Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail): Benefícios e Usos

Publicado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética) a 16 de setembro de 2017 - Atualizado em 8 novembro 2018

Entre cerca de 720 espécies de cogumelos, o Coriolus versicolor de nome científico Trametes Versicolor, é uma espécie de fungo comestível extremamente conhecida pelos seus efeitos terapêuticos.

São o alimento favorito de muitos devido ao seu sabor característico, e certamente será desconhecido por muitas pessoas o fato destes organismos terem um tão grande valor medicinal.

Na verdade, eles são utilizados na Ásia desde os tempos antigos para muitos fins medicinais.

Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail)

Os cogumelos geralmente são colhidos em áreas que favorecem o seu crescimento natural. Atualmente já é possível cultivá-los na nossa própria casa e usá-los para o nossos próprios propósitos.

Nomes Comuns do Cogumelo Coriolus Versicolor:

  • Polyporus versicolor,
  • Turkey Tail
  • Yun Zhi,
  • Cauda de Turquia
  • Cauda de perú
  • Cauda de pavão
  • Trametes Versicolor

Várias pesquisas e experiências foram realizadas ao longo dos anos em todo o mundo sobre os potenciais benefícios e usos do cogumelo Coriolus versicolor.

É um ingrediente ativo em muitos chá medicinais chineses.

Os benefícios dos cogumelos Coriolus Versicolor são surpreendentes.

Vários trabalhos de pesquisa estão atualmente em andamento em muitas universidades, como a Universidade de Bastyr, para se descobrir se esta espécie de fungo pode ser eficaz e benéfica no tratamento de uma doença mortal, o câncer.

A pesquisa conta principalmente com a colaboração da Universidade Bastyr e a Universidade de Washington, entre outras de renome mundial, e é financiada pelo NIH (National Institutes of Health).

O cogumelo em discussão é encontrado em grande abundância em florestas de todo o mundo.

Os inúmeros benefícios que o Cogumelo Coriolus Versicolor pode oferecer à saúde humana ainda não foram comprovados cientificamente em todo o mundo.

Estes cogumelos são geralmente encontrados em florestas da Europa e da China.

Geralmente são encontrados a crescer em grandes colônias e normalmente são multicoloridos e possuem bandas concêntricas de tons contrastantes.

Eles crescem de várias cores, entre as quais, preto, marrom (castanho), cinza, vermelho, branco ou azul. O seu corpo é fino e aveludado.

Devido à sua capacidade de formar rosetas onduladas, eles também recebem o nome de “Caudas de Turquia”.

Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail)

Valor Nutricional do Cogumelo Trametes Versicolor

Esta espécie do Reino Fungi é rica em vitaminas e minerais, melhorando a saúde e contribuindo fortemente para uma melhoria dos níveis nutricionais da dieta.

Eles são uma excelente fonte de potássio, bem como riboflavina.

O conteúdo de niacina neste tipo de cogumelo é também extremamente elevado.

O Trametes Versicolor contêm também boas doses de ácido pantotênico, fósforo, e até mesmo de cobre. Mas o melhor está para vir!

Estes cogumelos são desprovidos de gordura e cafeína. E o seu conteúdo de sódio é também razoavelmente baixo.

É um cogumelo livre de colesterol e glúten e muito baixo em calorias.

O cogumelo Coriolus versicolor contêm 18 tipos de aminoácidos, ergosterol e beta-glucanos de 1/3 e 1/6.

O Ergosterol é convertido em vitamina D através de exposição solar.

Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail)

Benefícios do Coriolus Versicolor Para A Saúde

Os benefícios do Coriolus Versicolor para a saúde são imensos, e incluem a prevenção da gripe e resfriado comum, apoio durante a quimioterapia, controle da diabetes, redução da inflamação, redução do colesterol, entre outros…

Vamos discutir todos estes benefícios ao detalhe já de seguida:

Prevenir e tratar Constipações e Gripes

Devido às suas fortes propriedades anti-virais e anti-microbianas eles podem ajudar no combate de várias infecções causadas por estes micróbios, incluindo resfriado comum e gripe.

Eles melhora significativamente a imunidade do sistema, tornando desta forma o organismo mais forte para lutar contra doenças provocadas por germes.

É boa ideia incluir o Coriolus Versicolor na dieta quando a estação da gripe se aproxima, uma vez que ele modula o sistema imunológico a agir de forma mais forte na luta contra infecções e germes.

Fornece suporte durante a quimioterapia

O papel do cogumelo Coriolus Versicolor em fornecer apoio a pacientes com câncer está sob investigação há alguns anos.

Vários pacientes que agora estão realizando quimioterapia têm adicionado esta espécie à sua dieta.

Os resultados já começaram a aparecer em casos de câncer de próstata e mama.

Sabe-se que o sistema imunológico do corpo fica comprometido e frágil quando  paciente se encontra sob quimioterapia.

No entanto, o Cogumelo Coriolus Versicolor fortalece o sistema imunológico e ajuda a compensar a fraqueza causada pela quimioterapia.

Um sistema imunológico mais forte ajuda o organismo a lutar com maior eficácia/potência contra as células cancerosas mortais, de modo que este é sem dúvida um potente alimento para combater câncer.

Controle da Diabetes

O Cogumelo Coriolus Versicolor auxilia na redução da diabetes através da redução dos níveis de glicose no corpo.

Reduz a inflamação

Esta espécie é também conhecida por suas excelentes propriedades anti-inflamatórias. A inclusão destes cogumelos na dieta ajuda na redução de inflamações internas e externas.

