Clint Eastwood

Clinton “Clint” Eastwood Junior, é um ator, produtor e realizador norte-americano. Eastwood nasceu a 31 de Maio de 1930, em São Francisco, California. A sua mãe era uma dona de casa e o seu pai um operário metalúrgico. Cresceu numa família de classe média protestante.

Clint Eastwood Antes e Depois

Viveu durante a maior parte da sua adolescência em Piedmont, uma pequena cidade da Califórnia. Ali frequentou o Piedmont Junior High School e o Piedmont Senior High School, onde se destacou pelas suas excelentes capacidades atléticas, tendo feito parte das equipas de basquetebol, futebol, ginástica e natação de competição.

Mais tarde foi transferido para o Oakland Technical High School, onde os professores o tentaram motivar para as atividades teatrais, sem que ele nunca se tenha interessado.

Durante a sua adolescência e nos primeiros anos de vida, ele trabalho em diversas áreas: nadador salvador, funcionário de supermercado e caddy de golf.

Em 1950, tornou-se nadador salvador do Exército dos Estados Unidos. Na altura decorria a Guerra da Coreia e Clinton Eastwood foi enviado para o cenário de guerra. O avião em que seguia, ficou sem combustível e despenhou-se e ele como o piloto nadaram cinco quilómetros até chegarem a terra. Este acidente fez com que não fosse enviado para a guerra.

Anos mais tarde, Eastwood mudou-se para Los Angeles e começou a namorar com Maggie Johnson, com quem casaria em 1953. Inicialmente, Eastwood acumulou empregos, trabalhando durante o dia como gerente de um complexo de apartamentos em Beverly Hills e durante a noite numa bomba de gasolina. Ele ingressou depois no Los Angeles City College.

A carreira cinematográfica de Clint Eastwood teve o seu início nos anos 50. Teve pequenas participações em filmes como Revenge of the Creature, Tarantula, Francis in the Navy e Ambush at Cimarron Pass. En 1959 assumiu a personagem de Rowdy Yates, na série Rawhide, centrada no velho oeste americano.

Foi nos anos 60, que Eastwood alcançou uma maior notoriedade. Algo que foi alcançado através dos westerns de Sergio Leone. Eastwood deu corpo à personagem Homem Sem Nome, na famosa trilogia dos dólares de Leone: Por um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares Mais e O Bom, o Mau e o Vilão, gravados entre 1964 e 1966. Estes filme conseguiram grande projeção nos Estados Unidos, mas também na Europa, principalmente em Itália. Foi este papel, que trouxe a Clint Eastwood uma verdade fama à escala mundial.

Ficou claro, que o ator era talhado para westerns e para filmes de ação. Em 1968 participou em mais dois filmes, Where Eagles Dare e Coogan’s Bluff. O último gerou polémica, devido à sua violência.

Nos anos 70, a carreira cinematográfica de Clint Eastwood continuou de vento em popa. Participou em vários filmes, e vestiu pela primeira vez a pele do inspetor da polícia Harry Callahan, nom filme Dirty Harry. O filme tornou-se um grande sucesso devido à personagem representada por Eastwood. Harry Callahan voltaria mais 4 vezes, entre 1973 e 1988: Magnum Force, The Enforcer, Sudden Impact e The Dead Pool.

Foi também nesta década, que Clint Eastwood fundou a sua própria produtora cinematográfica e realizou o seu primeiro filme: Play Misty for Me.

Ao longo da década de 80, a carreira de Eastwood não foi tão profícua, mas ainda assim é necessário referir filmes como Firefox ou White Hunter Black Heart, obras em que foi realizador e protagonista.

No início dos anos 90, Eastwood voltou aos westerns em Unforgiven, filme onde foi realizador e protagonista. O sucesso foi esmagador e a obra foi nomeada para 9 Óscares, ganhando 4, entre os quais o de Melhor Realizador e de Melhor Filme. Nos anos seguintes participou em In the Line of Fire, A Perfect World, The Bridges of Madison County, The Stars Fell on Henrietta, Absolute Power e True Crime.

A partir de 2000, Eastwood colecionou inúmeros sucessos como ator e realizador. Filmes como Mystic River, Million Dollar Baby, Iwo Jima e Gran Torino garantiram a Eastwood um enorme respeito como realizador. Tal como com Unforgiven, Clint Eastwood conseguiu dois Óscares com Million Dollar Baby: Melhor Realizador e Melhor Filme.

Na sua vida pessoal, Eastwood foi casado duas vezes, mas tem um longo historial de relações. De uma relação com Roxanne Tunis, nasceu a sua primeira filha, Kimber. O seu casamento com Maggie Johnson durou 31 anos e da relação nasceram dois filhos, Kyle e Alison.

Seguiu-se uma relação de alguns anos com uma hospedeira de bordo, que resultou no nascimento de mais filhos, Scott e Kathryn. Em 1993, nasceu Francesca, fruto de uma relação do ator com Frances Fisher. Casou em 1996 com Dina Ruiz, relação que resultou no nascimento de Morgan. Pelo meio ainda há que registam um relacionamento de doze anos, com a atriz Sondra Locke.

Durante a década de 70, foram-lhe apontados vários romances: Catherine Deneuve, Peggy Lipton, Megan Rose, Anita Lhoest, Jamie Rose, Inger Stevens, Jo Ann Harris, entre outras.

Eastwood possui vastos investimentos em Carmel-by-the-Sea, incluindo um exclusivo campo de golfe, em cuja entrada custa 500 mil dólares, um hotel, um restaurante e um rancho. Como curiosidade, refira-se que Clint Eastwood chegou a ser o Mayor da cidade, tendo ganho a eleição, em 1986, com 72,5% dos votos.

Republicano convicto e membro do partido desde 1951, Clint Eastwood participou ativamente na campanha de Richard Nixon em 1968, apoiou Arnold Schwarzenegger nas suas candidaturas para Governador da Califórnia e mais recentemente fez campanha a favor de John McCain, na corrida contra Obama.

É conhecida a sua grande paixão pela música, essencialmente por jazz, e terá sido ele que terá motivado o seu filho Kyle a tornar-se músico de jazz.

Com um percurso de mais de 50 filmes, como produtor, realizador ou ator, Clint Eastwood já se tornou uma lenda da indústria cinematográfica e um dos seus membros verdadeiramente imortais.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:38 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)