Cistite: Conheça alguns dos sintomas e tratamentos disponíveis
Fotos Antes e Depois

Cistite (Inflamação da bexiga)

A cistite é uma inflamação da bexiga, consequência de uma infecção bacteriana. É uma patologia muito frequente e incómoda que em geral, não se repercute na função renal, mas antes nas vias urinárias.

Tem muita importância quanto ao número de pessoas afectadas, mas pouca quanto aos danos que provoca nos rins.

Afecta, sobretudo o sexo feminino, devido à respectiva anatomia, pois nas mulheres existe maior proximidade entre o ânus e a uretra.

Leia Também:

A Higiene é fundamental

Na cistite, intervêm factores individuais, mas também a higiene local, o uso de geles de banho e a obstipação são importantes.

Pode surgir como consequência de anomalias nas vias urinárias, mas nem o frio nem tomar banho em piscinas contaminadas são factores que determinam o aparecimento da cistite, contrariamente à crença popular.

Os especialistas em nefrologia garantem, no entanto, que há uma atitude a ter em conta: quando uma mulher sofre uma infecção urinaria não é necessário estudá-la, a menos que se repita com frequência.

Pelo contrário, no homem é diferente, especialmente após os 50 anos: a primeira infecção urinária deve ser estudada muito detalhadamente, porque obedece, muitas vezes, a uma anomalia mais séria, como pode ser um cancro da bexiga, por exemplo.

Sintomas

Os sintomas de cistite apresentam-se como uma constante vontade de urinar e, ao fazê-lo, pode sentir-se dor, sensação de que a bexiga não se esvazia totalmente, dor abdominal e, inclusive, febre e urina com cor – em casos de maior gravidade, que devem ser, estudados a fundo.

Tratamento

Para tratar a cistite, os antibióticos são a solução perfeita, dado que é uma infecção bacteriana. Além disso, recomenda-se beber liquidos abundantes, urinar com frequência e lavar o ânus – se possível, após cada defecação – sempre da frente para trás, para evitar que os germes se introduzam na vagina no caso das mulheres.

Leia Também:

Como Prevenir a Cistite

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.