Como Alisar o Cabelo

Quer saber como alisar o seu cabelo? Existem diversos métodos que permitem tornar o cabelo mais liso. Quer queira fazer o alisamento de forma natural ou utilizando a chapinha, poderá alcançar o efeito que deseja, mas é importante que siga os procedimentos corretos.

alisamento marroquino

É possível alisar o cabelo apenas recorrendo a hidratação e uma chapinha, mas os resultados mais duradouros exigem a aplicação de químicos fortes que só devem ser utilizados por profissionais com um bom nível de conhecimento sobre o seu manuseio.

Fique com estas dicas sobre como alisar o cabelo.

Como alisar o cabelo em casa

Muitas pessoas preferem alisar o cabelo em casa. Esta opção é interessante sobretudo porque sai mais barato do que fazer o alisamento numa cabeleireira.

A forma mais simples de fazer o alisamento de cabelo em casa é simplesmente passar uma escova e depois utilizar a popular “chapinha”. Antes de realizar este processo deve-se lavar o cabelo com um bom shampoo e condicionador. O processo de alisamento não deve começar sem garantir que os cabelos estão bem enxaguados.

Depois de lavar os cabelos, deve colocar um creme para pentear, que protege o cabelo de danos. Sem este creme que é conhecido por “leave-in”, o seu cabelo poderia ficar excessivamente seco e quebradiço.

Após escovar é recomendável que passe o secador com ar frio. Isto vai contribuir para que a chapinha faça o seu trabalho mais facilmente.

Alisar o cabelo de forma natural

Quem não pretende utilizar produtos químicos pode alisar o cabelo de forma completamente natural. Para o fazer, comece por lavar os cabelos normalmente e depois coloque um creme de queratina. Este creme permite alisar o cabelo e diminuir o aspeto frisado.

Para que os resultados sejam os pretendidos, deve deixar o creme atuar durante pelo menos 15 minutos. Posteriormente enxague os cabelos e penteie. O cabelo deve secar de forma natural.

Manter o cabelo hidratado é uma ótima forma de alisar o cabelo sem recorrer aos perigosos produtos químicos.

Como alisar o cabelo com chapinha

Quem pretende saber como alisar o cabelo mais rapidamente, deve estar preparada para usar a chapinha. Contudo, é importante realçar que apesar de ser um processo mais rápido, a utilização de chapinha aumenta os riscos de danificar o cabelo.

A alta temperatura que a chapinha atinge para alisar os cabelos pode secar e danificar os cabelos. Para evitar que isto aconteça, são necessários diversos cuidados:

  • Deve colocar pouco cabelo na chapinha de cada vez:
  • Nunca deve colocar cada mecha de cabelos na chapa mais do que 5 vezes, caso contrário pode queimar cabelos;
  • Antes de colocar o cabelo na chapa deve garantir que o cabelo está bem seco.

Após ter alisado o cabelo com o recurso a uma capinha deve aplicar um reparador de pontas. Não utilize a chapinha mais do que duas vezes por semana e não se esqueça de hidratar corretamente os fios de cabelo após cada utilização.

Como alisar o cabelo com produtos químicos

A forma mais eficiente de alisar os cabelos é através de produtos químicos. Estes produtos só devem ser aplicados nos salões de cabeleireiro e sempre por profissionais devidamente qualificados.

Não existe apenas uma opção para realizar o alisamento com produtos químicos. As opções mais comuns são:

Escova marroquina – é um tratamento muito utilizado no Brasil. Este tratamento contém os seguintes químicos: queratina, 0.2% de formol e queratina;

Escova progressiva de aminoácidos – também conhecida como escova de chocolate. Ao contrário da escova marroquina, esta escova não tem formol, apresentando antes um químico chamado glutaraldeído. Segundo alguns especialistas, a escova progressiva de aminoácidos permite manter os cabelos lisos durante um maior período de tempo.

Lifting hair – É outra solução que não precisa de formol. A sua duração é limitada a cerca de 40 lavagens de cabelo, posteriormente o tratamento deve ser retocado. O tratamento lifting hair pode ser aplicado em todos os tipos de cabelo e pode ser adquirido online ou em lojas especializadas.

Uma vez que o formol tem sido associado a um maior risco de surgimento de câncer, deve optar por um dos métodos de alisamento que não utiliza este químico.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:22 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)