Colangite Esclerosante - Tratamento, Sintomas, Causas e Diagnostico
Fotos Antes e Depois

Colangite Esclerosante

COLANGITE ESCLEROSANTE – SINTOMAS, CAUSAS E CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO
Os principais sintomas da Colangite Esclerosante são, Icterícia progressivamente obstrutiva, prurido, mal-estar, anorexia e indigestão, e é mais comum em homens jovens de 20 a 40 anos de idade.
Dois terços dos casos estão associados a colite ulcerativa.
Anticorpos anticitoplasma neutrofilico positivos em 70%; é comum a elevação da bilirrubina total e da fosfatase alcalina.
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) revela espessamento ou estenose do sistema de ductos biliares.
Ausência de cálculos biliares prévios, cirurgia biliar, anormalidades congênitas, cirrose biliar e colangiocarcinoma essencial para definir o diagnóstico.

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
. Coledocolitíase
. Colestase medicamentosa
. Carcinoma do pâncreas ou da árvore biliar
. Hepatite por qualquer causa
. Infecção por Clonorchis sinensis
. Colangiopatia da AIDS

COLANGITE ESCLEROSANTE TRATAMENTO
Até o presente, nenhuma terapia clínica específica demonstrou ter grande impacto na prevenção das complicações (colangite, obstrução, colangiocarcinoma e insuficiência hepática) ou na sobrevida.
O ácido ursodesoxicólico pode melhorar as provas de função hepática, mas não altera a história natural.
Suplementos de vitaminas lipossoluveis e calcio.
Stenting ou dilatação com balão das estenoses localizadas por CPRE.
Transplante de figado para a doença descompensada.

Dica
A maioria dos casos de colangite esclerosante é encontrada na colite ulcerativa, mas a maioria dos casos de colite ulcerativa não é complicada por colangite esclerosante.

Referência
Mendes FD, Lindor KD: Primary sclerosing cholangitis. Clin Liver Dis

Atualizado em 13 Janeiro 2018

12 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Boa tarde ,
    Recentemente descobri que tenho colangite esclorossante , apesar de estar no inicio estou muito assustada, tenho tres filhas pequenas, espero poder cuidar delas te crescerm.
    O tratamentode vit. D dr. Cicro e’ mesmo bom? Ha uma clina em portugal que faz estu a pensar em faze-lo.
    O que mais posso fazer para evitar que a doenca progrida devagar?
    Se poderem- me judar agradecia
    Obrigada

  2. Oi! É com muita tristeza q venho a comentá dessa doença terrível, pois infelizmente meu esposo está com colangite esclerosante primária, no momento ele se encontra internado no hospital pois as crises só aumentam além de dar muita febre ele também está com icterícia na pele e nos olhos ,estou desesperada pois a medicina tem pouco a oferecer as pessoas q sofre com essa doença. A doença foi descoberta a mais ou menos 2 anos atrás de lá pra cá só sofrimento ,ele já passou por uma cirurgia de abstração de veia biliar ,a cirurgia em si foi um sucesso mais a doença continua no fígado infelizmente. Estamos indo fazer uma avaliação para um possível transplante de fígado no qual é a única cura no momento espero q a medicina venha a se empenhar mais para descoberta de outro s tratamentos .Ele toma o medicamento ursacol q é caro e a rede pública não oferece. Emfim sofro junto com ele pois fico muito triste porque vejo a situação se agravando a cada dia q passa.

  3. Quero doar algumas caixas de URSACOL 300MG com vencimento em setembro/2014. contato ([email protected])

  4. olá sou de santa catarina e descobrimos que um amigo irão está com essa doença ,não sabemos por onde começar queria contato de alguem que está ou conhece alguem que tem essa doença,por favor.email [email protected]

  5. Descobri ser doente autoimune na adolescência. Estou com 47 anos. Começou com Reto Colite Ulcerativa. Dez anos atras descobri estar também com Colangite Esclerosante Primaria. Fui encaminhado e sou acompanhado pelo Hosp. Albert Einstein. Principais sintomas: fadiga, enjoos, cor amarela na pele e olhos e forte prurido, principalmente nos pés. Iniciei exames para entrar na fila de transplante de figado. Em 2011 tive contato com pessoas que usavam a Vitamina D. Consultei-me com equipe do maior especialista em vitamina D do Brasil, Dr. Cicero Coimbra. Desde então faço uso e doença estacionou (ou pelo menos diminuiu velocidade do avanço). Há mais de um ano não me interno e minha pele e olhos estão normais sem tom amarelo. Tomo agora: 100 mil unidades de Vitamina D, Vitamina E, K, complexo vitamínico, ômega 3, Colina e ainda mantenho 1500 mg Ursacol e 400 mg de Mesalazina e 1 pacote de Questran a cada 2 dias.

