Como Aliviar Olhos Irritados e Doloridos

Quem nunca viveu um daqueles dias em que os olhos estão de tal forma irritados que não conseguimos parar de coçá-los? Esta sensação é tão desagradável que, muitas vezes, nem sabemos o que fazer para conseguir uma sensação de algum alívio.

alergia nos olhos

A irritação ocular pode ser originada por diversos fatores, incluindo por alergia. Seja qual fora a causa da irritação, existem medidas que podem ser tomadas para proporcionar algum alívio. Em baixo mostramos como aliviar olhos irritados e doloridos.

Dicas Para Aliviar Olhos Irritados e Doloridos

Para terminar de vez com todo o desconforto provocado pela irritação de olhos, coloque em prática estas sugestões:

Não esfregue os olhos. Esfregar os olhos é uma reação natural e até instintiva, mas é uma das piores coisas que podemos fazer. Esfregar os olhos apenas vai contribuir para aumentar a sensação de coceira.

Se possível, procure colocar algo como um pano sobre os seus olhos durante um período como 10 minutos. O descanso e o relaxamento visual pode ser a melhor forma de aliviar o incómodo.

Tente humedecer o seu olho. Outra téctica que pode usar para aliviar olhos irritados é “obrigá-los” a lavarem-se sozinhos. Como é que pode fazer isso? Basta humedecer uma toalha usando água quente. Tenha o cuidado de verificar se a toalha não ficou demasiado quente e depois pressione-a levemente contra o lado externo do seu olho, que deve permanecer fechado.

Não deve permitir que água quente passe para o interior do olho. Ao realizar esta ação, estará a induzir o seu olho a fazer uma espécie de autolavagem. Devido aos riscos que esta ação acarreta não deve ser feita por crianças ou adolescentes, sem que estes estejam acompanhados pelos seus pais.

Lave o olho com colírio. Em algumas ocasiões recorrer a um colírio pode ajudar, já que a irritação pode estar a ser causada por algum “corpo” estranho”. Ao lavar o olho com gotas de colírio, esse “corpo” pode ser removido, proporcionando assim o fim da sensação de coceira. Os olhos nunca devem ser lavados com água normal da torneira, uma vez que esta água não é adequada para esta utilização.

Não abuse dos colírios. Se sente a necessidade de utilizar colírios diariamente, então pode existir um problema grave que carece de ser resolvido. A utilização constante de colírios sem receita médica pode contribuir para adiar a resolução adequada de um problema sério. Uma utilização demasiado frequente destes produtos também pode contribuir para habituar os olhos a este tipo de hidratação artificial, o que não é positivo.

Consulte um oftalmologista. Se os seus olhos continuarem irritados, inflamados e doloridos durante diversos dias, deve consultar de imediato um oftalmologista. A irritação ou inflamação nos seus olhos, como por exemplo uma blefarite, pode estar a ser provocada por diversas causas e apenas um oftalmologista conseguirá determinar qual é a verdadeira causa do problema.

As causas mais comuns dos olhos irritados são: alergias oculares, início de utilização de lentes de contato, corpo estranho no interior do olho e síndrome do olho seco. Contudo, podem existir muitas outras causas.

Não recorra à automedicação. É verdade que se o incómodo for provocado por uma alergia, alguns medicamentos podem ajudar a resolver o problema de forma eficiente.

Contudo, é indispensável que a causa da irritação seja primeiro identificada, pois só assim é possível seguir o melhor tratamento. Não ceda à tentação de fazer automedicação sem receita médica.

Verifique se tem tricotilomania nos cílios. Sentir os olhos irritados e doloridos com grande frequência é um sintoma frequentemente de uma doença chamada tricotilomania nos cílios.

Este é um distúrbio que necessita de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, por isso se acredita que tem esta enfermidade, procure apoio.

Siga estas dicas de como aliviar os olhos irritados e doloridos, mas nunca se esqueça do essencial: se os sintomas persistirem deve consultar um profissional médico com urgência.

» Tratamento caseiro para Blefarite

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Esta matéria tem 1 Comentário
  1. edilena de almeida Reply

    novembro fe nao tem s um ano que estou a ir atras de medico oftalmologista pois noa estou conçeguindo pois os postos do sus esta sobi caregado de pascient nao tem como faser uma consulta o que fasea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:22 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)