgia para remover tatuagem a Laser

Publicado por Equipe Editorial a 29 de dezembro de 2012 - Atualizado em 13 janeiro 2018

Conheça algumas informações úteis sobre a cirurgia para remover tatuagem a Laser. Anestesia, quando custa cada sessão, pós operatório, resultados, cuidados a ter, riscos e complicações.

O facto de muitas tatuagens serem feitas por impulso tem dado origem a um número cada vez mais elevado de pessoas que recorrem a cirurgias para a remoção de tatuagens.

antes e depois da tatuagem

Ao contrário do que acontecia há não muitos anos atrás, hoje em dia já existe a tecnologia necessária para uma remoção eficaz de qualquer tipo de tatuagem, anulando o estatuto permanente e definitivo que costumava caracterizar esta forma de arte.

De momento, a procura por cirurgias deste tipo é tão grande que são já muitos os cirurgiões dermatológicos que se especializaram nesta área, o que apenas veio contribuir para que a qualidade do serviço prestado seja agora mais elevada do que nunca.

Apesar dos avanços tecnológicos, a remoção de uma tatuagem continua a não ser uma tarefa fácil. Em média, são necessárias entre 4 a 8 sessões até que o trabalho esteja completo, o que faz deste um procedimento que, para além de desagradável, se poderá, também, revelar bastante dispendioso.

De momento, o tratamento mais seguro e eficiente é o laser, que através da sua energia consegue desfazer o pigmento das tatuagem em partículas menores. Quando bem feita, esta cirurgia a laser consegue, eficazmente, eliminar os pigmentos da tinta, sem para isso exercer qualquer tipo de efeito nocivo na pele.

O laser de alexandrite Q-switched, também chamado Alex Trivantage é um dos lasers mais usados para este fim, e promete remover tatuagens de quase todas as cores.

Anestesia

Para o procedimento é comum utilizar-se um analgésico tópico. Em alguns casos, poderá até ser utilizada uma anestesia local. Assim sendo, esta não é uma cirurgia muito dolorosa, e a sensação provocada não é muito mais intensa e desagradável do que fazer uma tatuagem.

Cuidados

Durante o tratamento, também se indica a utilização de óculos protectores, de modo a evitar que o laser possa, de qualquer forma, comprometer a integridade dos olhos. Tais problemas raramente acontecem. No entanto, é sempre importante fazer todos os possíveis para preveni-los.

Riscos e Complicações

Após a cirurgia, é possível que a pele apresente uma ligeira descoloração na zona onde se encontrava a tatuagem. Em alguns casos poderá, também, ficar um pouco avermelhada.

Qualquer uma destas reacções é perfeitamente normal, e desaparecerá logo após algumas horas. Outras complicações, como é o caso de queimaduras, bolhas e dor também poderão surgir, mas muito raramente. Quando efectuado por um cirurgião responsável, este é um procedimento que poucos riscos oferecerá para os seus pacientes.

Pós Operatório

Para que os efeitos secundários da cirurgia desapareçam o mais rapidamente possível, é necessário seguir à risca as recomendações do dermatologista, e isso poderá envolver, entre outras coisas, a aplicação de uma pomada local e uma boa protecção contra o sol, durante as primeiras semanas.

Quais são os Resultados

O grau exacto de remoção é extremamente difícil de prever, e depende altamente do tipo de tinta que tiver sido utilizada na tatuagem. Geralmente, os cirurgiões não podem dar garantias quanto à qualidade dos resultados. No entanto, apesar de continuarem a ser imprevisíveis, uma boa percentagem das pessoas que se submetem a esta cirurgia consegue, na verdade, remover com sucesso toda a tinta da tatuagem.

Quanto custa retirar uma tatuagem com laser?

Os preços podem variar bastante, de 200 a 700 reais por cada sessão (no Brasil), e devem ser necessárias, como já foi referido acima, entre 4 a 8 sessões.

Video de Exemplo

Ainda que, remover uma tatuagem, seja agora mais fácil do que nunca, este continua a ser um processo complicado, sem muitas garantias de sucesso, e por isso continua a ser aconselhável que toda e qualquer tatuagem seja sempre muito bem ponderada e encarada como uma decisão para o resto da vida.