Cloasma gravídico – Como evitar manchas no rosto durante a gravidez

Saiba o que é o cloasma gravídico, qual o seu melhor tratamento, quais as causas, e como evitar essas manchas no rosto durante a gravidez.

Cloasma gravídico

A gravidez é um tempo de felicidade, beleza e harmonia para a mulher. Diz-se que quando a mulher está grávida, tem uma nova luz no rosto e torna-se mais bonita.

Mas a verdade, é que este estado gracioso pode trazer complicações sérias para a mulher e deixar marcas para a toda a vida, seja na forma física, nos problemas que surgem durante a gestação, ou na pele.

O cloasma gravídico é um problema que surge na pele das gestantes e que pode mudar o aspecto desta. Caracteriza-se pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas, semelhantes àquelas que surgem, numa idade mais avançada, às pessoas que abusaram da exposição solar durante a juventude.

Os limites das manchas são bastante irregulares, surgindo como uma pigmentação mal feita. Essas manchas localizam-se, sobretudo, no nariz, testa, maçãs do rosto, têmporas e lábio superior.

Porque é que surgem estas manchas durante a gravidez?

A culpa é das alterações hormonais. Aliás, estas manchas podem até surgir sem existir gravidez, quando toma o seu anticoncepcional. A exposição solar aliada a estas alterações, provocadas pela melanogênese que surge graças à progesterona e ao estrogénio, transformam a produção de melanina no rosto. A genética e as características raciais podem ainda surgir como facto desencadeador da pigmentação.

Estas manchas podem ser mais superficiais, surgindo apenas na epiderme, como surgirem na derme, sendo mais profundas e difíceis de retirar. Por isso, torna-se fundamental prevenir, ao longo da gravidez ou de estados que aumentem as alterações hormonais, o aparecimento destas manchas.

Como Evitar

Use e abuse do protector solar, que deve ter o maior factor de protecção (em Portugal é o 50+) contra raios UVA e UVB. Aplique o protector 30 minutos antes da exposição solar ou diariamente, caso fique em ambientes fechados.

Tratamento para cloasma gravídico

Se as manchas já começaram a aparecer, não desespere. Estas reduzem-se após o término da gravidez e pode sempre aplicar um creme despigmentador, clareador ou realizar um peeling superficial para ajudar a remover as manchas totalmente.

Continuação » Cloasma Gravídico

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:30 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)