Cogumelo: Benefícios desta Fonte Rica em Minerais
Fotos Antes e Depois

Cogumelos, Fonte de Minerais

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Os cogumelos são pobres em calorias, acompanham vários pratos e são uma óptima fonte de ferro. Descubra-os.

A utilização que os grandes chefes de cozinha fazem dos cogumelos demonstra bem como este alimento consegue fornecer uma vasta riqueza de sabores e texturas a pratos requintados e, ao mesmo tempo, a pratos de fácil preparação por parte do mais simples cozinheiro.

Existem duas categorias principais de cogumelos: os cultivados e os selvagens.

» Conheça o Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail): Benefícios e Usos

Não se deve arriscar a colher cogumelos selvagens no campo para a alimentação, a menos que tenha a certeza de que os consegue distinguir perfeitamente.

Tenha em atenção que algumas variedades tóxicas se assemelham muito a cogumelos comestíveis. Algumas espécies podem ser mortais.

Como precaução, compre sempre cogumelos selvagens (sejam frescos, secos ou em conserva) em lojas ou mercados de muita confiança.

Na escolha dos cogumelos frescos, prefira os que se apresentem intactos, firmes, rijos, secos e limpos ainda que com um aroma a terra.

Não deixe passar mais do que um dia entre a compra e a confecção dos cogumelos frescos.

Da sua preparação fazem parte o corte da base do pé, a eliminação de todos os resíduos aderentes e a lavagem sob água corrente dos cogumelos.

Pode escová-los suavemente mas sem os ferir, uma vez que dessa forma pode introduzir terra no seu interior.

Devem ser lavados uma segunda vez em grande volume de água, mas sem os deixar muito tempo submersos, para evitar que absorvam demasiada água.

Finalmente, devem ser secos com um pano e cortados em lâminas no sentido longitudinal.

Alguns cogumelos podem ser comidos crus mas, a maioria, precisa ser cozinhada. Podem ser salteados, estufados, guisados, etc.

O seu sabor pode ser consideravelmente aumentado se lhes juntar alho em grande quantidade e toda uma série de ervas aromáticas como a salsa ou os coentros.

Os cogumelos secos, de sabor mais intenso do que os frescos, têm de ser demolhados antes de serem utilizados: lave-os, passando por água corrente e deixe-os de molho, em água quente,durante meia hora.

Pode utilizar a água em que foram demolhados para fazer sopas e guisados.

Nutricionalmente existem poucas diferenças entre os cogumelos selvagens e os cultivados.

São alimentos pobres em calorias e em gorduras e, apesar de conterem uma quantidade de proteínas considerável, estas são de baixo valor biológico, dado que são pouco acessíveis à acção do suco gástrico, devido à constituição das paredes celulares.

Os cogumelos são boas fontes de alguns minerais, de onde se destacam o potássio e o ferro.

Cerca de 100g de cogumelos frescos contêm 1 mg de ferro e, ao contrário do que acontece em muitas fontes vegetais de ferro (espinafres, ruibarbo), os cogumelos não contêm fitatos, que reduzem a capacidade do organismo absorver este mineral.

Assim, os cogumelos representam uma fonte de ferro facilmente absorvível.

» Conheça os 9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

Benefícios para a saúde

O cogumelo shitake e o cogumelo maitake são duas variedades muito estudadas, por se pensar que possam ter propriedades anticancerígenas e fortalecedoras do sistema imunitário.

Os cogumelos possuem um fitonutriente chamado lentina que, juntamente com outro fitonutriente presente nesse alimento, parece suprimir o crescimento de células malignas.

No entanto, estes estudos são uma área de intensas e contínuas pesquisas.

Foto: Agaricus subrufescens é uma espécie de cogumelo comestível da família Agaricaceae. É conhecido por vários nomes comuns incluindo Cogumelo do Sol, Himematsutake, Royal Sun Agaricus, Cogumelo Amêndoa, Cogumelo da Vida, Cogumelo de Deus, Jisongrong entre outros nomes.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade