Como acabar com as estrias – Causas e Tratamentos Caseiros e Estéticos

Saiba como acabar com as estrias através de simples e eficazes tratamentos caseiros e estéticos – Conheça também as principais causas das estrias.

As estrias são cicatrizes que resultam da ruptura do colagéno, que mantém as fibras da parte mais profunda da pele unidas. Quando isso acontece, formam-se linhas vermelhas ou brancas ao longo dessa região.

O organismo irá tentar compensar essa falha produzindo mais colagéno, o que irá provocar o espessamento dessas linhas, com uma coloração diferente, ficando por isso com uma aparência de cicatriz. Apesar de não haver nenhum tratamento que cure as estrias, é possível diminuir as estrias, e prevenir o aparecimento de outras.

Este problema, mais estético que propriamente de saúde, prejudica mais as mulheres que os homens. Isto acontece pois, muitas das vezes, as estrias são provocadas pelas hormonas femininas, como a progesterona e o estrogénio, muito mais abundantes na mulher que no homem.

Outra das razões tem a ver com uma perda ou ganho de peso demasiado rápido, o que provoca o esticamento excessivo da pele e a ruptura das suas fibras. No entanto, são variadas as origens deste problema, como veremos mais à frente.

Se é mulher, sabe certamente o quão desagradável é ter aquelas linhas a manchar e a estragar o aspecto perfeito da pele, principalmente em locais como as pernas, as nádegas, os seios ou a barriga.

Assim, neste artigo iremos apresentar-lhe as principais razões das estrias, mas também, algumas formas de tentar combater a predisposição natural das mulheres para este problema, e no caso de já as ter, métodos que permitem minimizar o seu aspecto de cicatriz.

Iremos falar tanto de métodos utilizados em clínicas de estética, como de tratamentos caseiros. Cada um deles tem os seus méritos, e por vezes, para objetivos iguais, as receitas caseiras são igualmente eficazes, gastando muito menos dinheiro, usando ingredientes que muitas vezes já tem na sua casa.

O que causa as estrias?

Desequilíbrios hormonais

Em certas fases da vida, principalmente da adolescência, existem autênticas tempestades hormonais. As hormonas progesterona e estrogénio vão provocar alterações bastante radicais no organismo, acabando por resultar em vários problemas, como são a acne e as estrias.

Alterações drásticas no peso

Normalmente, num processo de emagrecimento ou de ganho de peso constante e rápido, como as células fibrosas da pele não conseguem acompanhar todas as mudanças no esticamento da pele, acabam por quebrar. Dessa forma, como explicámos em cima, o organismo irá começar a produzir colágeno e a espessar essas linhas, formando as estrias. Assim, normalmente estas cicatrizes irão aparecer nas regiões onde é mais normal haver perdas e ganhos de peso. Dessa forma, não são apenas as pessoas com excesso de peso que têm estrias, mas também, as pessoas magras que começam a engordar ou a crescer muito depressa.

Gravidez

Durante esta fase linda da vida, há um crescimento rápido e muito significativo da barriga. Juntamente com os níveis completamente anormais de hormonas, estão aliadas as condições para aparecerem estrias. Assim, se a grávida ultrapassar o peso recomendado (12kg a mais), provavelmente a pele não aguentará e as suas fibras entrarão em ruptura, formando-se as estrias.

Musculação

Quando há um crescimento muito rápido dos músculos, devido a exercício físico intenso e muito frequente, as fibras da pele poderão não acompanhar esse desenvolvimento, acabando por romper-se.

Pele seca

Se não tiver os cuidados necessários com a hidratação e proteção da pele, esta pode começar a ficar muito seca, ficando as suas fibras mais fracas, e dessa forma, mais susceptíveis de ruptura.

Tratamentos estéticos para as estrias

Como já dissemos atrás, não existe nenhuma solução para curar as estrias. No entanto, há vários métodos que poderão ajudar diminuir e a minimizar o aspecto das estrias. Confira de seguida vários tratamentos adequados para este problema.

Ácido retinóico

Através da aplicação de cremes com ácido retinóico, este tratamento irá ajudar a que a pele se renove mais rapidamente, estimulando a produção de colagéno novo. Não é um processo rápido, pois apenas se começam a ver resultados visíveis ao fim de um ano. É no entanto bastante eficaz.

Laser

Este é a última tecnologia no tratamento para diminuição de estrias. Através do laser, que pode ser o laser co2 fracionado, é eliminada a parte mais superficial da pele, permitindo a que as estrias mais recentes desapareçam, e estimulando a formação de uma nova camada de pele, já sem as cicatrizes.

Peeling para estrias

Este tratamento também irá eliminar a camada superficial da pele, de uma forma suave, o que vai levar à regeneração das células da pele. Neste método, a pele será lixada através de vários métodos, entre os quais a dermoabrasão (abrasão através de um jacto de cristais de óxido de alumínio) ou por um aparelho apropriado, chamado de Skin Lifting (este peeling irá atuar na parte mais profunda da pele).

Lipoaspiração

A lipoaspiração, uma cirurgia plástica, pode, por vezes, estimular a formação de colágeno na pele, aumentando a sua elasticidade. Este método é especialmente indicado para quem tem excesso de peso e quer prevenir o aparecimento de estrias.

A carboxiterapia também é uma boa solução.

Tratamentos Caseiros

De seguida, apresentamos uma receita caseira, à base de cereais, que pode fazer e aplicar em casa. É composto por três passos: esfoliação, massagem e aplicação de uma loção calmante.

1 – Esfoliação

Ingredientes:
– duas colheres de sopa de aveia
– duas colheres de sopa de fubá
– duas colheres de sopa de gérmen de trigo
– quatro colheres de sopa de água

Para preparar este esfoliante, misture muito bem todos os ingredientes, massajando depois a zona afetada com as estrias com essa mistura. Depois, usando uma bucha vegetal, ligeiramente húmida, esfregue essa região, através de movimentos circulares.

2 – Massagem da pele (ativação da circulação)

Ingredientes:
óleo de rosa mosqueta (ou óleo de gérmen de trigo)
– mel
– película aderente

Comece por massajar a região estriada com o óleo, com um movimento oposto ao sentido das estrias. A massagem deve ser suave, mas intensa, de maneira a estimular a circulação. De seguida, deve ser aplicado mel na zona massajada, cobrindo com a película aderente. Deixe atuar durante 5 minutos, lavando no fim com água morna.

3 – Aplicação de loção calmante

Ingredientes (loção):
– cinco gotas de ginseng
– duas gotas de própolis
– cinco cenouras
– meio litro de soro fisiológico

Para preparar esta receita, comece por lavar as cenouras, batendo de seguida na liquidificadora. Depois, à cenoura batida junte todos os restantes ingredientes, misturando tudo muito bem. Embeba um pedaço de algodão com a mistura, e aplique na região que está a ser tratada. Deixe atuar durante 5 minutos, lavando no fim com água morna.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Esta matéria tem 1 Comentário
  1. Joyce Costa Reply

    Quantas vezes por dia tem que aplicar essa receita caseira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:33 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)