Clareamento Dental

Publicado por Equipe Editorial a 20 de setembro de 2012 - Atualizado em 13 janeiro 2018

Apesar de amplamente recomendado, o clareamento dental é, ainda, um processo muito polémico e debatido em todo o mundo, em relação ao qual ainda não existe um consenso absoluto.

Ainda assim, é seguro concluir que diversas serão as vantagens que poderão advir de um clareamento dental, principalmente quando falamos de pessoas que, por um estilo de vida menos regrado tenham deixado os seus dentes escurecer substancialmente, e necessitem agora de recorrer a uma alternativa que lhes permita recuperar a cor natural dos seus dentes.

Clareamento Dental Antes e Depois

Porquê fazer um clareamento dental?

clareamento dental a laser representa, primordialmente, um procedimento de carácter estético, que tem como objectivo conferir um aspecto mais saudável e sedutor aos seus dentes.

Independentemente das questões que possam existir relativamente à fiabilidade deste procedimento, a verdade é que os resultados que poderão ser atingidos através dele poderão revelar-se verdadeiramente surpreendentes, e possuem a capacidade de dar uma nova cor e brilho aos dentes já escurecidos.

Fazer um branqueamento, é, portanto, uma forma de obter um sorriso mais atraente, que muito poderá vir a fazer pela manutenção da sua auto-estima.

Descubra 4 Opções de Clareamento de Dentes Natural Para Dentes Amarelos e com Manchas Escuras

Como é realizado

Este é um processo de eliminação de descoloração controlada dos dentes, que consiste na aplicação de um gel que, ao penetrar na parte interior dos dentes, torná-los-á mais brancos.

O clareamento é, geralmente, efectuado num consultório de medicina dental por um dentista que será o responsável pela colocação do gel, protegendo de seguida os seus lábios e gengivas para a aplicação de um laser nos dentes que contribuirá para acelerar o processo de clareamento.

Durante este processo, os olhos do paciente estarão protegidos por uns óculos especiais, e a incidência da luz será apenas focada nos dentes, de modo a prevenir lesões noutras zonas.

Este é considerado como sendo um processo relativamente seguro, que na maioria das vezes decorre sem a ocorrência de quaisquer tipos de problemas.

O que fazer antes de um clareamento?

É importante que, antes da realização de um clareamento dental consulte um especialista em higiene oral, de forma a que o mesmo possa determinar se o tratamento é ou não a solução mais adequada para o seu caso. Sendo que, algumas manchas e tártaro poderão ser eliminados através de um simples processo de higienização dentária, é importante não se precipitar na realização de um branqueamento dentário, pois poderá existir uma solução muito mais simples.

É importante também mencionar que um branqueamento e uma higienização dentária são coisas completamente distintas, na medida em que, a higienização, ao contrário do branqueamento, actuará na superfície dos dentes, removendo as manchas criadas por acumulação bacteriana.

Na maior parte das vezes, poderá atingir os resultados pretendidos através de um simples clareamento.

Os kits de clareamento dão resultado?

O aconselhado é que consulte sempre um médico especialista para a realização do seu clareamento dental.

No entanto, apesar dos kits não serem, de todo, a solução mais aconselhada, existem alguns que até poderão apresentar resultados bem satisfatórios, mas tal só será possível caso preste imensa atenção na escolha do kit que comprar.

Certifique-se de que o mesmo é de confiança, e se possível só o utilize mediante o aconselhamento do seu especialista dentário.

Quanto Custa, Preço

O preço do tratamento em Portugal ronda os 200 a 300 euros. Nos sites de descontos (compras coletivas) como a groupon etc por vezes encontram-se boas promoções.

Uma promoção que me chamou á atenção no site da Groupon enquanto pesquisava para realizar este artigo foi com o preço de 99 euros na clínica Dentalis: www.dentalis.com.pt em Lisboa.

No Brasil, os valores variam entre 300,00 aos 700,00 reais.

Tal como referido acima, é possível encontrarem-se também promoções em sites de compras coletivas, mas atenção, há que ter em atenção a qualidade do serviço que é oferecido.

» Conheça 8 Receitas Caseiras Para Clarear os Dentes Sem Destruir o Esmalte

Quais os efeitos secundários?

A maior parte das pessoas não aponta qualquer tipo de efeito secundário logo após a realização do branqueamento.

Ainda assim, é perfeitamente comum o aumento da sensibilidade dentária algumas horas depois de efectuado o tratamento, pelo que não deverá preocupar-se muito com isto.

A nível geral, os efeitos secundários desaparecerão logo após umas 48 horas. Durante esse período, é aconselhável que não ingira qualquer tipo de liquido excessivamente quente ou frio.

Estes efeitos secundários servem apenas como referência a clareamentos realizados num consultório dentário.

Quando se trata da utilização de um kit, já não poderão ser dadas quaisquer tipos de garantias, na medida em que os efeitos associados aos mesmos poderão variar significativamente de kit para kit.

Como tal, é extremamente importante que nunca prescinda de prestar imensa atenção à escolha do seu kit de clareamento dental, na medida em que só dessa forma terá a oportunidade de precaver-se contra possíveis efeitos secundários desagradáveis.

Ler Também: Implantes Dentários