  6. Procurem o Hospital Beneficência Portuguesa em SP – Instituto do Fígado. Lugar especializado, que no mínimo trará respostas para suas dúvidas e um parecer de acordo com cada caso. Especializados em transplantes tbm…Infelizmente meu irmão Roberto descobriu estar com a colangite esclerosante e colagiocarcinoma, tem 33 anos e esta internado nesse momento sofrendo dessa doença sem possibilidades de cura.

    O diagnóstico é difícil mas possível, e assim q houver suspeitas por exames com alterações no figado insista com seu medico por uma pesquisa mais eficaz principalmente se sofrer de colite, retocolite. Essa doença é silenciosa, a busca imediata de exames e tratamento é a única chance para uma maior possibilidade de tratamento, e ou possivel cirurgia, principalmente no caso de colangiocarcinoma.

    Boa sorte e Deus abençoe a todos que estão com essa doença, que p/vcs tenha possibilidade de cura…e…conforto p/o coração de familiares dos pacientes q não tem…e que estes saibam lidar com essa dor profunda, que tenha inteligência e sensibilidade necessária para lidar com este doente, nesse momento tão duro e injusto…

    Tenha paciência, muito cuidado e carinho, tenha toda a atenção do mundo só p/ele, dedique todo o seu tempo, olhe nos olhos e escute, não deixe q os seus fiquem vermelhos, se controle… respire fundo e peça paz de espírito para ambos, peça luz para guiar suas palavras, e respostas para as perguntas dele…vá conduzindo todos os dias um de cada vez sem passar desanimação ou desespero…ele já esta passando por todo o medo desse mundo e não precisa de vc assim tbm…cuidado com as palavras…ninguem esta INDO até Deus realmente vier buscar…pense nele…priorize ele, e vamos dar tempo ao tempo, continuar com muita fé, pois milagres existem…faça sua parte, corra atras de tratamentos e possibilidades…

    Nesse momento, só desejo mesmo q a Medicina invista tempo e recursos na descoberta de cura para a Colangite Esclerosante Primária e Colangiocarcinoma. Olhe por todos nós meu Pai !!

  7. Também tenho essa doença. A sua evolução pode ser diferente em cada caso. Estou a tomar comprimidos de Ursofalk (ácido ursodesoxicólico) três vezes ao dia e embora mentanhe valores elevados a situação tem estado estagnada em termos de valores da GGT e Fosfatase alcalina. Há produtos naturais que também podem ajudar: Cardo Mariano, comprimidos de alcachofra, lecitina de soja e tumeric curcumin.
    Espero ter ajudado.

  8. ola minha mãe descobriu ter essa doença e ficou muito mal emagreceu muito passa mal com muita frequencia tem falta de ar e varias outras ela toma ursacol mais nenhuma vitamina nos temos a desconfiança de que a medica não está agindo corretamente se alguém poder nos ajudar com opiniões eu agradeço muito

  9. ola internautas e criadores deste site. minha esposa foi diagnosticada colangite esclerosante secundaria, logo a recorrencia de tratamento juntamente c/perfil genetico contribuiram p/ a complicacao desta Patologia, estamos tratando nesse momento em Recife, moramos em Porto Velho-RO. Peço encarecidamente quem tenha esta enfermidade, buscar um serviço de Hepatologia Consagrado, logo a agilidade p/inicio de um tratamento podera ser bem importante. Grande abraço e boa sorte. Qualquer duvida ou informação entrem em contato comigo no meu e-mail. ([email protected])

  10. oi moro em brasilia. e tenho uma esperiencia muito triste de esta doença; pois em 2007 meu esposo então com 43 anos de edade; foi desoberto e diagnosticada esta terrivel doença; que o levou a abito. que Deus abençoe a medicina, e logo possa ser desoberto um tratamento para esta tão terrivel enfermedade

  11. Olá boa noite!!!Minha mãe tem esta doença que sinceramente cheguei a pensar que o medico etivesse quivocado!!!é muito triste quando minha mãe tem as crises:emagrece, sem apetite, ectéricia abundante, boca amarga,….enfim não sabemos mais que fazer, pois em nosso plano há apenas um hepatologista.Ela toma o medicamento URSACOL que por sinal é caríssimo,… mas memso assim sempre volta,….
    PODE TER RELAÇÃO COM ALGUM MEDICMANETO?

    ABRAÇOS
    ANA ROSA
    BELÉM-PA

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Saúde com Ciência", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.