Rico em antioxidantes

Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail)

A sua riqueza em antioxidantes ajuda a proteger o corpo contra as radiação ultravioleta (UV) prejudiciais do sol.

Eles também bloqueiam os radicais livres causadores do envelhecimento, retardando desta forma o processo de envelhecimento.

Por ser rico em vitamina E, também pode atuar no sentido de tornar a pele mais saudável, purificando-a naturalmente.

Reduz o Colesterol

O colesterol elevado leva a vários tipos de doenças do coração. Desta forma, a sua inclusão na dieta pode certamente ajudar na redução dos níveis de colesterol.

Auxilia na Digestão

O micélio que faz parte destes fungos permite melhorar processo de digestão e pode até mesmo ajudar a perder peso.

O seu maravilhoso conteúdo prébiótico ajuda a manter o microbioma estável e saudável.

Isto significa que o crescimento de bactérias boas e benéficas no corpo é reforçado, uma vez que está presente o acidophilus, bem como o Bifidobacterium, dois géneros de bactérias gram-positivas benéficas para a saúde humana

Para além disso, também ajuda no tratamento da síndrome do intestino solto.

Pode ajudar pacientes com HIV / AIDS

O sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer de pele que afeta os pacientes que sofrem de Síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV / AIDS).

Pesquisadores de todo o mundo revelam que o consumo do Cogumelo Coriolus Versicolor juntamente com outros cogumelos selvagens da África Oriental pode ser útil no tratamento de doentes com sarcoma de Kaposi, um câncer de pele que muitas vezes afeta indivíduos com HIV / SIDA. 

O mesmo fungo também tem mostrado beneficiar pacientes com HIV / SIDA, mesmo sem o sarcoma.

O seu extrato foi estudado in vitro, onde se observaram propriedades antivirais que podem prevenir a replicação do vírus VIH.

Reduz a Hipertensão

A Hipertensão ou aumento da pressão arterial ocorre devido ao aumento da pressão nas artérias que transportam sangue. O Coriolus Versicolor atua na redução dessa pressão e, consequentemente, na hipertensão.

Trata o Câncer de Mama

Um estudo publicado no Global Advances in Health and Medicine revelou que uma mulher de 83 anos diagnosticada com Câncer de mama metastático, um tipo de câncer avançado (estágio IV) ficou livre da doença após o uso do Cogumelo Coriolus Versicolor.

Embora ela tenha continuado o uso da quimioterapia, consumiu cápsulas de Coriolus Versicolor, durante todo esse período.

Os cientistas acreditam que a resposta imune do Coriolus Versicolor impulsionou o sistema imunológico da paciente ao reconhecer o tumor, o que aumentou a eficácia da quimioterapia.

Esta descoberta só vem fortalecer as várias pesquisas que reivindicam os “cogumelos medicinais” como o Maitake, Reishi e Agaricus Blazei (Cogumelo do Sol), como excelentes tratamentos naturais, imunológicos e anticancerígenos.

Melhora a Saúde dos Ossos

Outro benefício do Coriolus Versicolor é ele ser fantástico para a nossa saúde óssea. Vários estudos mostram que o fungo comestível pode até mesmo ajudar na regeneração da medula óssea.

Ajuda a Tratar o HPV

Alguns cogumelos, em particular o Coriolus Versicolor, podem ajudar a curar infecções, tais como o vírus do papiloma humano (HPV).

De acordo com um estudo realizado em 61 pacientes com teste de doença da gengiva (periodontite) positivo para HPV, 88 por cento dos 41 pacientes que tomaram tanto o Coriolus Versicolor como o cogumelo Reishi, apresentaram resultados positivos depois de apenas dois meses de tratamento.

Outros Benefícios

Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail)

Fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia e proporciona alívio da dor sem efeitos secundários nocivos.

Ele também reduz o fleuma, combate doenças respiratórias, infecções urinárias, doenças do fígado e a hepatite B.

Além do câncer de mama, este alimento adaptogênico promete combater outros tipos de câncer, incluindo o câncer de estômago, colo do útero, pulmão, esôfago, e nasofaringe. 

Também está a ser utilizado para tratar várias infecções, incluindo Aspergillus niger, Candida albicans, Escherichia coli, herpes, e Streptococcus pneumoniae, e é um alimento hepatoprotector. 

Também pode ser útil na Síndrome da fadiga crônica (encefalomielite miálgica).

Como Usar e Comprar

Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail)

O cogumelo Coriolus Versicolor é comestível, mas não é facilmente mastigável (parece borracha), dai ser muitas vezes servido/usado em forma de chá, pó, cápsulas, tintura, e extrato.

É muitas vezes encontrado em combinação com outros cogumelos, como suplemento.

O ideal será comprar um produto 100% orgânico para evitar possíveis toxinas que possam ser encontradas no solo, especialmente porque um dos seus maiores benefícios é a “sujeira” em que o cogumelo é cultivado, fornecendo nutrientes devido ao seu ambiente natural.

Outra coisa a considerar ao fazer a compra é se o produto foi validado por estudos científicos. Descubra onde os cogumelos foram cultivados e se foram manipulados por especialistas.

Existe uma versão fracionada “droga” da espécie Coriolus Versicolor, também chamada de polissacarídeo-K (PSK, crestina).

É extremamente popular no Japão devido às suas propriedades anticancerígenas, mas não pode ser legalmente vendido em muitos países.

Conheça as propriedades fantásticas do Cogumelo Juba de Leão, um Potente Impulsionador Cerebral e Anticarcinogénico